Estudo de Salmos 59:13 – Comentado e Explicado

Destruí-os em vossa cólera, destruí-os para que não subsistam, para que se saiba que Deus reina em Jacó e até os confins da terra.
Salmos 59:13

Comentário de Albert Barnes

Consuma-os na ira – Ou, na tua justiça. A idéia na palavra “consumir” aqui é terminar; completar; para terminar. Não significa queimá-los como nossa palavra pode sugerir, nem há nenhuma referência ao “modo” ou “maneira” pela qual seu poder deveria ser levado ao fim. É apenas uma oração para que todos os seus planos sejam frustrados; que pode haver uma conclusão completa de suas tentativas; ou que eles podem não ter sucesso em nenhum sentido.

Consuma-os – A expressão é repetida por uma questão de ênfase, implicando um desejo de que o trabalho seja “completo”.

Que eles podem não estar – Que as coisas podem ser como se não estivessem na terra dos vivos.

E que eles saibam – Aqueles que agora estão planejando minha morte.

Que Deus governa em Jacó – Que Deus governa entre seu povo, protegendo-os e protegendo-os dos ataques de seus inimigos; que ele é amigo deles e que ele é o inimigo de todos aqueles que procuram feri-los e destruí-los.

Até os confins da terra – em todo lugar. No mundo todo. Seja mostrado que os mesmos princípios de governo prevalecem onde quer que o homem permaneça ou vagueie – que Deus se manifeste em todos os lugares como amigo do certo e inimigo do errado. A frase “os confins da terra” está de acordo com a concepção predominante de que a terra era um plano estendido e que tinha limites ou fronteiras. Compare as anotações em Isaías 40:22 , as anotações em Isaías 40:28 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 59:13 . Consuma-os com ira – Aos poucos, e depois de fazê-los perambular, Salmos 59:11 . Que eles não podem estar – Ou seja, mais na terra dos vivos; e que eles saibam – experimentalmente e a seu custo; que Deus governa – Acima e acima deles; que, embora Saul seja rei, Deus é seu superior em poder e autoridade, e todas as coisas serão ordenadas entre nós, não como Saul quiser, mas como Deus quiser; e, portanto, serei preservado e, no momento oportuno, coroado, apesar de tudo o que Saul ou suas forças podem fazer contra mim. Em Jacó até os confins da terra – Na terra e sobre o povo de Israel, cujo rei e governador ele é de maneira peculiar e em todo o mundo. O sentido é que, por essas descobertas eminentes e extraordinárias de teu poder, sabedoria e justiça, pode ser evidente, tanto para eles quanto para todos que a ouvem, que você não é uma divindade inferior ou local, como os deuses da os pagãos, mas o grande e poderoso Jeová, o Criador, o Defensor, o Governador e o Juiz de todo o mundo.

Comentário de E.W. Bullinger

Selah. Veja nota nos Salmos 59: 5 .

Comentário de John Calvin

13 Consuma, consuma-os com ira, para que não sejam Davi, possa parecer contradizer-se ao orar pela total destruição de seus inimigos, quando imediatamente antes de ele ter expressado seu desejo de que não fossem exterminados de uma só vez. (374) O que mais ele quis dizer quando pediu que Deus os consumisse com ira, mas que os cortaria repentinamente, e não por um processo gradual e mais lento de punição? Mas ele evidentemente se refere no que diz aqui a um ponto diferente do tempo, e isso elimina qualquer aparente inconsistência, pois ele ora para que, quando eles foram criados por um período suficiente como exemplo, eles possam eventualmente ser dedicados à destruição. Era costume com os generais romanos vitoriosos, primeiro liderar os cativos que haviam sido mantidos pelo dia do triunfo pela cidade e depois, ao chegar à capital, entregá-los aos lictores para execução. Agora, Davi ora que, quando Deus, de maneira semelhante, reservou seus inimigos por um intervalo suficiente para ilustrar seu triunfo, ele os entregaria a uma punição sumária. As duas coisas não são de todo inconsistentes; primeiro, que os julgamentos divinos sejam prolongados por um período considerável, para garantir que sejam lembrados melhor, e que então, com evidência suficiente sendo dada ao mundo da certeza com que os iníquos são submetidos no desagrado de Deus ao Em um processo mais lento de destruição, ele deve, no devido tempo, levá-los à execução final, para melhor despertar, com uma demonstração de seu poder, as mentes daqueles que podem ser mais seguros que os outros, ou menos afetados por testemunhar inflições moderadas de punição. Ele acrescenta, portanto, que eles podem saber, até os confins da terra, que Deus governa em Jacó. Alguns inserem a partícula copulativa, lendo, para que eles saibam que Deus governa em Jacó e em todas as nações do mundo. , uma interpretação que eu não aprovo e que faz violência no sentido. A alusão é à natureza condigna do julgamento, que seria tal que o relatório chegaria às regiões mais remotas e causaria terror salutar nas mentes, até mesmo de seus habitantes sem vida e sem Deus. Ele estava mais especialmente ansioso que Deus fosse reconhecido como governante na Igreja, sendo absurdo que o lugar onde seu trono foi erguido apresentasse um aspecto de confusão que converteu seu templo em um covil de ladrões.

Referências Cruzadas

Números 14:34 – Durante quarenta anos vocês sofrerão a conseqüência dos seus pecados e experimentarão a minha rejeição; cada ano corresponderá a cada um dos quarenta dias em que vocês observaram a terra’.

Números 32:13 – A ira do Senhor acendeu-se contra Israel, e ele os fez andar errantes no deserto durante quarenta anos, até que passou toda a geração daqueles que lhe tinham desagradado com seu mau procedimento.

Deuteronômio 2:14 – Passaram-se trinta e oito anos entre a época em que partimos de Cades-Barnéia, até quando atravessamos o vale de Zerede, até que pereceu do acampamento toda aquela geração de homens de guerra, conforme o Senhor lhes havia jurado.

Deuteronômio 7:22 – O Senhor, o seu Deus, expulsará, aos poucos, essas nações de diante de vocês. Vocês não poderão eliminá-las de uma só vez, se não os animais selvagens se multiplicarão, ameaçando-os.

1 Samuel 17:46 – Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.

1 Reis 18:36 – À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente e orou: “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua.

2 Reis 19:19 – Agora, Senhor nosso Deus, salva-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus”.

Salmos 7:9 – Deus justo, que sondas as mentes e os corações, dá fim à maldade dos ímpios e ao justo dá segurança.

Salmos 46:10 – “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra. “

Salmos 59:11 – Mas não os mates, ó Senhor, nosso escudo, se não, o meu povo o esquecerá. Em teu poder faze-os vaguearem, e abate-os.

Salmos 83:18 – Saibam eles que tu, cujo nome é Senhor, somente tu, és o Altíssimo sobre toda a terra.

Salmos 135:5 – Na verdade, sei que o Senhor é grande, que o nosso Soberano é maior do que todos os deuses.

Isaías 54:5 – Pois o seu Criador é o seu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.

Ezequiel 38:23 – E assim mostrarei a minha grandeza e a minha santidade, e me farei conhecido de muitas nações. Então eles saberão que eu sou o Senhor’.

Ezequiel 39:7 – ” ‘Farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel. Não mais deixarei que o meu nome seja profanado, e as nações saberão que eu, o Senhor, sou o Santo de Israel.

Daniel 4:25 – Tu serás expulso do meio dos homens e viverás com os animais selvagens; comerás capim como os bois e te molharás com o orvalho do céu. Passarão sete tempos até que admitas que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *