Estudo de Lucas 17:13 – Comentado e Explicado

Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!
Lucas 17:13

Comentário de E.W. Bullinger

Jesus. Veja App-98. Mestre. Veja App-98.

misericórdia = compaixão.

Comentário de John Calvin

13. Jesus, Mestre (338) É evidente que todos eles possuíam alguma medida de , não apenas porque imploram a assistência de Cristo, mas porque o honram com o título de Mestre. Eles fizeram uso dessa expressão sinceramente, e não na hipocrisia, pode ser inferido de sua pronta obediência; pois, embora percebam que a crosta imunda ainda permanece em sua carne, mas assim que são ordenados a se mostrar aos sacerdotes, não se recusam a obedecer. Acrescente a isso que, se não houvesse influência da fé, eles nunca teriam se apresentado aos sacerdotes; pois seria absurdo apresentar-se aos juízes da hanseníase, com o objetivo de atestar que haviam sido purificados, se a promessa de Cristo tivesse sido considerada por eles como de não mais valor do que uma mera inspeção da doença. Eles têm uma lepra visível em sua carne; e, no entanto, confiando apenas na palavra de Cristo, eles não têm escrúpulos em declarar que estão limpos. Portanto, não se pode negar que alguma semente de fé foi implantada em seus corações. Agora, embora seja certo que eles não foram regenerados pelo Espírito de adoção, ainda não há absurdo em supor que eles tenham tido algum começo de piedade. Há uma razão maior para temer que faíscas de fé, que aparecem em nós, possam ser extintas; pois, embora a fé viva, com raízes profundamente enraizadas pelo Espírito de regeneração, nunca morra, ainda assim, vimos anteriormente que muitos concebem uma fé temporária, que desaparece imediatamente. Acima de tudo, é muito comum uma doença que, quando somos impelidos por uma forte necessidade, e quando o próprio Senhor nos pede um movimento secreto do Espírito, buscamos a Deus, mas, quando alcançamos nossos desejos, o esquecimento ingrato engole esse sentimento de piedade. Assim, pobreza e fome geram fé, mas a abundância a mata.

Comentário de Adam Clarke

Eles levantaram suas vozes – choraram de uma só vez – eram todos igualmente necessários, e havia apenas uma voz entre todos, apesar de dez estarem chorando ao mesmo tempo. Como companheiros de sofrimento, também eram companheiros de oração. A oração deve ser forte e sincera, quando a doença é grande e inveterada. O pecado é a pior de todas as hanseníase; não apenas separa aqueles a quem se apega dos justos, mas os separa de Deus; e nada além do coração de pena e mão poderosa de Cristo Jesus pode libertar qualquer alma dele.

Referências Cruzadas

Mateus 9:27 – Saindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, clamando: “Filho de Davi, tem misericórdia de nós! “

Mateus 15:22 – Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito”.

Mateus 20:30 – Dois cegos estavam sentados à beira do caminho e, quando ouviram falar que Jesus estava passando, puseram-se a gritar: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! “

Marcos 9:22 – “Muitas vezes o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. “

Lucas 18:38 – Então ele se pôs a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim! “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *