Estudo de Amós 8:7 – Comentado e Explicado

O Senhor jurou pelo orgulho de Jacó: não esquecerei jamais nenhum de seus atos.
Amós 8:7

Comentário de Albert Barnes

Pela excelência de Jacó – isto é, por Ele mesmo que era sua Glória, como Samuel o chama de “a Força” 1 Samuel 15:29 ou a Glória de Israel. Amós havia dito antes: “Deus jurou por Sua Santidade” e “por Ele Mesmo” ou “Sua alma”. Agora, da mesma maneira, Ele promete que a Glória com a qual se tornou a Glória do Seu povo. Ele os lembra, quem era a única fonte de sua glória; não seus bezerros, mas Ele mesmo, seu Criador; e que Ele não esqueceria suas obras. “Não esquecerei nenhum”, literalmente, “todos”; como Davi e Paulo dizem: “toda a carne”, todos os homens vivos “não serão justificados”, isto é, ninguém, ninguém, nem o todo nem nenhuma das suas partes. Amós traz à mente todas as suas ações e depois diz de todos e de cada um: o Senhor não os esquecerá. Deus deve deixar de ser Deus, se Ele não fez o que desejava, punir os opressores e fraudadores dos pobres.

Comentário de Thomas Coke

Amós 8: 7 . Jurou pela excelência de Jacó Ou: “Pelos benefícios pelos quais ele havia conferido honra e privilégios distintos a Jacó e sua posteridade”. Nesse local, a excelência é tomada em um bom sentido; como se o Senhor tivesse dito: “Como fiz com que os filhos de Jacó fossem abundantes em glória e honra, também não esquecerei os crimes deles”.

Comentário de Joseph Benson

Amós 8: 7 . O Senhor jurou pela excelência de Jacó – isto é, por ele mesmo; Certamente nunca esquecerei nenhuma de suas obras – diz-se que Deus se lembra dos pecados dos homens quando os pune. Podemos aprender com esta passagem, e muitas outras nas Escrituras, que por mais que os homens pensem nela, Deus toma especial atenção e certamente punirá todas as extorsões e extrapolações do comércio, e mais particularmente quando elas são usadas em consideração dos pobres. Eles terão julgamento sem piedade, que não demonstraram piedade. Deve-se desejar que as pessoas sempre se considerem pais dos pobres quando lidam com eles; e melhor, dê-lhes uma medida pressionada e atropelada, do que mete-os com uma mão escassa.

Comentário de John Wesley

O Senhor jurou pela excelência de Jacó: Certamente nunca esquecerei nenhuma de suas obras.

Jurou – Sozinho.

Esquecer – Sofre para passar impune.

Comentário de Adam Clarke

Pela excelência de Jacó – Pelo estado de eminência ao qual ele havia criado os descendentes de Jacó; ou, pelo excelente Um de Jacó, isto é, Ele mesmo. O significado é: “Tão certo quanto eu te levei a tal estado de eminência, certamente o punirei na proporção de suas vantagens e crimes.”

Comentário de E.W. Bullinger

jurou, etc. Veja nota em Amós 6: 8 .

a excelência de Jacó: isto é, por si mesmo, como em Amós 6: 8 . Referência a Pentateuco ( Êxodo 15: 7 ). App-92. Compare Amós 4: 2 ; Amós 6: 8 . Oséias 5: 5 ; Oséias 7:10 .

Comentário de John Wesley

O Senhor jurou pela excelência de Jacó: Certamente nunca esquecerei nenhuma de suas obras.

Jurou – Sozinho.

Esquecer – Sofre para passar impune.

Referências Cruzadas

Exodo 17:16 – E jurou: “Pelo trono do Senhor! O Senhor fará guerra contra os amalequitas de geração em geração”.

Deuteronômio 33:26 – “Não há ninguém como o Deus de Jesurum, que cavalga os céus para ajudá-lo, e cavalga as nuvens em sua majestade!

1 Samuel 15:2 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Castigarei os amalequitas pelo que fizeram a Israel, atacando-os quando saíam do Egito.

Salmos 10:11 – Pensa consigo mesmo: “Deus se esqueceu; escondeu o rosto e nunca verá isto”.

Salmos 47:4 – e escolheu para nós a nossa herança, o orgulho de Jacó, a quem amou. Pausa

Salmos 68:34 – Proclamem o poder de Deus! Sua majestade está sobre Israel, seu poder está nas altas nuvens.

Isaías 43:25 – “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados.

Jeremias 17:1 – “O pecado de Judá está escrito com estilete de ferro, gravado com ponta de diamante, nas tábuas dos seus corações e nas pontas dos seus altares.

Jeremias 31:34 – Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior”, diz o Senhor. “Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados. “

Oséias 7:2 – mas eles não percebem que eu me lembro de todas as suas más obras. Seus pecados os envolvem; eu os vejo constantemente.

Oséias 8:13 – Eles me oferecem sacrifícios e comem a carne, mas o Senhor não se agrada deles. Doravante, ele se lembrará da impiedade deles e castigará os seus pecados: eles voltarão para o Egito.

Oséias 9:9 – Eles mergulharam na corrupção, como nos dias de Gibeá. Deus se lembrará de sua iniqüidade e os castigará por seus pecados.

Amós 6:8 – O SENHOR Soberano jurou por si mesmo! Assim declara o SENHOR, o Deus dos Exércitos: “Eu detesto o orgulho de Jacó e odeio os seus palácios; entregarei a cidade e tudo que nela existe”.

Lucas 2:32 – luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *