Estudo de Atos 12:17 – Comentado e Explicado

Ele, acenando-lhes com a mão que se calassem, contou como o Senhor o havia livrado da prisão, e disse: Comunicai-o a Tiago e aos irmãos. Em seguida, saiu dali e retirou-se para outro lugar.
Atos 12:17

Comentário de Albert Barnes

Mas ele, acenando … – Para impedir o barulho, o tumulto e o transporte que provavelmente seria produzido. Seu desejo era não que houvesse alegria clamorosa, mas que eles escutassem em silêncio o que Deus havia feito. Foi o suficiente para admirar a alma e produzir um sentimento profundo e agradecido. Um barulho pode excitar os judeus vizinhos e produzir perigo. A religião é calma e pacífica; e suas grandes cenas e entregas surpreendentes são bastante adequadas para admirar a alma a produzir contemplação calma, sóbria e agradecida, do que o barulho de regozijo e os gritos de exultação. A consciência da presença de Deus, e de seu poderoso poder, não produz desordem e tumulto arrebatadores, mas emoção santa, solene, calma, agradecida.

Vá, mostre estas coisas … – Informe-os de que sua oração é ouvida e que eles também podem se alegrar à mercê de Deus.

Para James – James, filho de Alpheus, comumente chamado de Less. Veja nota de Atos 12: 2; Atos 1:13 nota; Nota de Mateus 10: 2.

E aos irmãos – Particularmente aos outros apóstolos.

E foi para outro lugar – provavelmente um lugar de maior segurança. Para onde ele foi não é conhecido. Os papistas fingem que ele foi a Roma. Mas disso não há evidências. Ele é mencionado como em Jerusalém novamente em Atos 15 . O significado é evidentemente que ele entrou em algum lugar de aposentadoria até que o perigo passasse.

Comentário de E.W. Bullinger

acenando . Literalmente tremendo. Grego. Kataseio. Somente em Atos, aqui, At 13:16 ; Atos 19:33 ; Atos 21:40 . A ação sugeriu que ele estava com pressa e não deve ser interrompido.

mantenha a paz = fique em silêncio.

declarado . Grego. diegeomai. Veja Atos 8:33 .

teve . Omitir.

shew . O mesmo que “dito” em Atos 12:14 .

James . O irmão do Senhor. Veja Gálatas 1: 1 , Gálatas 1:19 e App-182.

outro . Grego. heteros. App-124.

Comentário de John Calvin

17. Diga a Tiago e aos irmãos: Por irmãos, eu não entendo todo aquele que era da Igreja, mas os apóstolos e anciãos. Pois, embora fosse necessário que o milagre fosse divulgado a todos, Pedro, dignamente por honra, terá seus companheiros no cargo para serem certificados. Os escritores eclesiásticos depois de Eusébio relatam que este Tiago era um dos discípulos; mas na medida em que Paulo o considera no número dos três pilares da Igreja ( Gálatas 2: 9 ), não creio que um discípulo tenha avançado para essa dignidade, e os apóstolos foram postos de lado. Portanto, prefiro conjeturar que este era Tiago, filho de Alpheus, cuja santidade era tal, que fez com que os judeus se admirassem. E há duas razões pelas quais Pedro teria essa alegre mensagem levada aos irmãos; ou seja, para que ele pudesse livrá-los daquele cuidado que os irritava; segundo, que eles possam ser encorajados com um exemplo da bondade de Deus a serem os mais ousados. Enquanto ele passa para outro lugar, acho que foi feito por essa causa, porque, na medida em que a casa era bem conhecida e famosa, porque muitos dos irmãos recorreram lá, ele poderia estar escondido em outro lugar, com menos perigo. Portanto, ele procurou um lugar que não fosse tão suspeito do inimigo, e que ele pudesse não apenas salvar a si mesmo, mas também sua anfitriã e outros.

Comentário de Adam Clarke

Declarado – como o Senhor o havia tirado da prisão – Ele ainda persistia na crença de que sua libertação era puramente sobrenatural. Parece que alguns críticos modernos poderiam tê-lo informado de seu erro. Veja Atos 12:11 .

Mostre essas coisas a Tiago e aos irmãos – Ou seja, em uma palavra, mostre-as à Igreja, na cabeça da qual, sem dúvida, James era; como podemos entender claramente pela parte que ele assumiu no famoso concílio realizado em Jerusalém, em relação a certas diferenças entre os crentes judeus e gentios. Ver Atos 15: 13-21 . Ainda não há supremacia para Peter. Aquele que era bispo ou superintendente da Igreja em Jerusalém estava certamente à frente de toda a Igreja de Deus naquele tempo; mas Tiago era então bispo ou inspetor da Igreja em Jerusalém e, consequentemente, era a única cabeça visível na Terra.

Ele partiu – para outro lugar – Alguns escritores papistas dizem que ele foi a Roma e fundou uma igreja cristã lá. Quem pode acreditar em qualquer coisa pode acreditar nisso. Para onde ele foi, não sabemos; mas é provável que ele tenha se retirado para o presente em um local de privacidade, até que o calor da investigação acabasse em relação à sua fuga da prisão; pois ele viu que Herodes estava decidido a morrer.

Comentário de Thomas Coke

Atos 12:17 . Para Tiago, Como Tiago, o irmão de João, estava morto, Atos 12: 2, a pessoa aqui mencionada, deve ter sido São Tiago Menor, filho de Alpheus, que provavelmente era o único apóstolo de Jerusalém, exceto São. Pedro. Ele era muito estimado entre os apóstolos e escreveu a epístola que leva seu nome. Os papistas dizem que São Pedro, neste momento aposentado de Jerusalém, foi a Roma, para fundar uma igreja cristã ali; mas eles dizem isso, apenas porque compreendem que é objetivo deles fazer os homens acreditarem nisso: pois eles não têm uma história antiga ou autêntica para apoiar sua afirmação de que ele foi para lá tão cedo, se é que o fez.

Comentário de John Wesley

Mas ele, acenando para eles com a mão para manter a paz, declarou-lhes como o Senhor o havia tirado da prisão. E ele disse: Ide mostrar estas coisas a Tiago e aos irmãos. E ele partiu e foi para outro lugar.

Acenando para eles – Muitos dos quais se maravilhavam, estavam conversando juntos.

E ele disse: Mostra estas coisas a Tiago – O irmão ou parente de nosso Senhor, e autor da epístola que leva seu nome. Ele parece ter sido uma pessoa de considerável peso e importância, provavelmente o superintendente principal dessa província e da Igreja em Jerusalém em particular.

Ele foi para outro lugar – onde ele poderia estar melhor escondido até que a tempestade acabasse.

Referências Cruzadas

Salmos 66:16 – Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; vou contar-lhes o que ele fez por mim.

Salmos 102:20 – para ouvir os gemidos dos prisioneiros e libertar os condenados à morte”.

Salmos 107:21 – Que eles dêem graças ao Senhor, por seu amor leal e por suas maravilhas em favor dos homens.

Salmos 116:14 – Cumprirei para com o Senhor os meus votos, na presença de todo o seu povo.

Salmos 146:7 – Ele defende a causa dos oprimidos e dá alimento aos famintos. O Senhor liberta os presos,

Mateus 10:23 – Quando forem perseguidos num lugar, fujam para outro. Eu lhes garanto que vocês não terão percorrido todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem.

Lucas 1:22 – Quando saiu, não conseguia falar nada; o povo percebeu então que ele tivera uma visão no santuário. Zacarias fazia sinais para eles, mas permanecia mudo.

João 7:1 – Depois disso Jesus percorreu a Galiléia, mantendo-se deliberadamente longe da Judéia, porque ali os judeus procuravam tirar-lhe a vida.

João 8:59 – Então eles apanharam pedras para apedrejá-lo, mas Jesus escondeu-se e saiu do templo.

João 10:40 – Então Jesus atravessou novamente o Jordão e foi para o lugar onde João batizava nos primeiros dias do seu ministério. Ali ficou,

João 11:54 – Por essa razão, Jesus não andava mais publicamente entre os judeus. Ao invés disso, retirou-se para uma região próxima do deserto, para um povoado chamado Efraim, onde ficou com os seus discípulos.

João 13:24 – Simão Pedro fez sinais para esse discípulo, como a dizer: “Pergunte-lhe a quem ele está se referindo”.

Atos dos Apóstolos 13:16 – Pondo-se de pé, Paulo fez sinal com a mão e disse: “Israelitas e gentios que temem a Deus, ouçam-me!

Atos dos Apóstolos 15:13 – Quando terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouçam-me.

Atos dos Apóstolos 16:40 – Depois de saírem da prisão, Paulo e Silas foram à casa de Lídia, onde se encontraram com os irmãos e os encorajaram. E então partiram.

Atos dos Apóstolos 19:33 – Alguns da multidão julgaram que Alexandre era a causa do tumulto, quando os judeus o empurraram para frente. Ele fez sinal pedindo silêncio, com a intenção de fazer sua defesa diante do povo.

Atos dos Apóstolos 21:18 – No dia seguinte Paulo foi conosco encontrar-se com Tiago, e todos os presbíteros estavam presentes.

Atos dos Apóstolos 21:40 – Tendo recebido permissão do comandante, Paulo levantou-se na escadaria e fez sinal à multidão. Quando todos fizeram silêncio, dirigiu-se a eles em aramaico:

1 Coríntios 15:7 – Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos;

Gálatas 1:19 – Não vi nenhum dos outros apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor.

Gálatas 2:9 – Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos.

Gálatas 2:12 – Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão.

Tiago 1:1 – Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *