Estudo de 2 Samuel 15:25 – Comentado e Explicado

Disse então o rei a Sadoc: Reconduz a arca de Deus à cidade. Se eu achar graça aos olhos do Senhor, ele me reconduzirá e me fará revê-la, bem como o lugar de sua habitação.
2 Samuel 15:25

Comentário de Thomas Coke

2 Samuel 15: 25-27 . O rei disse: – Leve a arca de Deus Davi enviou de volta os sumos sacerdotes, sabendo que o caráter deles era sagrado demais para sofrer qualquer violência do usurpador, embora ele soubesse a fidelidade deles; e, de resto, ele se submeteu totalmente à disposição divina. Ele rogou a Deus, como Alexander Severus disse a seus soldados que um homem generoso e sábio deveria, orando pelas melhores coisas e suportando o que deveria ser falso. Davi viu claramente que Deus havia levantado essa guerra contra ele, punindo sua culpa; que Deus havia levantado esse mal para ele fora de sua própria casa: acho que agora o ouço recebendo a mesma lamentação que Afonso, o sábio, rei de Arragão, depois fez em uma ocasião semelhante: “Não me pergunto tanto na ingratidão do meu povo por mim, como por minha conta de DEUS. ” Nesse espírito de humilhação, Davi não pretendia ter a arca, o símbolo da presença divina, levada diante dele na guerra: essa era uma honra da qual ele se considerava totalmente indigno; e, portanto, referindo-se a si mesmo e a seus assuntos com total resignação à disposição da Divina Providência, mandou Zadok e Abiathar de volta à cidade com a arca. Quando Davi deu as razões relacionadas a si mesmo, por que ele não levaria a arca à sua frente no campo, ele acrescentou um motivo pessoal a Zadoque : Você não é um vidente? Volte em paz. Deveria parecer daí que Zadoque era um profeta: no entanto, como sacerdote, ele era um professor; e, como tal, obrigado a permanecer com seu povo nas maiores exigências, e instruí-lo em seu dever; além disso, permanecendo cumprindo seu dever para com o povo, ele também pode fazer bons ofícios ao príncipe. E, portanto, Davi combinou com Zadoque e Abiatar um método de correspondência com ele, e enviou a ele inteligência de todas as medidas dos inimigos de seus filhos, Aimaaz, filho de Zadoque, e Jônatas, filho de Abiatar.

Comentário de Joseph Benson

2 Samuel 15: 25-26 . O rei disse a Zadoque: Leve a arca de volta – Ele ordenou: 1 – Por seu cuidado e reverência pela arca, que, embora possa ser levada a um determinado lugar, ainda assim, ele pode pensar com justiça, não deve ser levado de um lugar para outro, ele não sabia para onde. E, 2d, para que, se ele o tivesse levado a toda parte, ele parecesse confiar naquilo que era apenas o sinal da presença de Deus, mais do que ele confiava no próprio Deus, que o preservara na perseguição a Saul, quando ele não tinha a arca com ele. Mas ele não estava expondo os sacerdotes à violência do usurpador, enviando-os de volta a Jerusalém; especialmente porque acabavam de dar provas de sua fidelidade ao rei? Para isso, pode-se responder que Davi esperava que a sacralidade de seu caráter fosse uma segurança para eles contra toda a violência. Se eu achar graça aos olhos do Senhor, etc. – Se ele tiver o prazer de perdoar os pecados pelos quais agora está justamente, embora tão severamente, me castigando. Ele me trará novamente, e me mostrará isso e sua habitação – Me restaurará para o desfrute dos privilégios de sua casa e das ordenanças de sua adoração, que considerarei uma das maiores evidências da volta de seu favor. , e uma das maiores bênçãos que sua bondade pode me conferir, ainda maior do que ser restaurada em meu palácio e trono. Mas se ele disser, não tenho prazer em ti – não te receberei a meu favor, nem te restaurarei no teu trono e cidade, e no gozo das minhas ordenanças. Aqui estou eu – Pronto para obedecê-lo e me submeter à sua vontade e prazer a meu respeito. Davi viu claramente que Deus, de acordo com sua ameaça, havia levantado esse mal para ele fora de sua própria casa, e o estava punindo por seus pecados, e ele recebe o castigo com resignação. “Imagino”, diz o Dr. Delaney, “agora o ouço recebendo a mesma lamentação que Afonso, o Sábio, rei de Arragão, depois fez em uma ocasião semelhante: ‘Não me pergunto tanto pela ingratidão do meu povo quanto a mim. por minha conta a Deus. Portanto, neste espírito de humilhação, Davi não pretenderia ter a arca, o símbolo da presença divina levada diante dele naquela guerra: essa era uma honra da qual ele se considerava totalmente indigno. E, portanto, referindo-se a si mesmo e a seus assuntos à disposição da Divina Providência, ele mandou Zadok e Abiathar de volta à cidade com a arca. ” Que ele faça comigo o que lhe parecer bom – não tenho nada para objetar; está tudo bem que Deus faz. Assim, devemos alegremente concordar com a vontade de Deus, o que quer que nos aconteça. E para não reclamarmos do que é, vejamos a mão de Deus em todos os eventos. E para que não tenhamos medo do que será, vamos ver todos os eventos na mão de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

se eu achar graça, etc. ; Psalms 41:11 ; Psalms 86:2 (marg). Acts 7:46 . A graça de Deus é a base de todas as bênçãos. Compare Números 14: 8. Deuteronômio 10:15 . Deuteronômio 22:20 . 1 Reis 10: 9. 2 Crônicas 9: 8. Salmos 18:19 ; Salmos 41:11 ; Salmos 86: 2 (marg.) Atos 7:46 .

Comentário de Adam Clarke

Leve a arca de volta – Davi mostra aqui grande confiança em Deus e grande humildade. A arca era preciosa demais para ser exposta aos perigos de suas migrações; ele sabia que Deus o restauraria se deleitasse com ele, e ele não estava disposto a levar da cidade de Deus aquilo sem o qual o culto público não poderia ser realizado. Ele sentiu, portanto, mais por esse culto público e pela honra de Deus, do que por sua própria segurança pessoal.

Comentário de John Wesley

E o rei disse a Zadoque: Leva a arca de Deus para a cidade; se eu achar graça aos olhos do Senhor, ele me trará de novo, e me mostrará a ela e a sua habitação.

Leve de volta – Fora do cuidado e reverência à arca, que, embora possa ser transportada para um determinado local; todavia, ele poderia pensar, inadequadamente, carregá-lo de um lugar para outro que não conhecia para onde, e por respeito aos sacerdotes, os quais, por esse meio, ele achava que deveria expor à fúria de Absalão, como ele os expusera antes. A fúria de Saul.

Habitação – Ou seja, o tabernáculo que Davi recentemente construíra para ela, cap. 6: 17, no qual habitualmente a arca e Deus, por meio deste, habitavam.

Referências Cruzadas

1 Samuel 4:3 – Então mandaram trazer de Siló a arca da aliança do Senhor dos Exércitos, que tem o seu trono entre os querubins. E os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, acompanharam a arca da aliança de Deus.

2 Samuel 6:17 – Eles trouxeram a arca do Senhor e a colocaram na tenda que Davi lhe havia preparado; e Davi ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão perante o Senhor.

2 Samuel 7:2 – Certo dia ele disse ao profeta Natã: “Aqui estou eu, morando num palácio de cedro, enquanto a arca do Senhor permanece numa simples tenda”.

2 Samuel 12:10 – Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher’.

Salmos 26:8 – Eu amo, Senhor, o lugar da tua habitação, onde a tua glória habita.

Salmos 27:4 – Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.

Salmos 42:1 – Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.

Salmos 43:3 – Envia a tua luz e a tua verdade; elas me guiarão e me levarão ao teu santo monte, ao lugar onde habitas.

Salmos 63:1 – Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água.

Salmos 84:1 – Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos!

Salmos 84:10 – Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios.

Salmos 122:1 – Alegrei-me com os que me disseram: “Vamos à casa do Senhor! “

Salmos 122:9 – Em favor da casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o seu bem.

Isaías 38:22 – Ezequias tinha perguntado: “Qual será o sinal de que subirei ao templo do Senhor? “

Jeremias 7:4 – Não confiem em palavras enganosas: “Este é o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor! “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *