Consequências do pecado perdoado

Fui novamente vencido pela história do pecado de Davi contra Urias (assassinato) e Bate-Seba (adultério) e a resposta de Deus em 2 Samuel 11-12 . Davi reconhece que aquele que fez tal coisa merece morrer (12:5). Mas no final Natã diz: “Também o Senhor tirou o seu pecado; não morrereis” (12:13).

Mas, embora o pecado seja removido e a sentença de morte removida, Natã diz: “Porém, porque por este ato desprezaste totalmente o Senhor, o filho que te nasceu morrerá ” (12:14). Apesar do perdão, alguma “penalidade” pelo pecado permanece. Coloco “penalidade” entre aspas porque acho que devemos distinguir as consequências do pecado perdoado (v. 13) das consequências do pecado não perdoado. Estes últimos são propriamente chamados de penalidades. O primeiro provavelmente deveríamos chamar de “consequências disciplinares”.

Ou seja, eles estão relacionados ao pecado e refletem o desagrado de Deus pelo pecado, mas seu objetivo não é a justiça retributiva. Eles não fazem parte da condenação. O objetivo das consequências do pecado perdoado não é acertar as contas exigidas pela justiça retributiva.

É para isso que serve o inferno. Há um julgamento cujo propósito é reivindicar o certo pagando o errado, estabelecendo assim a equidade no reino da justiça de Deus. Isso é feito na cruz para aqueles que estão em Cristo e é feito no inferno para aqueles que não estão.

Mas o objetivo das consequências enviadas por Deus do pecado perdoado não é acertar as contas exigidas pela justiça retributiva. O objetivo das conseqüências enviadas por Deus do pecado perdoado são (1) demonstrar o grande mal do pecado, (2) mostrar que Deus não considera o pecado levianamente mesmo quando deixa de lado seu castigo, (3) humilhar e santificar o pecador perdoado.

Assim, Hebreus 12:6 ensina que “o Senhor corrige a quem ama , e castiga a todo filho a quem recebe ”.

Isso é imensamente importante para ensinar em um dia em que há um desequilíbrio de ênfase na ternura perdoadora do Pai com a exclusão da dureza perdoadora do Pai. Assim, muitas pessoas não têm categorias para lidar com as consequências dos pecados em suas vidas, exceto para se tornarem menos bíblicas e centradas em Deus em sua interpretação da vida.

Pelo poder da verdade e do Espírito, devemos aprender a deleitar-nos com a graça de Deus, o perdão dos pecados, a esperança da glória, a alegria do Senhor, ao mesmo tempo em que podemos estar sofrendo as consequências do pecado perdoado . . Não devemos igualar o perdão com a ausência de impacto doloroso. A vida de Davi é uma ilustração vívida dessa verdade. Que Deus nos dê a graça de aprendê-la e vivê-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *