Estudo de Salmos 74:12 – Comentado e Explicado

Entretanto, Deus é meu rei desde os tempos antigos, ele que opera a salvação por toda a terra.
Salmos 74:12

Comentário de Albert Barnes

Pois Deus é meu Rei da antiguidade – Ou seja, o rei ou governante de seu povo. O povo o reconheceu como seu rei e governante, e ele demonstrou ser esse. Isto é dado como uma razão pela qual ele deve agora interpor em favor deles. É um argumento, sempre apropriado a ser solicitado, extraído da fidelidade e imutabilidade de Deus.

Trabalhando a salvação no meio da terra – Salvação para o seu povo. A referência aqui é particularmente o que ele havia feito pelo seu povo ao libertá-lo da servidão no Egito e conduzi-lo à terra prometida, como afirmado nos versículos seguintes.

Comentário de E.W. Bullinger

salvação = libertações. Plural de majestade = grande libertação.

no meio, etc. Compare Êxodo 8:22 . (Hebraico. Salmos 74:15 ).

Comentário de Adam Clarke

Pois Deus é meu Rei da antiguidade – sempre te reconhecemos como nosso soberano; e tu reinaste como rei no meio da nossa terra, dispensando salvação e libertação do centro para todas as partes da circunferência.

Comentário de John Calvin

12. Mas Deus é meu rei desde o começo. Neste versículo, como já vimos muitas vezes em outros lugares, o povo de Deus mistura meditações com suas orações, adquirindo assim um vigor renovado à fé e despertando maior fervor no dever de oração. Sabemos como é difícil levantar-se acima de todas as dúvidas e ousadamente perseverar em um curso de oração livre e sem restrições. Aqui, então, os fiéis pedem para recordar as provas da misericórdia e obra de Deus, pelas quais ele certificou, através de uma série contínua de eras, que ele era o rei e protetor das pessoas que ele escolhera. Por esse exemplo, somos ensinados que, como não basta orar com os lábios, a menos que também oremos com fé, devemos sempre lembrar os benefícios pelos quais Deus deu uma confirmação de seu amor paterno por nós e devemos considerá-los como tantos testemunhos de seu amor eleitor. É bastante claro que o título Rei, que é aqui aplicado a Deus, não deve se restringir apenas à sua soberania. Ele é abordado por essa denominação porque havia assumido o governo do povo judeu, a fim de preservá-lo e mantê-lo em segurança. Já declaramos o que está implícito nas palavras, desde o início. No meio da terra, alguns pensam que a Judéia se destina, porque estava situada como estava no meio do globo habitável. Não há dúvida de que deve ser entendido um lugar que se destaca com destaque. Encontramos a expressão usada nesse sentido nessas palavras que Deus ordenou que Moisés falasse com Faraó,

“E separarei naquele dia a terra de Gósen, na qual meu povo habita, para que não haja enxames de moscas; até o fim saberás que eu sou o Senhor no meio da terra “
( Êxodo 8:22 .)

O significado simples e natural, portanto, é que Deus operou em favor do povo escolhido muitas libertações, que eram tão abertas e manifestas como se tivessem sido exibidas em um teatro conspícuo.

Comentário de John Wesley

Pois Deus é meu Rei da antiguidade, trabalhando a salvação no meio da terra.

Rei – Pertence, pois, ao seu ofício proteger e me salvar.

Meio – Na visão do mundo.

Referências Cruzadas

Exodo 15:2 – O Senhor é a minha força e a minha canção; ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e eu o louvarei, é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei!

Exodo 19:5 – Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha,

Números 23:21 – Nenhuma desgraça se vê em Jacó, nenhum sofrimento em Israel. O Senhor, o seu Deus, está com eles; o brado de aclamação do Rei está no meio deles.

Juízes 4:23 – Naquele dia Deus subjugou Jabim, o rei cananeu, perante os israelitas.

1 Samuel 19:5 – Ele arriscou a vida quando matou o filisteu. O Senhor trouxe grande vitória para todo o Israel; tu mesmo viste tudo e ficaste contente. Por que, então, farias mal a um inocente como Davi, matando-o sem motivo? “

Salmos 44:4 – És tu, meu Rei e meu Deus! Tu decretas vitórias para Jacó!

Isaías 33:22 – Pois o Senhor é o nosso juiz, o Senhor é o nosso legislador, o Senhor é o nosso rei; é ele que nos salvará.

Isaías 63:8 – “Sem dúvida eles são o meu povo”, disse ele; “são filhos que não me vão trair”; e assim ele se tornou o Salvador deles.

Habacuque 3:12 – Com ira andaste a passos largos por toda a terra e com indignação pisoteaste as nações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *