Estudo de Salmos 19:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Narram os céus a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mãos.
Salmos 19:1

Comentário de Albert Barnes

Os céus declaram a glória de Deus – Eles anunciam, proclamam, tornam conhecida sua glória. A palavra céu aqui se refere ao céu material como eles aparecem nos olhos – a região do sol, da lua e das estrelas. A palavra hebraica é usada nas Escrituras uniformemente no número plural, embora em nossa tradução comum o número singular seja freqüentemente usado. Gênesis 1: 1 , Gênesis 1: 8-9 , Gênesis 1:14 , Gênesis 1:17 , Gênesis 1:20 ; Gênesis 6:17 ; Gênesis 7:11 , Gênesis 7:19 , Gênesis 7:23 ; et soepe. O plural, no entanto, é freqüentemente retido, mas sem nenhuma razão especial para que ele seja retido em um lugar e não em outro. Gênesis 2: 1 , Gênesis 2: 4 ; Deuteronômio 10:14 ; Esdras 9: 6 ; Salmo 2: 4 ; Salmo 8: 1 , Salmo 8: 3 ; Salmo 18:13 . A idéia original pode ter sido que havia um céu acima de outro – um no qual o sol foi colocado, outro no qual a lua foi colocada, depois os planetas, as estrelas fixas, etc. Acima de tudo, deveria ser o lugar onde Deus habita. A palavra glória aqui significa aquilo que constitui a glória ou honra de Deus – sua sabedoria, poder, habilidade, fidelidade, benevolência, como visto nos mundos estrelados acima de nós, os movimentos silenciosos, mas solenes, de dia e de noite. A idéia é que eles transmitam à mente uma verdadeira impressão da grandeza e majestade de Deus. A referência aqui é a esses céus como eles aparecem a olho nu e como são observados por todos os homens. Pode-se acrescentar que a impressão é muito mais solene e grandiosa quando levamos em consideração as divulgações da astronomia moderna e quando olhamos para o céu, não apenas a olho nu, mas através das revelações do telescópio.

E o firmamento – Veja a nota em Daniel 12: 3 . A palavra prestado firmamento – ???? râqi^ya ? significa propriamente” uma expansão “- a que se espalha – e é aplicada aos céus quando parecem estar espalhados ou expandidos acima de nós. , Genesis 1:20 ; A palavra ocorre em outros lugares nos seguintes lugares e é sempre traduzida como “firmamento” em nossa versão comum, Gênesis 1: 6 , Gênesis 1: 7 (duas vezes), Gênesis 1: 8 , Gênesis 1:14 , Gênesis 1:15 , Gênesis 1:17 , Gênesis 1:20 ; Salmo 150: 1 ; Ezequiel 1: 22-23 , Ezequiel 1: 25-26 ; Ezequiel 10: 1 ; Daniel 12: 3 . A palavra “firmamento” – aquela que é firme ou fixa – é retirada da palavra usada pelos tradutores da Septuaginta, ste???µa stereoma da idéia de que os céus acima de nós são um sólido côncavo. Nas Escrituras, as estrelas são representadas como colocadas nessa extensão, de modo que, se fosse enrolada como uma barraca, seriam derrubadas na terra. Veja a nota em Isaías 34: 4 . A referência na passagem diante de nós é para os céus, pois eles parecem estar espalhados sobre nossas cabeças, e nos quais as estrelas estão fixas.

Mostra seu trabalho manual – Os céus tornam conhecido o trabalho de suas mãos. A idéia é que Deus fez aqueles céus por suas próprias mãos, e que o firmamento, assim adornado com sol, lua e estrelas, mostrava a sabedoria e habilidade com que era feito. Compare o Salmo 8: 3 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 19.

As criaturas mostram a glória de Deus; a palavra, sua graça. Davi ora por graça.

Para o músico chefe, Um Salmo de Davi.

Título. ???? ????? ????? lamnatseach mizmor ledavid. O autor neste Salmo, como em muitos outros lugares, considera as obras da natureza e as palavras da revelação, como leis da mesma mão e firmes pela mesma autoridade; ambos altamente perfeitos em sua espécie e contendo grande questão de instrução; um para o mundo inteiro, outro para o povo de Deus, e ele próprio em particular. Mudge. A piedade desse salmo, diz o bispo Sherlock, é tão natural e, no entanto, tão exaltada, tão fácil de entender e tão adaptada para mover os afetos, que dificilmente é possível lê-lo com atenção, sem sentir algo do mesmo espírito pelo qual foi indicado. O rei santo começa com as obras da criação, para ampliar o poder e a sabedoria do Criador: são uma instrução perpétua para a humanidade; todos os dias e todas as noites falam sua bondade, e por sua vicissitude regular e constante expõem a excelência da sabedoria pela qual são ordenadas. Este livro da natureza está escrito em todas as línguas e está aberto a todo o mundo: as obras da criação falam na voz comum da razão e não querem intérpretes para explicar seu significado; mas devem ser entendidos por pessoas de todas as línguas na face da terra. Destes trabalhos, em geral, ele destaca um, como testemunho do poder de seu Criador: O sol é o grande espírito do mundo, a vida que anima essas partes inferiores: Quão constante e incansável em seu curso! quão grande é o seu circuito, para transmitir luz e calor genial a todos os cantos escuros da terra! Ele é um noivo, etc.

Salmos 19: 1 . Os céus declaram Conte ou pregue, de acordo com a força do hebraico. Essa linguagem dos céus é tão clara, e seus caracteres são tão legíveis, que todas as nações mais bárbaras, que não têm habilidade em idiomas nem em letras, são capazes de entender e ler o que proclamam. O que pode ser tão claro e tão claro, diz Tully, como quando contemplamos os céus e vemos os corpos celestes, que deveríamos concluir que há alguma divindade, de uma mente excelente, por quem essas coisas são governadas? Um Deus presente e Todo-Poderoso? de quem ele duvida, não entendo por que não deveria duvidar se existe ou não um sol que brilha. Veja De Nat. Deor. lib. 2: cap. 2 e Astro-Teologia de Derham, no início.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 19: 1 . Os céus, etc. – Para ampliar o poder, a sabedoria e a bondade do Criador, o salmista começa com as obras da criação e, em meio à imensidão delas, destaca aquelas que são mais conspícuas, grandiosas e impressionantes, e melhor adaptadas para impressionar os mente de seu leitor com um senso da infinita grandeza e majestade de Deus, e gerar nele uma reverência solene e veneração por suas glórias incomparáveis. Os céus – isto é, os céus visíveis, tão vastos e espaçosos, e ricamente adornados com estrelas e planetas, tão variados e admiráveis ??em seus cursos ou estações; tão útil e poderoso em suas influências; declarar a glória de Deus – Seu ser glorioso ou existência, seu poder eterno e divindade, como é expresso, Romanos 1:20 ; sua infinita sabedoria e bondade; tudo o que eles demonstram e tornam tão visível e evidente para todos os homens de razão e consideração, que é ridículo negar ou duvidar deles, pois é ridículo pensar em obras de arte muito mais más, como suposição de casas, relógios, ou relógios, que eles foram feitos sem um artista, ou sem uma mão. O hebraico ?????? , mesapperim, é literalmente, eles contam, ou pregam, a glória de Deus. E essa linguagem dos céus é tão clara, e seus caracteres são tão legíveis, que todas as nações, mesmo as mais bárbaras, que não têm habilidade em idiomas nem em letras, são capazes de entender e ler o que declaram. O firmamento – ou a expansão, todo o vasto espaço que se estende da terra aos céus estrelados, e especialmente a atmosfera, compreendendo aquela mistura fluida de luz, ar e vapores, que está difundida em todos os lugares; e às influências devidas a toda a beleza e fecundidade da terra e a toda a vida vegetal e animal: tudo isso por suas múltiplas e benéficas operações, bem como por sua beleza e magnificência, mostram sua obra – Como Criador, Preservador e Governador. A excelência da obra descobre quem foi o autor dela, que ela não veio por acaso, nem nasceu por si mesma, mas foi feita por um Ser de infinita sabedoria, poder e bondade.

Comentário de E.W. Bullinger

Para o principal músico. Veja App-64. As mudanças de 2 Samuel 22 foram feitas quando Davi entregou o Salmo para uso geral no culto público. A posição deste Salmo na Estrutura (p. 721) mostra que ele corresponde ao Sl 29, com suas duas partes de resposta, a “Glória” e a “Voz” de Jeová. Os verbos na primeira parte (1-6) são literários e na segunda parte astronômicos, entrelaçando e unindo as duas partes em um todo.

Título. Um salmo de Davi. Um Salmo: um todo, não dois pedaços estranhos amarrados por algum “redator” tardio. Veja App-65.

declare = ensaie (a parte de Piel, implicando repetição. Compare Salmos 71:15 . Gênesis 24:66 . Figura do discurso Prosopopéia. App-6.

DEUS. El hebraico App-4.

firmamento = expansão.

sheweth = está sendo apresentado. Compare a primeira ocorrência ( Gênesis 3:11 . Salmos 97: 6 ; Salmos 111: 6 ).

Comentário de Adam Clarke

Os céus declaram a glória de Deus – Literalmente, os céus contam a glória do Deus forte. Uma primeira visão dos céus estrelados impressiona todo espectador com espanto pelo poder pelo qual foram feitos e pelo qual são apoiados. Descobrir a sabedoria e a habilidade demonstradas em seus artifícios exige uma medida da ciência: mas, quando se considera a vasta magnitude dos corpos celestes, sentimos cada vez mais espanto por essas obras do Deus forte.

O firmamento – Toda a extensão visível; não apenas contendo os corpos celestes acima mencionados, mas também o atr, luz, chuvas, orvalho, etc., etc. E quando a composição desses princípios é examinada, e sua grande utilidade para a Terra e seus habitantes é entendida adequadamente, eles proporcione matéria de espanto à mente mais sábia e de adoração e gratidão até ao coração mais insensível.

Comentário de John Calvin

1. Os céus declaram a glória de Deus. (444) Eu já disse que este salmo consiste em duas partes, na primeira das quais Davi celebra a glória de Deus como manifestada em suas obras; e, por outro, exalta e amplia o conhecimento de Deus que brilha mais claramente em sua palavra. Ele apenas faz menção aos céus; mas, sob essa parte da criação, que é a mais nobre, e cuja excelência é mais notável, ele sem dúvida inclui por sinédoque todo o tecido do mundo. Certamente não há nada tão obscuro ou desprezível, mesmo nos cantos mais pequenos da terra, nos quais algumas marcas do poder e da sabedoria de Deus não sejam vistas; mas como uma imagem mais distinta dele está gravada nos céus, Davi os selecionou particularmente para contemplação, para que seu esplendor nos levasse a contemplar todas as partes do mundo. Quando um homem, ao contemplar e contemplar os céus, é levado a reconhecer a Deus, ele também aprenderá a refletir e a admirar sua sabedoria e poder, como são mostrados na face da terra, não apenas em geral, mas também no mundo. plantas minúsculas. No primeiro verso, o salmista repete uma coisa duas vezes, de acordo com sua maneira usual. Ele apresenta os céus como testemunhas e pregadores da glória de Deus, atribuindo à criatura burra uma qualidade que, estritamente falando, não lhe pertence, a fim de que os homens mais severamente censurem sua ingratidão, se eles passarem por cima disso. limpe um testemunho com ouvidos desatentos. Essa maneira de falar com mais força nos move e nos afeta do que se ele tivesse dito: Os céus mostram ou manifestam a glória de Deus. É de fato uma grande coisa que, no esplendor dos céus, seja apresentada à nossa vista uma imagem viva de Deus; mas, como a voz viva tem um efeito maior em despertar nossa atenção, ou pelo menos nos ensina com mais segurança e mais lucro do que a simples contemplação, à qual nenhuma instrução oral é adicionada, devemos marcar a força da figura que o salmista usa quando ele diz que os céus, pela pregação deles, declaram a glória de Deus.

A repetição que ele faz na segunda cláusula é meramente uma explicação da primeira. Davi mostra como é que os céus nos proclamam a glória de Deus, ou seja, prestando testemunho abertamente de que eles não foram reunidos por acaso, mas foram maravilhosamente criados pelo supremo Arquiteto. Quando contemplamos os céus, não podemos deixar de ser elevados, pela contemplação deles, àquele que é seu grande Criador; e o belo arranjo e a maravilhosa variedade que distinguem os cursos e a posição dos corpos celestes, juntamente com a beleza e o esplendor que neles se manifestam, não podem deixar de nos fornecer uma prova evidente de sua providência. As Escrituras, de fato, nos tornam conhecidas o tempo e o modo da criação; mas os próprios céus, embora Deus não deva dizer nada sobre o assunto, proclamam alto e distintamente o suficiente para que tenham sido modelados por suas mãos: e isso por si só é suficiente para dar testemunho aos homens de sua glória. Assim que reconhecemos que Deus é o arquiteto supremo, que erigiu o belo tecido do universo, nossas mentes devem necessariamente ser arrebatadas com admiração por sua infinita bondade, sabedoria e poder.

Comentário de John Wesley

Os céus declaram a glória de Deus; e o firmamento mostra seus trabalhos manuais.

Os céus – São como um livro legível, no qual quem corre pode lê-lo.

A glória – Seu poder eterno e divindade, sua infinita sabedoria e bondade.

Firmamento – Ou, a expansão, todo o vasto espaço estendido da terra aos céus mais altos, com todos os seus bons móveis.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:6 – Depois disse Deus: “Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas”.

Gênesis 1:14 – Disse Deus: “Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos,

Salmos 8:3 – Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste,

Salmos 33:6 – Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca.

Salmos 115:16 – Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra ele a confiou ao homem.

Salmos 148:3 – Louvem-no sol e lua, louvem-no todas as estrelas cintilantes.

Salmos 150:1 – Aleluia! Louvem a Deus no seu santuário, louvem-no no seu poderoso firmamento.

Isaías 40:22 – Ele se assenta no seu trono, acima da cúpula da terra, cujos habitantes são pequenos como gafanhotos. Ele estende os céus como um forro, e os arma como uma tenda para neles habitar.

Jeremias 10:11 – “Digam-lhes isto: ‘Esses deuses, que não fizeram nem os céus nem a terra, desaparecerão da terra e de debaixo dos céus’. “

Daniel 12:3 – Aqueles que são sábios reluzirão como o brilho do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre.

Romanos 1:19 – pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *