Estudo de Atos 8:25 – Comentado e Explicado

Os apóstolos, depois de terem dado testemunho e anunciado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e pregavam a boa nova em muitos lugares dos samaritanos.
Atos 8:25

Comentário de Albert Barnes

Em muitas aldeias … – Eles foram primeiro diretamente para a “cidade” de Samaria. No retorno a Jerusalém, viajaram mais à vontade e pregaram nas aldeias – um bom exemplo para os ministros do evangelho e para todos os cristãos, quando viajavam de um lugar para outro. A razão pela qual eles voltaram a Jerusalém e fizeram com que sua residência permanente pudesse ter sido, que era importante dar testemunho da ressurreição de Cristo na mesma cidade onde ele havia sido crucificado e onde sua ressurreição ocorreu. Se a doutrina fosse estabelecida “lá”, seria mais fácil estabelecê-la em outro lugar.

Comentário de E.W. Bullinger

E eles. Literalmente Eles realmente, portanto.

testemunhou . Grego. diamarturomai, isto é , cumpriu seu testemunho. Compare Atos 2:40 .

pregado = falou. Grego. laleo. App-121.

pregou o evangelho em = evangelizado. Grego. euangelizo. App-121.

aldeias. Certa vez, John desejou acender fogo do céu em uma vila samaritana. Lucas 9:54 .

Comentário de John Calvin

25. E eles testemunharam. Nessas palavras, Lucas ensina que Pedro e João vieram não apenas para enriquecer os samaritanos com os dons do Espírito, mas também para estabelecê-los na que já haviam recebido, aprovando a doutrina de Filipe. Pois assim tanto a palavra testemunha a importação; como se ele dissesse, que aconteceu com o testemunho deles, que a palavra de Deus tinha autoridade plena e perfeita, e que a verdade era de força, como sendo bem testemunhada e autêntica. Não obstante, Lucas declara que eles foram fiéis testemunhas de Deus, quando ele acrescenta que eles pronunciaram a palavra de Deus. Essa era, portanto, a soma da doutrina dos apóstolos, fielmente para expressar as coisas que eles aprenderam do Senhor, e não suas próprias invenções, ou as invenções de qualquer outro homem. Ele disse que eles fizeram isso não apenas na cidade, mas também nas aldeias. Portanto, vemos que eles estavam tão inflamados para promover a glória de Cristo que, aonde quer que viessem, o tinham em sua boca. De modo que a semente da vida começou a ser semeada em toda a região, depois foi pregada na cidade. (526)

Comentário de Adam Clarke

E eles, quando pregaram, voltaram a Jerusalém. Ou seja, Pedro e João voltaram, depois de darem testemunho e confirmarem a obra que Filipe havia realizado.

Comentário de Thomas Coke

Atos 8:25 . Quando eles testemunharam, etc. – Quando prestaram seu testemunho, etc. isto é, para a verdade do evangelho. Veja em Lucas 24:48 .

Referências Cruzadas

Lucas 9:52 – E enviou mensageiros à sua frente. Indo estes, entraram num povoado samaritano para lhe fazer os preparativos;

João 15:27 – E vocês também testemunharão, pois estão comigo desde o princípio”.

Atos dos Apóstolos 1:8 – Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

Atos dos Apóstolos 18:5 – Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou exclusivamente à pregação, testemunhando aos judeus que Jesus era o Cristo.

Atos dos Apóstolos 20:21 – Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus.

Atos dos Apóstolos 26:22 – Mas tenho contado com a ajuda de Deus até o dia de hoje, e, por este motivo, estou aqui e dou testemunho tanto a gente simples como a gente importante. Não estou dizendo nada além do que os profetas e Moisés disseram que haveria de acontecer:

Atos dos Apóstolos 28:23 – Assim combinaram encontrar-se com Paulo em dia determinado, indo em grupo ainda mais numeroso ao lugar onde ele estava. Desde a manhã até à tarde ele lhes deu explicações e lhes testemunhou do Reino de Deus, procurando convencê-los a respeito de Jesus, com base na Lei de Moisés e nos Profetas.

Atos dos Apóstolos 28:28 – “Portanto, quero que saibam que esta salvação de Deus é enviada aos gentios; eles a ouvirão! “

Atos dos Apóstolos 28:31 – Pregava o Reino de Deus e ensinava a respeito do Senhor Jesus Cristo, abertamente e sem impedimento algum.

1 Pedro 5:12 – Com a ajuda de Silvano, a quem considero irmão fiel, eu lhes escrevi resumidamente, encorajando-os e testemunhando que esta é a verdadeira graça de Deus. Mantenham-se firmes na graça de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *