Estudo de Atos 8:4 – Comentado e Explicado

Os que se haviam dispersado iam por toda parte, anunciando a palavra {de Deus}.
Atos 8:4

Comentário de Albert Barnes

Foram a todos os lugares – ou seja, eles viajaram pelas várias regiões onde estavam espalhados. Em todos os lugares para onde eles vieram, eles pregaram a Palavra.

Pregar a palavra – grego: “evangelizar”, ou anunciar as boas novas da mensagem de misericórdia, ou a Palavra de Deus. Esta não é a palavra usual que é traduzida como “pregar”, mas significa simplesmente anunciar as boas novas da salvação. Não há evidência nem probabilidade de que todas essas pessoas foram “ordenadas” para pregar. Eles eram manifestamente cristãos comuns que foram dispersos pela perseguição; e o significado é que eles se comunicavam com seus companheiros de conversa onde quer que os encontrassem, e provavelmente nas sinagogas, onde todos os judeus tinham o direito de falar, as boas novas de que o Messias havia chegado. Não se diz que eles se prepararam para professores públicos, ou que administraram o batismo, ou que fundaram igrejas, mas proclamaram em todos os lugares as notícias de que um Salvador havia chegado. Seus corações estavam cheios disso. Da abundância do coração a boca fala; e eles fizeram a verdade conhecida por “todos” a quem conheceram. Podemos aprender com isso:

(1) Essa perseguição tende a promover exatamente aquilo que destruiria.

(2) que um dos melhores meios de tornar cristãos ativos e zelosos é persegui-los.

(3) que é correto para todos os cristãos tornar conhecidas as verdades do evangelho. Quando o coração está cheio, os lábios falam, e não há mais impropriedade em falar em redenção do que em qualquer outra coisa.

(4) deve ser o grande objetivo de todos os cristãos tornar o Salvador conhecido “em todos os lugares”. Por suas vidas, conversas e piedosas exortações e pedidos, eles deveriam implorar que pecadores moribundos se reconciliassem com Deus. E, especialmente, isso deve ser feito quando eles “estão viajando”. Os cristãos que estão fora de casa parecem quase imaginar que deixam de lado as obrigações da religião. Mas o exemplo de Cristo e de seus primeiros discípulos nos ensinou que esse é o momento exato de tentar fazer o bem.

Comentário de E.W. Bullinger

Portanto, & c. = Eles, portanto, de fato.

foi a todo lugar. Lit passou. Grego. dierchomai. Ocorre quarenta e três vezes, trinta e uma vezes em Lucas e Atos.

pregação. Grego. euangelizo. App-121.

palavra. Grego. logotipos. App-121.

Comentário de John Calvin

4. E eles foram espalhados no exterior . Lucas declara também neste lugar que aconteceu pela maravilhosa providência de Deus, que a dispersão dos fiéis no exterior traria muitos à unidade da ; assim o Senhor usa para trazer luz das trevas e vida da morte. Pois a voz do evangelho, que antes era ouvida em um só lugar, agora soa em toda parte; nesse período, somos ensinados por este exemplo que não devemos ceder às perseguições, mas antes ser encorajados à bravura; pois, quando os fiéis fogem de Jerusalém, depois não são desencorajados, nem com o exílio, nem com as atuais misérias, nem com medo, que degeneram em preguiça; (500) mas eles estão tão prontos para pregar a Cristo mesmo no meio de sua calamidade, como se nunca tivessem sofrido nenhum problema. Além disso, Lucas parece notar que eles levaram uma vida errante, na medida em que mudavam de alojamento frequentemente. Portanto, se desejamos ser contados com seus irmãos, vamos nos esforçar com tanta diligência, que nenhum medo ou amargura da cruz nos desencoraja, mas continuamos demonstrando a profissão de fé; e que nunca estamos cansados ??de promover a doutrina de Cristo; pois é uma coisa absurda que o exílio e a fuga, que são os primeiros exercícios do martírio, nos deixem burros e desanimados.

Comentário de Adam Clarke

Os que foram dispersos – foram a todo lugar pregar – Assim, os próprios meios criados por Satanás para destruir a Igreja se tornaram os próprios instrumentos de sua difusão e estabelecimento. O que são conselhos, ou poder, ou astúcia, ou raiva, ou malícia, contra o Senhor, estejam eles excitados por homens ou demônios!

Comentário de Thomas Coke

Atos 8: 4 . Foram a todo lugar pregar a palavra Como os apóstolos eram nativos da Judéia, e não tinham noção da conversão dos gentios, mas teriam confinado sua administração dentro dos limites estreitos de seu próprio país; essa dispersão foi bem ordenada pela Divina Providência, para tornar totalmente eficaz o desígnio da vinda de Cristo entre os homens, que era tanto uma luz para iluminar os gentios quanto a glória de seu povo Israel.

Comentário de John Wesley

Portanto, os que estavam espalhados pelo exterior foram a todo lugar, pregando a palavra.

Portanto, aqueles que foram dispersos foram a todo lugar – Essas mesmas palavras são retomadas, depois de um longo parêntese, cap. xi, 19, Atos 11:19 e o fio da história continuou.

Referências Cruzadas

Mateus 10:23 – Quando forem perseguidos num lugar, fujam para outro. Eu lhes garanto que vocês não terão percorrido todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem.

Atos dos Apóstolos 11:19 – Os que tinham sido dispersos por causa da perseguição desencadeada com a morte de Estêvão chegaram até à Fenícia, Chipre e Antioquia, anunciando a mensagem apenas aos judeus.

Atos dos Apóstolos 14:2 – Mas os judeus que se tinham recusado a crer incitaram os gentios e irritaram-lhes os ânimos contra os irmãos.

1 Tessalonicenses 2:2 – Apesar de termos sido maltratados e insultados em Filipos, como vocês sabem, com a ajuda de nosso Deus tivemos coragem de anunciar-lhes o evangelho de Deus, em meio a muita luta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *