Como confiar em Deus quando o dinheiro parece escasso

O dinheiro parece ser um tópico comum em muitas conversas nos Estados Unidos hoje. Nossa economia está sofrendo e, portanto, muitas pessoas estão sofrendo financeiramente também.

Como cristãos, sabemos que Deus é nossa fonte de segurança, não a economia. No entanto, muitos cristãos descobriram que suas finanças também foram afetadas negativamente como um subproduto da economia negativa. Então, como podemos confiar em Deus em meio a cortes salariais, demissões, contas crescentes e valores de casas em declínio em nossas próprias vidas? Como mantemos nossa fé forte em meio a problemas financeiros? Aqui estão algumas maneiras que Deus nos mostra em Sua Palavra para manter nossa fé forte.

Cuidado com o foco


A maior coisa que me ajudou nos últimos tempos de problemas financeiros foi focar na coisa certa, que não são as circunstâncias, mas sim Deus e o que Ele está fazendo em mim.  2 Coríntios 4:18 diz: “Assim, fixamos os olhos não no que se vê, mas no que não se vê. Pois o que se vê é temporário, mas o que não se vê é eterno”. 

Percebi que nossas circunstâncias são temporárias, mas nossa fé e confiança em Deus são eternas. Eu vi a renda crescer e diminuir na minha família nos últimos anos, e percebi que não posso contar com essa renda – Deus é a única coisa que realmente permanece constante. 

Também percebi que realmente não deixei minha fé crescer durante os tempos anteriores de problemas financeiros, como evidenciado pelo fato de que me preocupo toda vez que a renda cai novamente. Desta vez, decidi me concentrar em como nossa situação atual pode me ajudar a me aproximar de Deus, porque isso é tudo o que realmente importa. Afinal, Deus sabia que isso iria acontecer e Ele sabe quando vai acabar. E mesmo que eu não saiba quando isso vai acabar, quando isso for, eu quero estar mais forte na fé e mais perto de Deus como resultado da situação. 

Uma vez que mudamos nosso foco para o que realmente importa, a situação temporária não parece tão ruim porque percebemos que é apenas dinheiro.

Tenha uma atitude alegre

Se deixarmos que nossas circunstâncias nos deixem de mau humor, não será divertido estar por perto! Quando eu descobri recentemente sobre um grande revés financeiro na minha família, eu me tornei um enorme azedo! Eu estava triste e deprimido, e queria comer muito sorvete. Não só não era divertido estar por perto, como também derrubei meu marido. Fiquei tão triste que nem queria ler minha Bíblia porque não queria me sentir melhor. Eu queria chafurdar na minha tristeza (já estive lá?)

Mas na manhã seguinte ao revés, decidi que deveria ler minha Bíblia porque as festas de piedade envelhecem depois de um tempo. O capítulo que eu estava lendo naquele dia era Filipenses 4 , que era exatamente o que eu precisava. No início do capítulo, li o versículo 4: “Alegrai-vos sempre no Senhor, novamente digo, alegrai-vos”. Deus poderia muito bem ter descido do céu e escrito isso para mim pessoalmente naquele dia! Esse versículo não apenas melhorou meu humor, mas me ajudou a aplicar esses próximos pontos. 

Seja grato!


Não importa o que temos, é tão fácil reclamar do que não temos. Se pararmos de nos concentrar tanto no que não temos, podemos ver as bênçãos de tudo o que temos, como família, amigos, igreja e até as coisas físicas com as quais Deus nos abençoou anteriormente. Paulo nos lembra em Filipenses que a oração com ação de graças é a chave para eliminar nossa preocupação e ansiedade . “Não se preocupe nem tenha ansiedade por nada, mas em todas as circunstâncias e em tudo, pela oração e súplica, com ação de graças, continue a fazer conhecer suas necessidades a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus” Filipenses 4:6 .

Não deixe de dar!


Quando não somos gratos pelo que temos, muitas vezes paramos de doar para nossa igreja e outras instituições de caridade quando o dinheiro está curto. Na realidade, a generosidade é o que abre nossas vidas para as bênçãos de Deus. Certa vez, ouvi um pastor dizer que se Deus pode obter dinheiro através de você, ele o receberá. Como cristãos, somos abençoados por ser uma bênção, mas se acumularmos todo o dinheiro que temos porque tememos não ter o suficiente, então não somos uma bênção.  

Faça o que puder e confie que Deus fará o resto


Ter fé que Deus suprirá nossas necessidades é extremamente importante, mas Deus nunca prometeu suprir nossos desejos exatamente quando queremos. Só porque Deus proverá durante uma época em que o dinheiro é escasso não significa que devemos gastá-lo da mesma maneira que fazíamos quando o dinheiro era abundante. 

Além de acreditar no aumento, há coisas práticas que podemos fazer também. Quando o dinheiro está curto em nossa família, deixamos de comer fora e comprar roupas extras e eletrônicos que não precisamos. Somos criativos e encontramos maneiras mais baratas de nos divertir e aproveitar a vida. Se as coisas ficarem muito apertadas, você pode cancelar assinaturas de TV a cabo ou de revistas ou outros custos mensais desnecessários. Esses cortes ajudarão o dinheiro que você tem a ir mais longe e talvez até lhe dê mais tempo de qualidade para passar com sua família.  

Deus é cheio de sabedoria, e Ele quer nos dar essa sabedoria ( Tiago 1:5), mas precisamos ter certeza de ouvir a sabedoria de Deus e prestar atenção ao que Ele diz para melhorar nossa situação financeira. Deus pode providenciar um novo emprego para você, mas provavelmente Ele não o deixará cair no seu colo enquanto você estiver assistindo TV. Precisamos fazer o trabalho de procurar emprego, enviar currículos, esforçar-se e, da parte de Deus, Ele nos dará o favor, mas temos que dar o primeiro passo.

Não


dê desculpas Deus não dá desculpas, então você também não deveria. Quando nos dizem que Deus proverá para nós, às vezes respondemos com: “Sim, mas…” Deus sempre superará nossas desculpas (nada supera “Sim, mas a cruz”). 

Eu estava conversando com uma amiga recentemente que tinha acabado de descobrir que ela seria demitida. Lembrei-lhe que Deus esteve lá para ela no passado e nunca a decepcionou, e isso não seria diferente. Ela respondeu dizendo: “Sim, mas isso é uma grande coisa”. Eu respondi (com sarcasmo), “Ah, sim, você está certo. Isso é grande demais para Deus. Ele fez o mundo em seis dias, mas não será capaz de sustentar você nesta situação.” No fundo, ela sabe que Deus é grande o suficiente para sua situação, mas deixou sua preocupação transparecer em suas palavras. 

Muitos cristãos realmente acreditam que sua situação é muito difícil para Deus, ou que Ele não quer ajudá-los. Em Mateus 8:2-3 , um homem com lepra pediu a Jesus que o curasse se ele quisesse. Ele sabia que Jesus era capaz , mas não tinha certeza se estava disposto. Jesus lhe disse que estava disposto, e ele curou o homem. Se Jesus não estivesse disposto a nos ajudar com todas as nossas necessidades, Ele não teria morrido na cruz por nós. 

Não compartilho esses princípios para lhe dar respostas prontas para os problemas da vida. Eu tive que aplicar todos esses princípios em minha vida recentemente devido a uma dispensa de trabalho para mim.

Paul disse que aprendeu a se contentar se tivesse muito dinheiro e recursos ou se o dinheiro fosse escasso. Ele aprendeu isso confiando na força de Deus ( Filipenses 4:11-13 ). Haverá momentos de excesso e momentos de necessidade em nossas vidas e como não podemos levar dinheiro e posses conosco quando formos para o céu, a única coisa que temos que carregar nesta vida e na próxima é nossa fé e relacionamento com Deus. Além disso, lembre-se de que Deus promete não apenas suprir todas as nossas necessidades, mas fazê-lo liberalmente ( Filipenses 4:19 ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *