Estudo de Atos 5:10 – Comentado e Explicado

Imediatamente caiu aos seus pés e expirou. Entrando aqueles moços, acharam-na morta. Levaram-na para fora e a enterraram junto do seu marido.
Atos 5:10

Comentário de E.W. Bullinger

imediatamente. Grego. paraquedas. Veja nota em Atos 3: 7 .

às. Grego. para, como em Atos 5: 2 , mas os textos são profissionais.

cedeu o fantasma. O mesmo que em Atos 5: 5 .

homens jovens. App-108.

morto. App-139.

por. App-104.

Comentário de Adam Clarke

Produziu o fantasma – Veja Atos 5: 5 . Não foi pelas palavras de Pedro, nem pelas orações de Pedro, nem pela vergonha, nem pelo remorso que esse par culpado morreu, mas por um julgamento imediato de Deus. A questão da salvação de Ananias e Safira não foi um pouco agitada; e muitos parecem inclinados a esperar que, embora seu pecado tenha sido punido por essa terrível demonstração do julgamento divino, a misericórdia foi estendida a suas almas. Pela minha parte, acho que o pecado deles foi o que o apóstolo, 1 João 5:16 , chama de pecado à morte; um pecado que deve ser punido com a morte temporal, ou a morte do corpo, enquanto a misericórdia era estendida à alma. Era correto nesse estado infantil da Igreja demonstrar o desagrado de Deus contra o engano, a fraude e a hipocrisia: se esse par culpado tivesse permissão de viver depois de ter cometido esse mal, esse sofrimento seria infalivelmente abusado por outros; e, em vez de levar aqueles que pecaram ao arrependimento, poderia tê-los levado à dureza de coração, fazendo-os presumir a misericórdia de Deus. Que a hipocrisia pode ter medo de mostrar seu rosto, Deus faz desses dois um exemplo de sua justiça; mas, por não terem a trégua comum, podemos presumir que Deus lhes concedeu misericórdia, embora seja quase cortado no ato do pecado. O caso deles, no entanto, não pode se tornar um precedente, permitindo que tenham recebido misericórdia; porque aqueles que viram neste caso a severidade de Deus devem esperar muito castigo mais severo, se, com um exemplo desse tipo diante de seus olhos, deveriam presumir a misericórdia de seu Criador: isso seria fazer o mal para que o bem viesse, e o perdição de tal seria justa.

Comentário de John Wesley

Então ela caiu logo aos pés dele, e cedeu o fantasma; e os jovens entraram e a encontraram morta, e, levando-a adiante, a sepultaram pelo marido.

A Igreja – Esta é a primeira vez que é mencionada: e aqui está um espécime nativo de uma Igreja do Novo Testamento; que é uma companhia de homens, chamada pelo Evangelho, enxertada em Cristo pelo batismo, animada pelo amor, unida por todo tipo de comunhão e disciplinada pela morte de Ananias e Safira.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 5:5 – Ouvindo isso, Ananias caiu e morreu. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *