Estudo de Salmos 58:10 – Comentado e Explicado

O justo terá a alegria de ver o castigo dos ímpios, e lavará os pés no sangue deles.
Salmos 58:10

Comentário de Albert Barnes

O justo se regozija quando vê a vingança – Quando vê o justo castigo infligido aos ímpios. Ele aprovará isso; ele verá que está certo; ele ficará feliz que a lei seja mantida e que a iniquidade não triunfe; ele se regozijará na segurança daqueles que fazem o que é certo, e em sua libertação dos assaltos e dos desígnios dos iníquos. Em todo lugar, as pessoas aprovam a justa administração da lei, mesmo que ela entregue os transgressores à prisão ou à morte; e é uma questão de gratificação para todos os que amam a lei e a ordem quando um governo justo é mantido; quando a maldade é verificada; quando a justiça é administrada em uma comunidade. Este é o fim do governo e da lei; é isso que todos os magistrados são designados para garantir; é isso que todos os bons cidadãos pretendem realizar. Não há evidências de que o salmista tenha algum sentimento vingativo ou vingativo quando proferiu o sentimento neste versículo. Veja as notas no Salmo 52: 6 . Compare o Salmo 37:34 ; Salmo 40: 3 .

Ele lavará os pés no sangue dos ímpios – Veja o Salmo 68:23 . A imagem aqui é tirada de um campo de batalha, onde o vencedor pisa no sangue dos mortos. É uma linguagem forte que denota toda a derrubada dos ímpios. Não há dúvida, no entanto, que a alusão é aos “sentimentos” de satisfação e triunfo com que um vencedor caminha sobre esse campo; a exultação que ele tem de que seus inimigos são subjugados e que ele triunfou. A “idéia” é que os justos terão emoções quando os iníquos forem subjugados e punidos, que em alguns aspectos “se assemelham” aos sentimentos do vencedor que caminha sobre um campo coberto com o sangue dos mortos. Ainda assim, não é “necessário” supor que esses sejam, em ambos os casos, sentimentos vingativos; ou que o vencedor ou o justo têm prazer no derramamento de sangue ou no sofrimento de outros; ou que eles não teriam preferido que os desconcertados e mortos “não” fossem maus e que “não” fossem levados a sofrer dessa maneira. Tudo o que está “essencialmente” implícito nisso é que há um sentimento de satisfação e aprovação quando a lei é vindicada e quando o triunfo da maldade é impedido. Seria difícil mostrar que os sentimentos expressos pelo salmista são “menos” apropriados do que aqueles que um oficial de justiça “pode” ter, e “deveria” ter, e “possui” quando cumpriu fielmente seu dever , e garantiu a prisão e punição dos violadores da lei; ou que o salmista tenha expressado algo mais do que todo homem deve sentir que vê punição “justa” infligida aos culpados. Certamente, é uma questão de alegria que a maldade “não” triunfe; é uma coisa para exultar quando “é” preso.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 58:10 . Os justos se regozijam quando ele vê a vingança – A vingança de Deus sobre os inimigos de sua igreja. Ou seja, ele se alegrará quando vir os efeitos abençoados disso; a vindicação da honra de Deus, e a libertação de si mesmo e de todos os homens de bem. A pompa e o poder, a prosperidade e o sucesso dos iníquos costumam desencorajar os justos. Isso enfraquece suas mãos e, às vezes, é uma forte tentação para questionar a sabedoria e a equidade das dispensações da providência divina; mas quando eles vêem os julgamentos de Deus tirando os ímpios, e a vingança justa tomada sobre eles, embora apenas em parte pelas travessuras que fizeram ao povo e à causa de Deus, eles se regozijam com a satisfação dada por sua fé em A providência de Deus e em sua justiça e retidão em governar o mundo. Ele lavará os pés no sangue dos ímpios – Haverá tanto sacrifício de seus inimigos que ele poderá, se quiser, lavar os pés no sangue deles. É uma alusão a um grande conquistador, que, ao “retornar com uma vitória completa do massacre de seus inimigos, mergulha os pés no sangue deles enquanto passa por cima das carcaças”. – bispo Patrick.

Comentário de Adam Clarke

Os justos se regozijam quando ele vê a vingança – Ele deve ter uma forte prova da providência divina, do ódio de Deus contra os pecadores e de seu cuidado contínuo com seus seguidores.

Ele lavará os pés no sangue dos ímpios – Isso só pode significar que a matança seria tão grande e ao mesmo tempo tão próxima da habitação dos justos, que ele não poderia sair sem mergulhar os pés o sangue dos ímpios. O siríaco, a vulgata, a Septuaginta, a etíope, o árabe e o anglo-saxão leem as mãos em vez dos pés. Tudo o que é vingativo nos Salmos deve ser considerado como totalmente estranho ao espírito do Evangelho, e de modo algum imitado, sob nossa dispensação. Se a passagem acima for realmente vingativa, e certamente admitirá a interpretação dada acima, ela deve ser considerada como não pertencendo ao estado em que o Filho do homem veio, não para destruir a vida dos homens, mas para salvar.

Comentário de John Calvin

10 Os justos se regozijam quando vêem a vingança Pode parecer à primeira vista que o sentimento aqui atribuído aos justos está longe de ser consistente com a misericórdia que deve caracterizá-los; mas devemos lembrar, como observei com frequência em outros lugares, que a afeição que Davi pretende atribuir a eles é de natureza pura e bem regulada; e, neste caso, não há nada absurdo em supor que os crentes, sob a influência e orientação do Espírito Santo, se regozijem em testemunhar a execução de julgamentos divinos. Essa cruel satisfação que muitos sentem quando vêem seus inimigos destruídos é o resultado das paixões profanas de ódio, raiva ou impaciência, induzindo um desejo desordenado de vingança. Na medida em que a corrupção sofre dessa maneira, não pode haver exercício certo ou aceitável. Por outro lado, quando alguém é levado por um santo zelo a simpatizar com a justiça da vingança que Deus pode ter infligido, sua alegria será tão pura em contemplar a retribuição dos iníquos, quanto seu desejo por sua conversão e salvação. forte e não fingido. Deus não é impedido por sua misericórdia de manifestar, em ocasiões oportunas, a severidade do juiz, quando meios foram tentados em vão para levar o pecador ao arrependimento, nem esse exercício de severidade pode ser considerado como impedimento de sua clemência; e, de maneira semelhante, os justos desejariam ansiosamente a conversão de seus inimigos e demonstrariam muita paciência sob dano, com o objetivo de recuperá-los para o caminho da salvação: mas quando a obstinação deliberada finalmente trouxe a hora da retribuição , é natural que eles se regozijem em vê-lo infligido, como prova do interesse que Deus sente por sua segurança pessoal. Dói-lhes quando Deus, a qualquer momento, parece conivente com as perseguições de seus inimigos; e como então eles podem deixar de sentir satisfação quando ele concede punição merecida ao transgressor?

Referências Cruzadas

Juízes 5:31 – “Assim pereçam todos os teus inimigos, ó Senhor! Mas os que te amam sejam como o sol quando se levanta na sua força”. E a terra teve paz durante quarenta anos.

Jó 29:6 – quando as minhas veredas se embebiam em nata e a rocha me despejava torrentes de azeite.

Salmos 52:6 – Os justos verão isso e temerão; rirão dele, dizendo:

Salmos 64:10 – Alegrem-se os justos no Senhor e nele busquem refúgio; congratulem-se todos os retos de coração!

Salmos 68:1 – Que Deus se levante! Sejam espalhados os seus inimigos, fujam dele os seus adversários.

Salmos 68:23 – para que você encharque os pés no sangue dos inimigos, sangue do qual a língua dos cães terá a sua porção. “

Salmos 107:42 – Os justos vêem tudo isso e se alegram, mas todos os perversos se calam.

Provérbios 11:10 – Quando os justos prosperam, a cidade exulta; quando os ímpios perecem, há cantos de alegria.

Apocalipse 11:17 – dizendo: “Graças te damos, Senhor Deus todo-poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e começaste a reinar.

Apocalipse 14:20 – Elas foram pisadas no lagar, fora da cidade, e correu sangue do lagar, chegando ao nível dos freios dos cavalos, numa distância de cerca de trezentos quilômetros.

Apocalipse 18:20 – Celebre o que se deu com ela, ó céus! Celebrem, ó santos, apóstolos e profetas! Deus a julgou, retribuindo-lhe o que ela fez a vocês ’ “.

Apocalipse 19:1 – Depois disso ouvi no céu algo semelhante à voz de uma grande multidão, que exclamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *