Deus simplesmente me tolera?

Tenho alguns amigos próximos na igreja que são avós. Para eles, o clichê é verdadeiro: eles estão maravilhados com os netos!

Meus amigos moveriam montanhas para passar mais tempo com os netos. Eles absorvem cada momento de cada visita e antecipam a próxima. Eles se deliciam com os netos.

Algo que nos encanta faz mais do que nos deixar momentaneamente felizes. Isso mexe com nossos corações, e as ondas espalham leveza por nossos corpos. Você pode se deliciar com um lugar favorito, um amigo querido ou um livro ou filme precioso.

Você já pensou no que agrada a Deus? A Bíblia fornece uma resposta surpreendente.

O Ungido

Nossa resposta vem do livro de Isaías. Além do próprio Senhor, os personagens principais de Isaías são o Rei que vem, o Servo que vem e o Ungido que vem (o Messias). Vemos pedaços da missão de Jesus em cada uma dessas figuras proféticas.

No final de Isaías 61, o Ungido se alegra com a tarefa que lhe foi proposta (v. 10). Ele está vestido com “vestes de salvação” da mesma forma que um casal se prepara para o casamento. Estas roupas marcam o Messias por seu trabalho importante.

Não é nenhum segredo – a tarefa do Ungido é a salvação do povo de Deus (61:1) e a glória do nome de Deus (61:3). Tão certo quanto a terra produz plantas, Deus garante que a missão do Messias terá sucesso (61:11).

Apesar da promessa de Deus, o Ungido não é passivo. Ele é determinado, zeloso e vocal para que a justiça e a glória do povo de Deus sejam exibidas diante de todas as nações e reis (62:1–2).

Delícia de Deus

Os resultados do trabalho do Ungido são surpreendentes e transformadores:

As nações verão a tua justiça,

e todos os reis a sua glória,

e você será chamado por um novo nome

que a boca do Senhor dará.

Você será uma coroa de beleza nas mãos do Senhor,

e um diadema real na mão do teu Deus.

Você não será mais chamado de Abandonado,

e sua terra não será mais chamada de Desolada,

mas você será chamado Meu deleite está nela,

e sua terra Casada;

porque o Senhor se agrada de você,

e sua terra será casada.

Pois assim como um jovem se casa com uma jovem,

assim seus filhos se casarão com você,

e como o noivo se alegra com a noiva,

assim o seu Deus se alegrará em você. (Isaías 61:2–5)

O povo de Deus será uma “coroa de beleza” em suas mãos (v. 3). A coroa de um rei é o sinal físico de sua posição e glória real. Surpreendentemente, o povo de Deus é um sinal da sua realeza e uma prova de que ele é glorioso. É difícil acreditar quando olhamos ao redor (ou no espelho), mas Deus diz que assim será.

Talvez ainda mais dramático seja a mudança de nome nos versículos 2 e 4. O povo passará de “abandonado” para “nela está o meu prazer”, e a terra passará de “desolada” para “casada”. Por que a mudança? Será por causa de todo o bem que o povo fez, de todo o rendimento que a terra produziu? Não dificilmente.

Deus muda o nome do povo por uma razão simples e profunda: amor. “Porque o Senhor se agrada de ti” (v. 4). Para destacar isso com cores mais vivas, Isaías escreve que Deus se alegrará com seu povo como um noivo se alegra com sua noiva (v. 5).

O que foi previsto há muito tempo é a nossa realidade agora. Que realidade!

Raramente imagino Deus se regozijando por mim. Acho que ele ocasionalmente me desaprova e que na maioria das vezes me tolera. Posso estar convencido de que às vezes ele me ama. Mas deliciar-se comigo? Isso parece muito estranho, fantástico demais para acreditar. Mas é verdade!

Para Isaías, as boas novas nunca foram apenas para Israel. Deus está ansioso para que outros se juntem à sua família; Israel deve “preparar o caminho” e “construir a estrada” (v. 10). As referências ao “povo” e aos “povos” (v. 10) mostram como Deus acolhe tanto israelitas como gentios na sua cidade santa. Todos serão chamados “Povo Santo, Remidos do Senhor” (v. 12).

No final deste capítulo, Deus envolve todo o seu povo, dando-lhes o mesmo nome. Em uma referência ao versículo 4, elas serão chamadas de “Uma cidade não abandonada” (v. 12). O Senhor deleita-se com o seu povo, e o seu novo nome reflecte o seu amor permanente e respaldado por promessas.

O Abandonado

É difícil ler esta passagem sem pensar sobre esta mudança dramática. Por que o povo não será mais abandonado?

Durante muitos anos e de muitas maneiras, Israel pecou contra Deus. Embora Deus tenha se afastado deles por um tempo, a promessa de sua aliança pulsou no pano de fundo da história. Através do seu Ungido, Deus cumpriria esta promessa no auge da sua justiça e misericórdia.

Deus se deleitou em seu Filho, mas na hora de maior necessidade, o Pai se afastou. Jesus sentiu esse abandono como uma faca quente rasgando sua alma. Na cruz, ele gritou: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mateus 27:46)

Merecemos ser abandonados. Mas o nosso nome não é mais “abandonado” porque Jesus foi abandonado por nós. Deus se deleita em nós porque seu Filho – aquele em quem ele mais se deleitava – tornou-se pecado por nós (2 Coríntios 5:21).

Os amados

Que diferença faria se absorvêssemos essas verdades em nossos ossos? Como nossas vidas mudariam se tivéssemos certeza do deleite de Deus em nós?

Duas aplicações vêm à mente.

Primeiro, estaríamos mais dispostos a assumir riscos motivados pelo evangelho . Se o deleite do nosso Pai celestial estiver garantido, então o dano potencial à nossa reputação ou às nossas redes sociais não será assustador. Se Deus sorri, podemos ignorar as carrancas dos outros.

Também estaríamos mais propensos a confiar em Deus em tempos incertos . Deus não é apenas soberano e sábio, mas é bom e amoroso. Mesmo que não consigamos ligar os pontos entre as nossas circunstâncias e as intenções de Deus, podemos ter a certeza de que existe uma linha reta entre o seu coração e a sua providência nas nossas vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *