Estudo de Salmos 132:7 – Comentado e Explicado

Entremos em sua morada, prostremo-nos diante do escabelo de seus pés.
Salmos 132:7

Comentário de Albert Barnes

Entraremos em seus tabernáculos – suas tendas ou o local de descanso fixo preparado para a arca. É evidente que essa linguagem deveria ter sido usada para trazer a arca para o seu lugar em Jerusalém: linguagem como se supõe que cantou ou recitou naquela ocasião.

Adoraremos em seu banquinho – Veja as notas no Salmo 99: 5 . O significado é o escabelo de Deus: vamos nos inclinar humildemente a seus pés. A linguagem denota profunda adoração. Expressa os sentimentos daqueles que levaram a arca ao seu lugar designado.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 132: 7 . Entraremos em seus tabernáculos – Vendo que a arca está agora fixada em um determinado lugar, iremos a ela de maneira mais geral e constante do que antigamente. Adoraremos em seu banquinho – Como súditos e suplicantes, nos prostrando, com humilde reverência, diante da Divina Majestade, que deixamos de fazer demais por falta de um lugar de adoração solene e pública nos dias de Saul.

Comentário de E.W. Bullinger

tabernáculos = o plural de Majestade. Sua grande habitação. Hebraico. Mishkan. App-40.

escabelo. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

Comentário de John Calvin

7. Entraremos em suas habitações. Aqui ele dita a todo o povo do Senhor uma forma comum de exortação mútua ao dever de subir ao local que havia sido apontado pelo anjo. Quanto mais clara a sugestão que Deus possa ter dado de sua vontade, mais entusiasmo devemos mostrar em obedecê-la. Consequentemente, o salmista sugere que agora, quando o povo tiver apurado além de toda dúvida o lugar da escolha de Deus, não deve admitir procrastinação e mostrar toda a vivacidade que Deus os chamava mais de perto e com uma familiaridade mais privilegiada. agora que ele havia escolhido um certo local de descanso entre eles. Assim, ele transmite uma condenação virtual à morna daqueles cujo zelo não aumenta proporcionalmente à medida da revelação de que gozam. As habitações são mencionadas no número plural, e isso pode ser (embora possamos duvidar se o salmista tinha tão pequenas distinções em seus olhos) porque havia no templo um santuário interno, um apartamento intermediário e depois a corte. É de maior importância atender ao epíteto a seguir, onde o salmista chama o escabelo de Deus da Arca da Aliança , para dar a entender que o santuário nunca poderia conter a imensidão da essência de Deus, como os homens costumavam absurdamente imaginar. O mero templo externo, com toda a sua majestade, não passa de escabelo, seu povo foi chamado a olhar para o céu e fixar suas contemplações com a devida reverência ao próprio Deus. Sabemos que eles foram proibidos de formar qualquer visão baixa e carnal dele. Em outros lugares, é verdade, encontramos o chamado “rosto de Deus” ( Salmos 28: 8 ), para confirmar a fé do povo ao olhar para esse símbolo divino que foi posto diante deles. Ambas as idéias são apresentadas de maneira muito distinta na passagem diante de nós: que, por um lado, é mera superstição supor que Deus esteja confinado ao templo, e que, por outro lado, os símbolos externos não deixam de ser usados ??no Igreja que, em suma, devemos melhorá-los como ajuda à nossa fé, mas não descansar neles. Enquanto Deus habita no céu e está acima de todos os céus, devemos nos valer de ajuda para elevar-nos ao conhecimento dele; e, ao nos dar símbolos de sua presença, ele põe seus pés sobre a terra e nos sofre para tocá-los. É assim que o Espírito Santo condescende por nosso proveito, e em acomodação à nossa enfermidade, elevando nossos pensamentos às coisas celestiais e divinas por esses elementos mundanos. Em referência a esta passagem, somos chamados a notar a incrível ignorância do Segundo Concílio de Nice, na qual esses Padres fracos dignos (133) nossos a transformaram em uma prova de idolatria, como se Davi ou Salomão ordenassem que o povo erigisse estátuas para Deus e adorá-las. Agora, que as cerimônias mosíacas são abolidas, adoramos no escabelo de Deus, quando entregamos uma submissão reverente à Sua palavra, e subimos dos sacramentos para um verdadeiro serviço espiritual dele. Sabendo que Deus não desceu do céu diretamente ou em seu caráter absoluto, mas que seus pés foram retirados de nós, colocados em um banquinho, devemos ter o cuidado de subir até ele pelas etapas intermediárias. Cristo é ele não apenas em quem repousam os pés de Deus, mas em quem reside toda a plenitude da essência e da glória de Deus, e nele, portanto, devemos buscar o Pai. Com essa visão, ele desceu, para que pudéssemos subir ao céu.

Comentário de John Wesley

Entraremos em seus tabernáculos: adoraremos em seus pés.

Tabernáculos – Em seu templo.

Repousapés – Diz-se que a arca fica entre os querubins, que estavam acima da arca.

Referências Cruzadas

Salmos 5:7 – Eu, porém, pelo teu grande amor, entrarei em tua casa; com temor me inclinarei para o teu santo templo.

Salmos 66:13 – Para o teu templo virei com holocaustos e cumprirei os meus votos para contigo,

Salmos 95:6 – Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador;

Salmos 99:5 – Exaltem o Senhor, o nosso Deus, prostrem-se diante do estrado dos seus pés. Ele é santo!

Salmos 99:9 – Exaltem o Senhor nosso Deus; prostrem-se, voltados para o seu santo monte, porque o Senhor, o nosso Deus, é santo.

Salmos 118:19 – Abram as portas da justiça para mim, pois quero entrar para dar graças ao Senhor.

Salmos 122:1 – Alegrei-me com os que me disseram: “Vamos à casa do Senhor! “

Isaías 2:3 – Virão muitos povos e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas”. Pois, a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do Senhor.

Lamentações 2:1 – O Senhor cobriu a cidade de Sião com a nuvem da sua ira! Lançou por terra o esplendor de Israel, que se elevava para os céus; não se lembrou do estrado dos seus pés no dia da sua ira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *