Estudo de Isaías 34:16 – Comentado e Explicado

Procurai no livro do Senhor {e lede}: nem um só deles faltará, porque é a boca do Senhor que os mandou, e seu espírito que os ajuntou.
Isaías 34:16

Comentário de Albert Barnes

Procure você – Bloqueie cuidadosamente a previsão e seu cumprimento. Isso parece ser dirigido aos habitantes daquela terra, ou a qualquer um que duvide ou esteja disposto a examinar. Eles foram convidados a comparar a previsão com a realização e ver como tudo seria literalmente cumprido – um exame que pode ser feito agora, e a previsão será realizada com a mais surpreendente particularidade e precisão.

O livro do Senhor – O livro do Senhor, que ele causou a ser escrito, referindo-se, talvez, especialmente ao que Isaías registrou aqui; incluindo também o que havia sido proferido pelos outros profetas em relação a Edom. A referência principal é, no entanto, sem dúvida, o que Isaías escreveu; e o convite é comparar suas previsões com a evidência certa e notável do cumprimento. ‹O profeta evidentemente contemplou a inserção de sua profecia entre os livros sagrados dos judeus, dos quais aqueles que o seguiram poderiam julgar a exatidão da profecia ‘(Noyes). É sabido que uma coleção dos vários livros proféticos, constituindo um livro ou volume, e considerada como obra de inspiração, é bem conhecida e é mencionada durante o cativeiro em Babilônia por Daniel Isaías 9: 2 . A direção para pesquisar esse livro está de acordo com o mandamento do Salvador João 5:39 , e a direção de Nicodemos João 7:32 , para pesquisar as Escrituras.

Ninguém falhará – Nenhuma dessas previsões ou coisas que foram ditas.

Ninguém deve querer sua companheira – Ou seja, nenhuma das coisas que eu falei desejará satisfação como companheira. A linguagem é aqui evidentemente retirada do emparelhamento de animais e denota que tudo o que é falado deve ser inteiramente cumprido. Alguns entenderam que inclina-se como se referindo aos animais selvagens dos quais ele havia falado, e como significando que, em desolado Idumea, eles deveriam ser adequadamente pareados, e deveriam procriar e aumentar em abundância. Mas a interpretação mais natural é encaminhá-la às predições do profeta, como significando que nenhuma coisa que ele havia proferido deveria querer um cumprimento completo.

Para minha boca – A palavra ‘my’ não está no hebraico. A frase hebraica é ??? ????? ki^ypi^y hû ‘ ‹Para a boca, ele ordenou.’ A palavra ??? hû ‘ significa “Ele”, isto é, Javé, e a frase significa o mesmo que sua boca, ou seja, a boca de Deus. A Septuaginta declara: ‘Pois o Senhor lhes ordenou.’ Lowth a traduz: ‹Para a boca de Jeová, ‘mudando ??? hû’ para ???? yehovâh , de acordo com cinco manuscritos e a tradução da Septuaginta.

E seu espírito – O Espírito de Deus; isto é, o próprio Javé.

Ele os reuniu – Reunirá ou reunirá; isto é, os animais selvagens mencionados nos versículos anteriores que ocuparão Idumea desolada. Será o arbítrio de Deus que os levará à terra para ocupá-la para sempre.

Comentário de John Calvin

16. Pergunte ao livro de Jeová. Pelo “livro do Senhor”, alguns entendem essa profecia, como se ele os tivesse ordenado a ler atentamente essa previsão; pois nem no menor momento falhará no tempo determinado, como ele acrescentará mais tarde. Outros o explicam de maneira mais engenhosa como denotando o eterno decreto de Deus; “Pergunte se esse não é o propósito de Deus;” mas essa exposição não é suficientemente natural. Interpreto-o de bom grado como denotando a própria Lei, que por meio de eminência é chamada “o livro do Senhor”; pois da lei, e de sua fonte, os profetas traçaram sua doutrina, como freqüentemente observamos.

Para que a estranheza do evento não impeça a crença na previsão, Isaías diz que os judeus já haviam sido avisados ??disso muito antes; e assim ele indiretamente censura a incredulidade daqueles que encararam o anúncio, como. se tivesse sido algo incomum. Ele apropriadamente os traz de volta à Lei, na qual Deus frequentemente declara que cuidará de seu povo e punirá os iníquos e reprovará. Há muito que Moisés falou dessa maneira, o Profeta diz que não há razão para que seja difícil acreditar no que ele prediz, pois ele não apresenta nada de novo, mas apenas confirma agora o que Moisés declarou e testemunhou. Parece-me que esse é o significado natural do Profeta e, com essas palavras, ele pretendia fortalecer os judeus, pacientemente procurar o que o Senhor prometeu e acreditar plenamente naquilo que tinha. predisse-se sobre os edomitas e os outros adversários da Igreja que realmente seriam cumpridos, uma vez que Moisés era uma testemunha credível de que Deus sempre seria o vingador de seu povo. Além disso, era apropriado que eles fossem lembrados disso, para que, quando essas coisas acontecessem com os edomitas, eles não pensassem que haviam acontecido por acaso, mas pudessem saber que foram provocados pelo julgamento de Deus. Tal é a rebelião dos homens, que eles não crêem em Deus quando ele os avisa, e o que depois acontece pelo julgamento de Deus é atribuído por eles à fortuna. Isaías, portanto, atende a isso e pede que perguntem a Moisés, cuja autoridade todos eles reverenciavam.

Não é um daqueles; isto é, dos animais; pois os escritores hebreus empregam esses termos, ??? (ish) e ??? , (ishshah), não apenas para homens e mulheres, mas também para machos e fêmeas de qualquer espécie.

Pois a sua boca mandou. Ele confirma o que disse anteriormente; pois, embora as obras de Deus sejam suficientemente claras, ainda por sua boca, isto é, pela palavra, ele as torna mais claras para nós, para que possamos vê-las mais claramente. E esta é a verdadeira contemplação das obras de Deus, quando mantemos nossos olhos fixos no espelho da palavra; pois, de outro modo, nossa ousadia é exagerada e adquirimos maior liberdade do que a adequada, se a doutrina celestial não nos guiar como uma lâmpada. Portanto, isso deve restringir a ousadia e a imprudência dos homens que, desprezando a doutrina da palavra, desejam disputar e formar opiniões sobre os julgamentos de Deus e de todos os seus mundos. Se eles “perguntaram no livro” e perguntaram na boca do Senhor, deveríamos ver maior piedade e religião entre eles.

Contudo, pela “boca do Senhor”, o Profeta pretendia confirmar a vingança que havia predito, porque nada que saiu da boca santa de Deus pode falhar em seu efeito. Isaías afirma que o que Deus decretou, e publicou em seu próprio nome, não pode ser revertido. Por esse escudo, ele afasta todas as dúvidas que surgem rapidamente, sempre que as promessas de Deus vão além dos nossos sentidos. Às vezes, de fato, ele ameaça condicionalmente, como ameaçou os ninivitas ( Jonas 1: 2 ), Faraó, ( Gênesis 12:17 ,) e Abimeleque ( Gênesis 20: 3 ), a quem poupou, porque se arrependiam; mas quando ele decidiu vingar e punir, ele dá uma prova real de que não é menos verdadeiro e poderoso do que quando prometeu salvação ao seu povo. O acordo das palavras Boca e Espírito torna ainda mais evidente.

E o seu Espírito os reuniu. Embora “o sopro da boca” geralmente signifique a mesma coisa que “fala”, e embora seja habitual que os escritores hebreus repitam a mesma coisa duas vezes, ainda aqui ele faz alusão elegante ao sopro, do qual as palavras procedem, e pelo qual eles são formados; como se ele tivesse dito que essa previsão é abundantemente poderosa, porque o mesmo Deus que por sua voz ordenou que os animais brutais possuíssem a terra de Edom, os trará apenas respirando. Ele fala de uma influência secreta; e não devemos nos perguntar que a menor expressão da vontade de Deus faz com que todos os animais se reúnam, como aconteceu no dilúvio ( Gênesis 7:15 ), e também na própria criação do mundo, quando, como Moisés relata , todos os animais foram reunidos, por ordem de Deus, ao primeiro homem, para que estivessem sujeitos à sua autoridade. ( Gênesis 2:19 .) E, sem dúvida, eles continuariam sujeitos e obedientes a ele, se sua própria rebelião não o privasse desse poder e autoridade; mas quando ele se revoltou contra Deus, os animais começaram a recusar a sujeição e a atacá-lo.

Comentário de John Wesley

Buscai do livro do SENHOR e leu: nenhum deles falhará, ninguém quererá seu companheiro; porque a minha boca mandou, e o seu espírito os reuniu.

Busca – Quando esse julgamento é executado, se você seguir esta profecia, descobrirá que todas as coisas acontecem exatamente, como eu lhe disse.

O Seu – Meu espírito, (mudanças tão repentinas de pessoas sendo frequentes aqui) reuniu todas essas criaturas, como ele anteriormente trouxe as criaturas para Adão e Noé, por um instinto que ele colocou nelas.

Referências Cruzadas

Gênesis 6:17 – “Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá.

Deuteronômio 31:21 – E, quando muitas desgraças e dificuldades lhes sobrevierem, esta canção testemunhará contra eles, porque não será esquecida pelos seus descendentes. Sei o que estão dispostos a fazer antes mesmo de levá-los para a terra que lhes prometi sob juramento”.

Josué 1:8 – Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.

Salmos 33:6 – Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca.

Salmos 33:9 – Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu.

Provérbios 23:12 – Dedique à disciplina o seu coração, e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento.

Isaías 30:8 – Agora vá, escreva isso numa tabuinha para eles, registre-o num livro, para que nos dias vindouros seja um testemunho eterno.

Daniel 10:21 – mas antes lhe revelarei o que está escrito no Livro da Verdade. E nessa luta ninguém me ajuda contra eles, senão Miguel, o príncipe de vocês,

Amós 3:7 – Certamente o SENHOR Soberano não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas.

Malaquias 3:16 – Depois aqueles que temiam ao Senhor conversaram uns com os outros, e o Senhor os ouviu com atenção. Foi escrito um livro como memorial na sua presença acerca dos que temiam ao Senhor e honravam o seu nome.

Mateus 5:18 – Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.

Lucas 21:33 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.

João 5:39 – Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;

João 10:35 – Se ele chamou ‘deuses’ àqueles a quem veio a palavra de Deus ( e a Escritura não pode ser anulada )

2 Pedro 1:19 – Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *