Estudo de Salmos 119:12 – Comentado e Explicado

Sede bendito, Senhor; ensinai-me vossas leis.
Salmos 119:12

Comentário de Albert Barnes

Bendito és tu, ó Senhor – Bendito és tu como o autor de tal lei. Essa linguagem da bênção ou doxologia é um surto de sentimento ou adoração em vista de tal lei – tão boa, tão santa, tão adequada para dirigir e guiar o homem. A mente está cheia do assunto; e os lábios dão vazão ao sentimento de gratidão e alegria que tal lei havia sido revelada às pessoas.

Ensina-me teus estatutos – Torna-me cada vez mais familiarizado com uma lei tão pura, tão rica, tão valiosa.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 119: 12 . Bendito és tu, ó Senhor O significado parece ser este: “Tu, ó Jeová, és abençoado; isto é, o Deus supremo, a quem reconheço que toda bênção e adoração é devida. Ensina-me, portanto, tuas ordenanças, como sendo o único leis, às quais devemos toda obediência “.

Comentário de Adam Clarke

Bendito és tu –

8. Ele deve reconhecer a misericórdia de Deus, até agora preservando-o de todas as consequências de seu pecado.

9. Ele deve pedir que ele se torne seu professor para que seu coração e consciência sejam instruídos na espiritualidade de seus estatutos.

Comentário de John Calvin

12. Bendito és tu, ó Jeová! Essa tinha sido a proficiência do profeta, que ele não era apenas um dos discípulos de Deus, mas também um professor público da Igreja. Não obstante, reconhecendo a si mesmo e a todos os justos como sendo apenas um em sua jornada até que cheguem ao fim da vida, ele falha em não pedir o espírito de entendimento. Esta passagem nos informa geralmente que, se Deus não nos ilumina com o espírito de discernimento, não somos competentes para contemplar a luz que brilha de sua lei, embora esteja constantemente diante de nós. E, assim, acontece que poucos são cegos, mesmo quando cercados pela clara revelação dessa doutrina, porque, confiantes em sua própria perspicácia, eles desprezam a iluminação interna do Espírito Santo. Mais adiante, vamos aprender com esta passagem que ninguém possui tanta superioridade de intelecto que não admita um aumento constante. Se o profeta, a quem Deus havia conferido um cargo tão honroso como professor da Igreja, confessou ser apenas um discípulo ou estudioso, que loucura é para aqueles que estão, muito atrás dele, no ponto de realizações, para não sobrecarregar todos os coragem de aumentar para uma excelência superior? Ele também não depende de seus próprios méritos para obter seus pedidos; ele pede a Deus que os conceda a respeito de sua própria glória. Isso aparece na fraseologia pela qual ele apresenta seu pedido: Bendito és tu, ó Jeová! insinuando que sua confiança no sucesso se originou no fato de Deus ter pleno direito a todos os elogios por causa de sua bondade, justiça e misericórdia ilimitadas.

Referências Cruzadas

Salmos 25:4 – Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas;

Salmos 86:11 – Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome.

Salmos 119:26 – A ti relatei os meus caminhos e tu me respondeste; ensina-me os teus decretos.

Salmos 119:33 – Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus decretos, e a eles obedecerei até o fim.

Salmos 119:64 – A terra está cheia do teu amor, Senhor; ensina-me os teus decretos.

Salmos 119:66 – Ensina-me o bom senso e o conhecimento, pois confio em teus mandamentos.

Salmos 119:68 – Tu és bom, e o que fazes é bom; ensina-me os teus decretos.

Salmos 119:71 – Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os teus decretos.

Salmos 119:108 – Aceita, Senhor, a minha oferta de louvor dos meus lábios, e ensina-me as tuas ordenanças.

Salmos 119:124 – Trata o teu servo conforme o teu amor leal e ensina-me os teus decretos.

Salmos 143:10 – Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.

Lucas 24:45 – Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras.

João 14:26 – Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

1 Timóteo 1:11 – Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito.

1 Timóteo 6:15 – a qual Deus fará se cumprir no seu devido tempo. Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores,

1 João 2:27 – Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *