Estudo de João 12:7 – Comentado e Explicado

Jesus disse: Deixai-a; ela guardou este perfume para o dia da minha sepultura.
João 12:7

Comentário de E.W. Bullinger

Deixe-a em paz , etc. LT Tr. A WI R (não o siríaco) dizia: “Deixe-a em paz, para que ela possa mantê-la”, etc.

contra = até. Grego. eis. App-104.

Comentário de John Calvin

7. Deixe-a em paz. Quando Cristo lhes pede que deixem Maria em paz , ele mostra que eles agem de maneira imprópria e injusta, que incomodam os vizinhos sem uma boa razão e causam distúrbios por nada. A resposta de Cristo, dada pelos outros evangelistas, é mais longa; mas o significado é o mesmo. A unção , com a qual Judas encontra falhas, é defendida neste terreno, que servirá para o seu enterro. Cristo, portanto, não aprova! como um serviço comum, ou que deve ser comumente usado na Igreja; pois, se ele pretendia que um escritório desse tipo fosse realizado diariamente, ele poderia ter dito algo mais, em vez de falar dele como relacionado ao seu enterro. Deus certamente não aprova a exibição externa. Mais ainda, percebendo que a mente do homem é muito propensa a observâncias carnais, Ele freqüentemente nos ordena a sermos sóbrios e moderados no uso deles. Essas pessoas, portanto, são intérpretes absurdas, que inferem da resposta de Cristo, que a adoração cara e magnífica é agradável a Deus; pois ele justifica Maria por ter prestado a ele um serviço extraordinário, que não deve ser considerado uma regra perpétua para a adoração a Deus.

Durante o dia do meu enterro, ela o manteve . Quando ele diz que a pomada foi mantida , ele quer dizer que não foi derramada fora de estação, mas levando em consideração o momento em que ocorreu; diz-se que uma coisa é mantida, que é reservada na loja para ser cortada em um local e hora adequados. É certo que, se alguém, em um período anterior, o sobrecarregasse com iguarias caras, ele não teria suportado. Mas ele afirma que Maria não fez isso como uma questão habitual, mas para cumprir seu último dever para com ele. Além disso, a unção dos corpos não era, na época, uma cerimônia inútil, mas um símbolo espiritual, para colocar diante de seus olhos a esperança de uma ressurreição. As promessas ainda eram obscuras; Cristo não havia ressuscitado, que é justamente designado o primogênito daqueles que ressuscitam ( 1 Coríntios 15:20 .) Os crentes, portanto, precisavam de tais auxílios para direcioná-los a Cristo, que ainda estava ausente; e, consequentemente, a unção de Cristo naquela época não era supérflua, pois logo seria sepultado, e ele foi ungido como se fosse colocado na tumba. Os discípulos ainda não estavam cientes disso, e Maria inquestionavelmente foi levada a fazer, sob a direção do Espírito de Deus, o que ela não pretendia anteriormente. Mas Cristo aplica à esperança de sua ressurreição o que eles tanto desaprovaram, a fim de que a utilidade, que ele lhes indicou nesta ação, (4) os levasse a renunciar à opinião irritada e perversa que eles haviam formado a respeito dela. . Como era a vontade de Deus que a infância de seu povo antigo fosse guiada por tais exercícios, portanto, nos dias atuais, seria tolice tentar a mesma coisa; nem poderia ser feito sem oferecer um insulto a Cristo, que afastou essas sombras pelo brilho de sua vinda. Mas como sua ressurreição ainda não trouxera o cumprimento das sombras da Lei, era apropriado que seu enterro fosse adornado por uma cerimônia externa. O odor de sua ressurreição agora tem eficácia suficiente, sem nardo e unguentos caros, para acelerar o mundo inteiro. Mas lembremos que, ao julgar as ações dos homens, devemos obedecer somente à decisão de Cristo, em cujo tribunal devemos um dia estar.

Comentário de Adam Clarke

Deixe-a em paz: contra o dia do meu enterro, ela manteve isso – Vários MSS. e as versões têm a seguinte redação : – ?fe? a?t??, ??a e?? t?? ?µe?a?t?? e?taf?asµ?? µ?? t???s? – Deixe-a em paz, para que ela possa mantê-la no dia do meu embalsamamento. Esta é a leitura do BDLQ, quatro outros, árabe, copta, etíope, armênio, mais tarde siríaco na margem, eslavo, vulgata, todos os itala, exceto um; Nonnus, Ambrosius, Gaudentius e Augustin. Essa leitura, que tem a aprovação de Mill, Bengel, Griesbach, Pearce e outros, sugere que apenas uma parte da pomada foi usada e que o restante foi mantido até o momento em que as mulheres vieram embalsamar o corpo de Jesus : Lucas 24: 1 . Veja as notas em Mateus 26:12 , Mateus 26:13 .

Comentário de Thomas Coke

João 12: 7 . Contra o dia do meu enterro, etc. – Os judeus primeiro lavaram o corpo todo com água, depois que ele foi deitado, Atos 9:37 e depois o ungiram com especiarias ou odores líquidos , como aparece neste pedido de desculpas que nosso Senhor faz para Maria; para obter a importação completa, consulte a nota em Mateus 26:10 .

Comentário de John Wesley

Então disse Jesus: Deixa-a em paz; contra o dia do meu sepultamento ela manteve isso.

Contra o dia do meu enterro – Que agora se aproxima.

Referências Cruzadas

Salmos 109:31 – pois ele se põe ao lado do pobre para salvá-lo daqueles que o condenam.

Zacarias 3:2 – O anjo do Senhor disse a Satanás: “O Senhor o repreenda, Satanás! O Senhor que escolheu Jerusalém o repreenda! Este homem não parece um tição tirado do fogo? “

Mateus 26:10 – Percebendo isso, Jesus lhes disse: “Por que vocês estão perturbando essa mulher? Ela praticou uma boa ação para comigo.

Mateus 26:12 – Quando derramou este perfume sobre o meu corpo, ela o fez a fim de me preparar para o sepultamento.

Mateus 27:57 – Ao cair da tarde chegou um homem rico, de Arimatéia, chamado José, que se tornara discípulo de Jesus.

Marcos 14:6 – “Deixem-na em paz”, disse Jesus. “Por que a estão perturbando? Ela praticou uma boa ação para comigo.

Marcos 15:42 – Era o Dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado. Ao cair da tarde,

Lucas 23:50 – Havia um homem chamado José, membro do Conselho, homem bom e justo,

João 19:38 – Depois disso José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus. José era discípulo de Jesus, mas o era secretamente, porque tinha medo dos judeus. Com a permissão de Pilatos, veio e levou embora o corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *