Estudo de Êxodo 18:10 – Comentado e Explicado

"Bendito seja o Senhor, disse Jetro, que vos livrou da mão dos egípcios e da mão do faraó; que livrou o povo da mão dos egípcios!
Êxodo 18:10

Comentário de John Calvin

10. E Jetro disse: Abençoado. Portanto, parece que, embora a adoração a Deus tenha sido profanada em todos os lugares por adições estranhas, Jethro não era tão dedicado à superstição a ponto de não reconhecer e honrar o Deus verdadeiro. No entanto, a comparação a que ele se une, de que “Jeová é maior que todos os deuses” implica que ele não era puro e livre de todo erro. Pois, embora os Profetas falem com frequência, isso é com uma importância diferente; pois às vezes Deus é exaltado acima dos anjos, para que Sua única eminência possa aparecer, toda dignidade celestial sendo reduzida à sua devida ordem; às vezes, também, Ele é chamado indevidamente de “Maior”, não como se os deuses falsos tivessem alguma posição, mas para que a grandeza que é falsa e tolamente atribuída a eles no mundo possa ser levada a nada. Mas Jethro aqui imagina, de acordo com a noção comum, que uma multidão de deuses inferiores estão subordinados ao Altíssimo. Assim, onde a pura verdade de Deus não brilha, a religião nunca é corrupta e clara, mas sempre tem alguns resíduos misturados a ela. Ao mesmo tempo, Jetro parece ter feito algum progresso; pois, ao afirmar que agora conhece o poder de Deus, ele implica que estava mais bem informado do que antes; a menos que, talvez, seja preferível entender isso do conhecimento experimental, que confirma até os crentes, para que eles se submetam mais voluntariamente a Deus, a quem eles já conheciam antes. Enquanto isso, não há dúvida de que pelo nome de Jeová ele designa o Deus de Israel; pois, embora se vangloriassem em todos os lugares que adoravam o Deus eterno, ainda assim, afirmando a verdadeira Deidade do Deus Único, ele colocou todos os outros abaixo dEle. De qualquer forma, ele confessa que, pela história de sua libertação, ele estava seguro do imenso poder de Deus, que se manifestara em Israel; de modo a desprezar, em comparação com Ele, quaisquer deuses que fossem honrados em outras partes do mundo. A última cláusula (197) do versículo (11) está inacabada; pois fica assim: “De acordo com a palavra (ou razão) em que eles se orgulharam contra eles;” assim, o verbo principal está querendo expressar que Deus pagou aos egípcios o justo salário de sua crueldade; assim como Ele denuncia “julgamento sem piedade”, sobre todos os que orgulhosamente e sem misericórdia maltratam seus vizinhos ( Tiago 2:13 ), de acordo com a declaração de nosso Senhor Jesus Cristo: “Com que medida medis”, etc. ( Mateus 7 : 2. ) A exposição que alguns dão parece muito limitada, a saber, que os egípcios, que haviam afogado as crianças no rio, se afogaram no Mar Vermelho. Prefiro, então, estendê-lo a todos os casos de punição que eles receberam.

Referências Cruzadas

Gênesis 14:20 – E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos”. E Abrão lhe deu o dízimo de tudo.

2 Samuel 18:28 – Então Aimaás aproximou-se do rei e o saudou. Prostrou-se, rosto em terra, diante do rei e disse: “Bendito seja o Senhor teu Deus! Ele entregou os homens que se rebelaram contra o rei, meu senhor”.

1 Reis 8:15 – E disse: “Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que com a sua mão cumpriu o que prometeu com sua própria boca a meu pai Davi, quando lhe disse:

Salmos 41:13 – Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, de eternidade a eternidade! Amém e amém!

Salmos 106:47 – Salva-nos, Senhor, nosso Deus! Ajunta-nos dentre as nações, para que demos graças ao teu santo nome e façamos do teu louvor a nossa glória.

Lucas 1:68 – “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

1 Tessalonicenses 3:9 – Como podemos ser suficientemente gratos a Deus por vocês, por toda a alegria que temos diante dele por causa de vocês?

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

Apocalipse 5:11 – Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos,

Apocalipse 19:1 – Depois disso ouvi no céu algo semelhante à voz de uma grande multidão, que exclamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *