Como posso conhecer a Deus?

Se você está se perguntando: “Como posso conhecer a Deus”, aqui estão três respostas diferentes que você poderá ouvir: 

1. “Não podemos conhecer a Deus.” 

Esta é a posição de muitas pessoas hoje. Se você olhar para qualquer uma das pesquisas religiosas recentes, fica claro que o  desconhecimento está aumentando. Essa pode muito bem ser a sua posição também: você não se sente capaz de se comprometer com uma firme confissão de fé, mas por outro lado você não gostaria de dizer que é ateu, então você diz: “Eu não saber.”

Alguns de nós falaremos com um amigo, colega ou vizinho que não  sabemos . Eles perguntam o que você fez no fim de semana e você menciona que estava na igreja. Eles dizem: “Isso é ótimo se você achar útil, mas sou agnóstico quando se trata dessas coisas”. 

Você poderia dizer a eles: “Bem, posso entender por que você pensaria isso. Diz na Bíblia: “Ninguém jamais viu a Deus” (João 1:18). Então, como algum de nós poderia saber? Mas você já considerou a segunda metade deste versículo? Diz que Deus, o único, O tornou conhecido!”

João está lhe dizendo que se você conhecer Jesus Cristo, você realmente conhecerá o Deus vivo, que ninguém jamais viu. O Evangelho de João foi escrito para que vocês saibam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenham vida em Seu nome ( João 20:31 ). 

2. “Todos nós conhecemos a Deus.” 

Esta resposta é surpreendentemente (e perturbadoramente) comum entre os evangélicos. Os cristãos evangélicos há muito falam sobre passar  momentos tranquilos . Um momento de silêncio é uma coisa excelente, e espero que você tenha se comprometido a ter momentos de silêncio regularmente. Mas minha pergunta é: “O que você vai fazer nesse tempo?” 

No passado, o que os evangélicos queriam dizer quando falavam sobre ter um momento de silêncio era um momento regular de leitura da Bíblia e oração. Os cristãos ao longo dos séculos acreditaram corretamente que Deus fala conosco através da Bíblia e que falamos com Ele através da oração. Mas à medida que grande parte da igreja se afastou das Escrituras, muitas pessoas se agarraram à ideia de que podemos ouvir a Deus simplesmente ficando quietos.

Tornou-se comum entre os cristãos pensar que ouvir a Deus significa ficar quieto e ouvir o próprio coração. Mas aqui está o problema: Deus diz: “Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos” (Isaías 55:8). 

Se você acredita que ouve a Deus ouvindo o seu próprio coração, então o que você fez? Você colocou seu próprio coração no lugar de Deus. Se você fizer do seu coração um ídolo, isso inevitavelmente o levará a uma vida de seguir os impulsos do seu próprio coração. E quem sabe aonde isso o levará? 

O Evangelho de João não diz: “No princípio eram os nossos corações, e os nossos corações estavam com Deus, e os nossos corações eram Deus”. Diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus… O Verbo se fez carne, e deu a conhecer o Pai”. 

É por isso que a Bíblia diz que a “entrada” da Palavra de Deus dá luz (Salmo 119:130, KJV). Não temos acesso a Deus por nenhum outro meio, exceto pela Palavra de Deus. Você não conhecerá a Deus refletindo sobre seus próprios pensamentos e sentimentos no sofá com alguma música cristã tocando ao fundo. Você ouve a Deus com uma Bíblia aberta!

3. “Jesus Cristo conhece a Deus.” 

Ninguém jamais viu Deus; o único Deus, que está ao lado do Pai, ele o deu a conhecer. (João 1:18) 

A. Ninguém está ao lado do Senhor Jesus Cristo.

Sobre quem mais poderia ser dito que ele ou ela é o Filho de Deus eterno, pessoal, divino, criador, vivificante e encarnado? Ninguém mais está ao lado Dele. 

Quem mais poderia nos dizer: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6)? Tenha certeza disto: você não encontrará um caminho mais elevado do que o que encontra em Jesus Cristo. Você não encontrará uma verdade mais confiável do que a que encontra em Cristo. Você não encontrará uma vida melhor do que a que encontra nele. 

B. Ninguém mais irá além de Jesus Cristo.

Vivemos no mundo das atualizações, onde cada produto eventualmente se torna obsoleto à medida que avançamos para o próximo modelo. Ninguém nunca atualiza Jesus Cristo! Ninguém jamais foi além de Jesus Cristo, e ninguém jamais irá – neste mundo ou mesmo no mundo vindouro. 

Um homem chamado HR Mackintosh escreveu isto sobre Jesus: “Nunca em qualquer experiência de Deus aqui ou no futuro, você ou eu encontraremos algo que já não esteja lá para nós em Jesus Cristo, a Palavra que se fez carne”.

No final da Bíblia, João, que escreveu este Evangelho, teve um vislumbre do céu, uma visão do futuro. Ele viu o povo de Deus reunido com grande alegria na presença do Senhor, com toda lágrima enxugada de seus olhos, e disse: “O Cordeiro que está no meio do trono será o seu pastor, e ele os guiará até fontes de água”. água viva” (Apocalipse 7:17). 

Quando os pais levam os filhos a um parque temático, o instinto das crianças quando chegam é sair correndo e explorar os brinquedos – os balanços, os escorregadores ou qualquer outra coisa que possa estar lá. O céu não será assim. 

Quando o povo de Deus está na Sua presença, não é que seja recebido por Jesus Cristo e depois saia correndo para explorar o playground celestial. Jesus Cristo é a alegria do seu povo no céu. Ele é o centro de tudo. Eles nunca vão além Dele. Tudo o que o povo de Deus desfruta para sempre vem dele, e nenhuma alegria é deles sem Ele.  

Não há alegria maior do que encontrar e conhecer Jesus. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *