Estudo de Isaías 31:2 – Comentado e Explicado

Entretanto, ele também é sábio, e faz vir o mal; não retira sua palavra, e se ergue contra a casa dos maus, e contra a ajuda daqueles que fazem o mal.
Isaías 31:2

Comentário de Albert Barnes

No entanto, ele também é sábio – Deus é sábio. É em vão tentar enganá-lo ou realizar tais propósitos sem o seu conhecimento.

E trará o mal – O castigo que é devido a tanta falta de confiança nele.

Mas surgirá contra a casa dos malfeitores – Essa é uma proposição geral, e evidentemente é tão verdadeira agora quanto no tempo de Isaías.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 31: 2 . No entanto, ele também é sábio há duas coisas que aqueles que depositaram sua confiança no Egito exaltaram particularmente nos egípcios; a saber, sua sabedoria e força; particularmente a força de sua cavalaria. O profeta, comparando os egípcios em todos os aspectos com Deus, derruba a vaidade de sua confiança carnal; pois, embora os egípcios fossem sábios e poderosos, ele os informa que Deus era mais sábio e mais poderoso, que nunca poderia querer entender a concepção dos meios mais adequados, nem poder para executá-los. O profeta faz uso da figura chamada meiose, expressando muito menos do que o pretendido, ao falar de Deus, ele diz: No entanto , ele também é sábio; e no terceiro verso, embora ele não negue a força dos egípcios, ele ainda apresenta a imbecilidade dessa força quando comparado a Deus.

Comentário de Adam Clarke

Suas palavras “Sua palavra” – deb??? debaro , singular, sem o mesmo nome , dois MSS. do Dr. Kennicott, a Septuaginta e Targ. Hieros. ????? derachaiv , seus caminhos, é encontrado em um MS.

Comentário de John Calvin

2. No entanto, ele também é sábio. Ao chamar Deus de “sábio”, ele não apenas concede a ele a honra de um atributo que sempre lhe pertence, mas censura a astúcia daqueles que considerava muito satisfeitos com sua própria sabedoria. Ele disse um pouco antes ( Isaías 29:15 ) que “cavaram cavernas para si”, quando pensaram que, por planos ocultos e artifícios secretos, evitavam e enganavam os olhos de Deus. Ele agora lança um ridículo ridículo sobre essa loucura, afirmando que, por outro lado, a sabedoria também pertence a Deus; indiretamente trazendo contra eles a acusação de acreditar que eles poderiam calar a boca de Deus por não conhecerem seus assuntos. Como se ele tivesse dito: “O que será da sua sabedoria?” Será que o efeito disso é que Deus deixará de ser “sábio?” Pelo contrário, reprovando sua vaidade, ele dará uma demonstração prática de que “ele toma os sábios em sua própria astúcia”. ( Jó 5:13 ; 1 Coríntios 3:19 .)

Podemos extrair disso uma doutrina geral, de que aqueles que se abrigam sob astúcia e artifícios secretos, nada ganham senão provocar ainda mais a ira de Deus. Uma má consciência sempre foge do julgamento de Deus e procura esconderijos para se esconder. Os homens maus inventam vários métodos de proteção e fortificação contra Deus, e pensam que são sábios e circunspectos, embora estejam cobertos apenas com máscaras vazias; enquanto outros, cegos por sua posição elevada, desprezam Deus e suas ameaças. Assim, ao declarar que “Deus também é sábio”, o Profeta os fere dolorosamente e com dureza, para que eles não reivindiquem uma grande astúcia a ponto de serem capazes de impor a Deus por suas ilusões.

Ele se levantará contra a casa dos malfeitores. Como eles não mereciam que ele argumentasse com eles, ele ameaça que eles sintam que Deus tem seus argumentos sob seu comando, para os transgressores fascinantes. Primeiro, eles não pensavam que Deus tinha previsão suficiente, porque ele, de acordo com a prática comum do mundo, não previa sua segurança em meio a tão grandes perigos, e porque consideravam todas as ameaças como ursos vazios, como se tivessem em seu poder, por alguns meios, para se proteger contra eles. Daí surge a ânsia de fazer todos os esforços e a dificuldade de traçar artifícios. Ele, portanto, ameaça que Deus se vingue de um insulto tão grosseiro e que ele tenha ao seu comando os meios de executar o que prometeu; e que nenhum esquema, invenção ou astúcia pode derrubar a palavra de Deus.

Dos trabalhadores da vaidade. (317) Ele lhes dá essa denominação, porque desejavam se fortalecer contra a mão de Deus por uma defesa inútil; isto é, com a ajuda ilegal dos egípcios. Antigamente, pode-se pensar que ele silenciosamente admitiu sua reivindicação à apelação de “homens sábios”, contrastando-os com a sabedoria de Deus; mas agora ele espalha a fumaça e mostra abertamente sua vergonha e desgraça. Isso nos ensina que não há nada melhor do que renunciar ao nosso próprio julgamento e submeter-se inteiramente a Deus; porque toda aquela cautela sincera pela qual os homens maus torturam a si mesmos não tem solidez, mas, pelo contrário, como se de propósito, provoca a ira de Deus pelos artifícios enganosos da carne.

FT574 “Volte para aquele contra quem você teve pensamentos profundos; da mesma maneira que você se revoltou, e ainda se revoltou dele, volte agora para ele. ” Jarchi . Entre os comentaristas que pertenciam à nação hebraica, ou escreveram na língua hebraica, Jarchi provavelmente foi considerado, com base na primeira parte de sua paráfrase, para apoiar a visão que nosso autor condena; mas a segunda parte, começando com “da mesma maneira que” se aproxima muito das palavras do reformador. – Ed

FT575 Piscator e outros interpretam ???? ( laasher ) como equivalente a ??? ???? ???? , (e laiv asher mimmennu ,) “àquele por quem”. Vitringa não rejeita esta exposição, que ele reconhece ser apoiada pelo uso análogo de ???? , ( measher ,) em Rute 2: 9 ; mas ele pronuncia a tradução “de acordo com”. para ser mais elegante e provavelmente mais correto. Os críticos modernos, no entanto, aprovam o significado dado em nossa versão comum. “A sintaxe pode ser resolvida supondo que ‘ele’ seja entendido e dando a ???? ( laasher ) o sentido de ‘com relação a quem’ ou assumindo que, como essas duas idéias poderiam ser expressas por essa frase, foi colocado apenas uma vez para evitar a tautologia. ” Alexander . O outro modo de resolver a sintaxe, trazendo à tona o sentido “para quem de quem”, parece aderir mais de perto ao uso da língua hebraica. – Ed

FT576 ?????? ??? ( hegnemikusarah ) significa literalmente: “eles aprofundaram a revolta;” e o professor Alexander justamente observa que a substituição da segunda pessoa pela terceira, nas versões antigas e em Barnes (revoltaram-se), é totalmente arbitrária. – Ed

FT577 “ Enfans rebelles ;” – “Filhos rebeldes.”

FT578 “ E deriva da marca do arrependimento por frutos ;” – “E, portanto, ele aponta arrependimento pelos frutos.”

FT579 Ver Comentário sobre Isaiah , vol. 1 p. 118

FT580 Ou seja, ele não segue as versões antigas, visualizando-o como um adjetivo, qualificando a palavra “mãos” – “suas mãos pecadoras”. – Ed

FT581 ?? ??? ( loish ), não de um homem, isto é, de alguém que é totalmente diferente de um homem. A palavra ?? ( lo ) geralmente se une a um substantivo, de modo a formar uma palavra, que deve ter um significado bem diferente e até oposto; como ??? ?? ??? ( tohuloderech ‘desolação de maneira alguma’, isto é, ‘um caminho intransitável’. Salmos 107: 40 ; e ?? ?? ?? , ( loshem lo ,) ‘ele não deve ter um nome’. isto é, ‘ele terá desgraça pública.’ ( Jó 18:17 .) “- Rosenmüller .” Um idioma hebraico; de um muito diferente de um homem, a saber, um anjo. “- Estoque

FT582 “E seus jovens ficarão desconcertados. (Heb. Por fusão ou tributo.) ”- Eng. Ver.

FT583 “E ele passará para sua fortaleza (ou sua força) por medo, (hebr. Sua rocha passará por medo.” – Eng. Ver.

Comentário de John Wesley

Contudo, ele também é sábio, e trará o mal, e não chamará de volta suas palavras; mas se levantará contra a casa dos malfeitores, e contra a ajuda daqueles que praticam a iniqüidade.

Ele está seguro – Você pensa que está seguro ao envolver os egípcios; mas Deus não é inferior a eles em sabedoria ou força, e, portanto, você fez tolamente, preferindo-os diante dele, que executará seus julgamentos contra você, apesar de todos os egípcios poderem fazer.

A ajuda – Os ajudantes, conforme explicado no próximo versículo.

Referências Cruzadas

Números 10:35 – Sempre que a arca partia, Moisés dizia: “Levanta-te, ó Senhor! Sejam espalhados os teus inimigos e fujam de diante de ti os teus adversários”.

Números 23:19 – Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?

Josué 23:15 – Mas, assim como cada uma das boas promessas do Senhor, do seu Deus, se cumpriu, também o Senhor fará cumprir-se em vocês todo o mal com que os ameaçou, até eliminá-los desta boa terra que lhes deu.

1 Samuel 2:3 – “Não falem tão orgulhosamente, nem saia de suas bocas tal arrogância, pois o Senhor é Deus sábio; é ele quem julga os atos dos homens.

Jó 5:13 – Apanha os sábios na astúcia deles, e as maquinações dos astutos são malogradas por sua precipitação.

Salmos 12:5 – “Por causa da opressão do necessitado e do gemido do pobre, agora me levantarei”, diz o Senhor. “Eu lhes darei a segurança que tanto anseiam. “

Salmos 68:1 – Que Deus se levante! Sejam espalhados os seus inimigos, fujam dele os seus adversários.

Salmos 78:65 – Então o Senhor despertou como que de um sono, como um guerreiro exaltado pelo vinho.

Isaías 20:4 – assim também o rei da Assíria, para vergonha do Egito, levará nus e descalços os prisioneiros egípcios e os exilados etíopes, jovens e velhos, com as nádegas descobertas.

Isaías 28:21 – O Senhor se levantará como fez no monte Perazim, mostrará sua ira como no vale de Gibeom, para realizar sua obra, obra muito estranha, e cumprir sua tarefa, tarefa misteriosa.

Isaías 30:3 – Mas a proteção do faraó lhes trará vergonha, e a sombra do Egito lhe causará humilhação.

Isaías 30:13 – este pecado será para vocês como um muro alto, rachado e torto, que de repente desaba, inesperadamente.

Isaías 31:3 – Mas os egípcios são homens, e não Deus; seus cavalos são carne, e não espírito. Quando o Senhor estender a mão, aquele que ajuda tropeçará, aquele que é ajudado cairá; ambos perecerão juntos.

Isaías 45:7 – Eu formo a luz e crio as trevas, promovo a paz e causo a desgraça; eu, o Senhor, faço todas essas coisas. “

Isaías 63:4 – Pois o dia da vingança estava no meu coração, e chegou o ano da minha redenção.

Jeremias 10:7 – Quem não te temerá, ó rei das nações? Esse temor te é devido. Entre todos os sábios das nações e entre todos os seus reinos não há absolutamente ninguém comparável a ti.

Jeremias 10:12 – Mas foi Deus quem fez a terra com o seu poder, firmou o mundo com a sua sabedoria e estendeu os céus com o seu entendimento.

Jeremias 36:32 – Então Jeremias pegou outro rolo e o deu ao escriba Baruque, filho de Nerias, para que escrevesse nele, conforme Jeremias ditava, todas as palavras do livro que Jeoaquim, rei de Judá, tinha queimado, além de muitas outras palavras semelhantes que foram acrescentadas.

Jeremias 44:29 – ” ‘Este será o sinal para vocês de que os castigarei neste lugar’, declara o Senhor, ‘e então vocês ficarão sabendo que as minhas ameaças de trazer-lhes desgraça certamente se realizarão’.

Jeremias 44:29 – ” ‘Este será o sinal para vocês de que os castigarei neste lugar’, declara o Senhor, ‘e então vocês ficarão sabendo que as minhas ameaças de trazer-lhes desgraça certamente se realizarão’.

Ezequiel 29:6 – ” ‘Então todos os que vivem no Egito saberão que eu sou o Senhor. ” ‘Você tem sido um bordão de junco para a nação de Israel.

Amós 3:6 – Quando a trombeta toca na cidade, o povo não treme? Ocorre alguma desgraça na cidade, sem que o SENHOR a tenha mandado?

Sofonias 3:8 – Por isso, esperem por mim, ” declara o Senhor, “no dia em que eu me levantar para testemunhar. Decidi ajuntar as nações, reunir os reinos e derramar a minha ira sobre eles, toda a minha impetuosa indignação. O mundo inteiro será consumido pelo fogo da minha zelosa ira.

Zacarias 1:6 – Mas as minhas palavras e os meus decretos, que ordenei aos meus servos, os profetas, alcançaram os seus antepassados e os levaram a converter-se e a dizer: ‘O Senhor dos Exércitos fez conosco o que os nossos caminhos e práticas mereciam, conforme prometeu’ “.

Mateus 24:35 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.

1 Coríntios 1:21 – Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.

Judas 1:25 – ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *