Estudo de João 11:21 – Comentado e Explicado

Marta disse a Jesus: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido!
João 11:21

Comentário de John Calvin

21. Senhor, se você estivesse aqui. Ela começa com uma reclamação, embora, ao fazê-lo, expresse modestamente seu desejo. Seu significado pode ser expresso assim: “Pela tua presença, você deve ter libertado meu irmão da morte, e mesmo agora você pode fazê-lo, pois Deus não te recusará nada”. Ao falar dessa maneira, ela abre caminho para seus sentimentos, em vez de restringi-los sob o domínio da . Reconheço que suas palavras procederam em parte da fé, mas digo que havia paixões desordenadas misturadas com elas, que a apressaram além dos limites devidos. Pois quando ela se assegura de que seu irmão não teria morrido, se Cristo estivesse presente, que base ela tem para essa confiança? Certamente, não surgiu de nenhuma promessa de Cristo.

A única conclusão, portanto, é que ela cede imprudentemente aos seus próprios desejos, em vez de se sujeitar a Cristo. Quando ela atribui a Cristo poder e supremo bem, isso procede da fé; mas quando ela se convence de mais do que ouvira Cristo declarar, isso não tem nada a ver com fé; (317) pois devemos sempre manter o acordo mútuo entre a palavra e a fé, para que nenhum homem possa forjar imprudentemente algo por si mesmo, sem a autoridade da palavra de Deus. Além disso, Marta deu muita importância à presença corporal de Cristo. A conseqüência é que a fé de Marta, embora misturada e entrelaçada com desejos mal regulados, e mesmo não totalmente livre de superstições, não pudesse brilhar com brilho total; para que percebamos apenas algumas faíscas com essas palavras.

Comentário de Adam Clarke

Se você estivesse aqui, meu irmão não teria morrido – Maria disse-lhe as mesmas palavras pouco depois, João 11:32 , o que prova que essas irmãs não tinham um conhecimento completo da onipotência de Cristo: elas pensavam que ele poderia curar. mão, mas não à distância; ou eles pensaram que era porque ele não sabia da indisposição de seu irmão que ele permitiu que ele morresse. Em qualquer um desses casos, parece claramente que eles não tinham uma noção adequada de sua divindade; e, de fato, o versículo seguinte prova que eles o consideravam de outra maneira que a de um profeta. Consulta – Não era apropriado que Cristo, em geral, tanto quanto fosse possível, escondesse o conhecimento de sua divindade daqueles com quem ele habitualmente alojava? Se eles o conhecessem completamente, a reverência e o espanto relacionados a esse conhecimento os dominariam?

Comentário de Thomas Coke

João 11: 21-22 . Então Marta disse a Jesus: A intenção de Marta, sem dúvida, era acolher Jesus; mas, sentindo muita dor, a primeira coisa que ela pronunciou foi uma queixa, de que ele não havia chegado antes. Imaginando que ele não poderia curar seu irmão enquanto estava longe dele, ela pensou que, atrasando a vinda, ele havia negligenciado salvar a vida de seu irmão: Senhor, se você estivesse aqui, etc. Assim, Marta, em um aspecto, traiu uma noção mesquinha do poder de nosso Senhor; porém, em outro, sua fé visava algo muito alto; pois ela acrescentou imediatamente: Mas eu sei, etc. João 11:22 , insinuando que ela acreditava que sua oração ainda poderia restaurar a vida de seu irmão: no entanto, como ela pensava que ele não podia ressuscitar os mortos, ela fundou suas esperanças não em seu próprio poder, mas no poder de Deus, em um sentido geral, a ser exercido em sua intercessão. Parece que ela não ouvira falar da ressurreição nem da filha de Jairo nem da viúva do filho de Naim; ou, se tivesse ouvido falar deles, poderia achar a ressurreição de seu irmão mais difícil que a deles, pois ele estivera há tanto tempo em estado de morte.

Referências Cruzadas

1 Reis 17:18 – E a mulher reclamou a Elias: “Que foi que eu te fiz, ó homem de Deus? Vieste para lembrar-me do meu pecado e matar o meu filho? “

Salmos 78:19 – Duvidaram de Deus, dizendo: “Poderá Deus preparar uma mesa no deserto?

Salmos 78:41 – Repetidas vezes puseram Deus à prova; irritaram o Santo de Israel.

Mateus 9:18 – Falava ele ainda quando um dos dirigentes da sinagoga chegou, ajoelhou-se diante dele e disse: “Minha filha acaba de morrer. Vem e impõe a tua mão sobre ela, e ela viverá”.

Lucas 7:6 – Jesus foi com eles. Já estava perto da casa quando o centurião mandou amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto.

Lucas 7:13 – Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse: “Não chore”.

Lucas 8:49 – Enquanto Jesus ainda estava falando, chegou alguém da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga, e disse: “Sua filha morreu. Não incomode mais o Mestre”.

João 4:47 – Quando ele ouviu falar que Jesus tinha chegado à Galiléia, vindo da Judéia, procurou-o e suplicou-lhe que fosse curar seu filho, que estava à beira da morte.

João 11:32 – Chegando ao lugar onde Jesus estava e vendo-o, Maria prostrou-se aos seus pés e disse: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido”.

João 11:37 – Mas alguns deles disseram: “Ele, que abriu os olhos do cego, não poderia ter impedido que este homem morresse? “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *