Estudo de Salmos 31:6 – Comentado e Explicado

Detestais os que adoram ídolos vãos. Eu, porém, confio no Senhor.
Salmos 31:6

Comentário de Albert Barnes

Eu odiei aqueles que consideram vaidades mentirosas – Isso é evidentemente afirmado como uma razão da oração oferecida nos versículos anteriores. É uma referência do salmista à sua própria vida passada; ao seu objetivo e conduta gerais. O significado é que ele tinha sido um amigo de Deus; que ele se separara dos homens maus; e ele agora ora em troca de Sua proteção e interposição. O sentimento é semelhante ao que ocorre no Salmo 26: 3-5 . Veja as notas nessa passagem. A palavra traduzida como “respeito” aqui significa observar, manter, atender; e a referência é para aqueles que mostram honra ao que aqui é chamado de “vaidades mentirosas”; isto é, aqueles que os atendem, ou que lhes mostram favor. As “vaidades mentirosas” são provavelmente “ídolos”, e a alusão é para aqueles que participaram da adoração de ídolos como distintos daqueles que adoravam o Deus verdadeiro. Os ídolos são frequentemente representados como falsos – vaidosos ou vaidosos – como mentiras – em contradição com o que é verdadeiro e real. Veja as notas em 1 Coríntios 8: 4 . Há uma ênfase especial na linguagem usada aqui como denotando a “total” inutilidade e vaidade dos ídolos. A linguagem significa “vaidades do vazio”; denotando que eles eram “totalmente” vaidosos e sem valor.

Mas eu confio no Senhor – no Senhor, o Deus verdadeiro, diferenciado dos ídolos.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 31: 6 . Eu os odiei – Não as pessoas, mas os caminhos deles, a esse respeito – Hebraico, ??????? , hashomerim, que observam; isto é, apegam-se a, dependem ou esperam ajuda de vaidades mentirosas, ???? ve?? , barbear-se, vaidades do vazio ou vaidades mais vaidosas, como tolas, enganosas e infrutíferas. Com o que ele quer dizer: 1º, todas as ajudas e dependências humanas e carnais; ou todo e qualquer braço de carne, em que os que confiam são pronunciados amaldiçoados, Jeremias 17: 5 : ou 2d, ídolos, que são freqüentemente chamados de vaidades, como Deuteronômio 32:21 : ou 3d, artes curiosas e todo tipo de adivinhações, seja pelas estrelas ou pelas entranhas de criaturas vivas, ou pelos mortos, etc., práticas que eram comuns e predominantes entre o povo oriental, e, por meio de seu exemplo, também eram praticadas por muitos israelitas.

Comentário de E.W. Bullinger

Eu odiei. Alguns códigos, com aramaico, Septuaginta, Siríaco e Vulgata, liam “Tu odeias” .

vaidades mentirosas = ídolos. Ver Jeremias 8:19 ; Jeremias 10: 8 . Compare 2 Samuel 5:21 . Jonas 2: 8 .

confiança em = fixei minha esperança, ou confiança em. Hebraico. batah. App-69.

Comentário de Adam Clarke

Eu os odiei – isto é, abominei seus caminhos. Os idólatras são as pessoas de quem Davi fala.

Eu confio no Senhor – Enquanto eles confiam em vaidades, coisas vãs; (para um ídolo não há nada no mundo); e em vaidades mentirosas; (pois muito é prometido e nada é dado); Confio em Jeová, que é Deus todo suficiente e é meu Pastor, e, portanto, não me falta nada de bom.

Comentário de John Calvin

6. Eu odeio tudo o que dá atenção às vaidades mentirosas. Para melhor expressar que sua fé estava firmemente fixada em Deus, ele afirma que estava livre das afeições vis que geralmente afastam nossas mentes de Deus e sob as quais os incrédulos trabalham em sua maioria. Pois sabemos que, contrastando coisas opostas, um assunto é melhor ilustrado. Restringir a palavra hebraica ??? , hebel, que tornamos vaidades, às artes mágicas, como fazem alguns intérpretes, é absurdo. (641) Confesso, de fato, que os orientais eram tão viciados nessas imposturas que era um mal comum entre eles. Mas, como os dispositivos pelos quais Satanás enreda as mentes dos homens e as seduções pelas quais ele os afasta de Deus são inumeráveis, não é de todo provável que o profeta mencione apenas uma espécie. Quaisquer que sejam as vãs esperanças, portanto, formamos para nós mesmos, o que pode nos afastar de nossa confiança em Deus, Davi geralmente denomina vaidades, sim , vaidades falsas ou mentiras, porque, embora nos alimentem por um tempo com promessas magníficas, no final eles nos seduzem e nos decepcionam. Ele afirma, portanto, que rejeitando as vaidades que os homens geralmente inventam para sustentar suas esperanças, ele confia apenas em Deus. E como os homens não apenas se intoxicam pessoalmente com as seduções enganosas do mundo, mas também nesse aspecto enganam uns aos outros, o profeta declara expressamente, com a visão de que podemos evitá-los cuidadosamente, a menos que desejemos ser deliberadamente enredados em seus perigosos labuta, que ele odiava todos os que se envolveram em tais mentiras. A segunda cláusula, em que confiei em Jeová, deve ser lida em conexão com a primeira, porque ela atribui a causa de seu ódio às vaidades mentirosas e mostra que é impossível que os homens tenham verdadeira fé em Deus, a menos que abomino o que os afastaria dele.

Comentário de John Wesley

Odiei os que consideram vaidades mentirosas, mas confio no SENHOR.

Vaidades – Ídolos, que são freqüentemente chamados de Vaidades, como Deuteronômio 32:21 . Ou artes curiosas e todo tipo de adivinhação.

Referências Cruzadas

1 Crônicas 16:28 – Dêem ao Senhor, ó famílias das nações, dêem ao Senhor glória e força.

Salmos 24:4 – Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos.

Salmos 26:5 – detesto o ajuntamento dos malfeitores, e não me assento com os ímpios.

Salmos 96:7 – Dêem ao Senhor, ó famílias das nações, dêem ao Senhor glória e força.

Salmos 139:2 – Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.

Jeremias 10:8 – São todos insensatos e tolos; querem ser ensinados por ídolos inúteis. Os deuses deles não passam de madeira.

Jeremias 10:15 – São inúteis, são objetos de zombaria. Quando vier o julgamento delas, perecerão.

João 2:8 – Então lhes disse: “Agora, levem um pouco do vinho ao encarregado da festa”. Eles assim o fizeram,

Romanos 1:21 – porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.

1 Coríntios 8:4 – Portanto, em relação ao alimento sacrificado aos ídolos, sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus.

1 Coríntios 10:20 – Não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *