Estudo de Daniel 6:23 – Comentado e Explicado

Então o rei, todo feliz, ordenou que se retirasse Daniel da cova. Foi ele assim retirado sem traço algum de ferimento, porque tinha tido fé em seu Deus.
Daniel 6:23

Comentário de Albert Barnes

Então o rei ficou extremamente feliz por ele – Por causa de Daniel. Ou seja, ele se alegrou por causa de Daniel por não ter sofrido nenhum dano, e por poder ser restaurado em seu lugar e ser útil novamente no governo.

Comentário de Thomas Coke

Daniel 6:23 . Porque ele creu em seu Deus ou porque ele creu em seu Deus. O autor da epístola, aos hebreus, atribui à de Daniel ter parado a boca dos leões. A palavra caldeu pode significar fé, confiança, esperança. Houbigant traduz isso, porque ele esperava, ou confiou em seu Deus.

Comentário de Adam Clarke

Nenhuma forma de mágoa foi encontrada nele – e por quê? Porque ele creu em seu Deus. Quão poderosa é a fé? Interessa ao poder em favor do crente pelo qual o mar é seco, as montanhas removidas, os mortos ressuscitados, o perdão do pecado, o coração purificado, Satanás vencido, a morte conquistada e o próprio Deus deleitado e glorificado! Veja Hebreus 11.

Comentário de E.W. Bullinger

extremamente feliz . Outra prova da amizade de longa data entre Astyages e Daniel.

acreditava em = tinha confiado. Chald , aman. O mesmo que App-69.

Comentário de John Calvin

Daniel confirma o que havia narrado anteriormente sobre os sentimentos do rei Dario. Como ele partiu ansioso para o palácio, absteve-se de comer e beber e deixou de lado todos os prazeres e delícias, e também se alegrou ao ouvir a maravilhosa libertação da morte do santo servo de Deus. Depois ele acrescenta: E por ordem do rei Daniel foi retirado da caverna, e nenhuma corrupção foi encontrada nele. Isso não pode ser atribuído à boa sorte. Por isso, Deus tornou seu poder conspícuo ao garantir a segurança de Daniel das garras dos leões. Ele teria sido despedaçado se Deus não tivesse fechado a boca; e isso não contribui de maneira alguma para ampliar o milagre, uma vez que nenhum arranhão ou toque foi encontrado em seu corpo. Quando os leões o pouparam, surgiu do conselho secreto de Deus; e ele marcou isso de forma mais clara, quando seus caluniadores foram jogados na caverna e foram imediatamente rasgados pelos leões, como ele logo acrescentará. Mas devemos notar a razão que é dada: Ele foi preservado, pois confiou em seu Deus! Acontece frequentemente que uma pessoa pode ter uma boa causa e, no entanto, ter sucesso ruim e infeliz; porque ele acrescenta ao que é digno de louvor, uma confiança excessiva em seus próprios conselhos, prudência e indústria. Portanto, não é de surpreender que aqueles que empreendem boas causas freqüentemente fracassam, como vemos frequentemente entre os profanos. Pois a história de todas as épocas é testemunha da morte daqueles que apreciam uma causa justa; mas isso surge através de sua perversa confiança, uma vez que nunca contemplaram o serviço de Deus, mas consideraram seus próprios louvores e aplausos do mundo. Assim, quando a ambição os tomou, ficaram satisfeitos com seus próprios planos. Assim, surgiu o ditado de Brutus: “A virtude é uma coisa frívola!” porque se considerava indignamente tratado na luta pela liberdade de Roma, enquanto os deuses eram adversos em vez de propícios. Como se Deus devesse ter conferido a ele aquela ajuda que ele nunca esperara e nunca procurara. Pois sabemos o orgulho da disposição daquele herói. Eu proponho apenas um exemplo; mas se pesarmos diligentemente os motivos que impelem os profanos quando eles lutam arduamente por bons objetos, acharemos que a ambição é o motivo predominante. Não é de admirar, então, se Deus os abandonou neste particular, uma vez que eles não mereciam experimentar sua ajuda. Por essa razão, Daniel declara que ele foi preservado com segurança, porque confiava em seu Deus.

O apóstolo se refere a isso no décimo primeiro capítulo do Ephstle aos hebreus ( Hebreus 11:33 ), onde ele diz que alguns foram arrebatados ou preservados da boca dos leões pela fé. Por isso, ele atribui a causa da fuga de Daniel em segurança e nos lembra da fé. Mas devemos considerar aqui o significado e a força da palavra “crer”. Pois o Profeta não fala simplesmente de sua libertação como brotando de crer que o Deus de Israel é o verdadeiro e único Deus, o Criador do céu e da terra, mas de comprometer sua vida com ele, de restabelecer sua graça, determinação de que seu fim deve ser feliz, se ele o adorava. Visto que, portanto, Daniel certamente estava convencido de que sua vida estava nas mãos de Deus e que sua esperança nele não era em vão, ele corajosamente incorria em perigo e sofria intrépidamente pela adoração sincera a Deus; por isso ele diz que acreditava em Deus. Vemos então que a palavra “crença” não é tomada friamente, como sonham os papistas, pois a noção deles implica uma fé desdobrada ou morta e sem forma, pois eles pensam que a fé nada mais é do que uma apreensão confusa de a Deidade. Sempre que os homens têm alguma concepção de Deus, os papistas pensam que isso é fé; mas o Espírito Santo nos ensina de outra maneira. Pois devemos considerar a linguagem do apóstolo: – Não cremos adequadamente em Deus, a menos que o determinemos como recompensador de todos os que o buscam diligentemente. ( Hebreus 11: 6. ) Deus não é procurado por uma arrogância tola, como se por nossos méritos pudéssemos conferir-lhe uma obrigação; mas ele é procurado pela fé, pela humildade e pela invocação. Mas quando somos convencidos de que Deus é o recompensador de todos que o procuram, e sabemos como ele deve ser procurado, essa é a verdadeira fé. Portanto, Daniel não duvidou que Deus o libertaria, porque não desconfiava do ensino de piedade que havia aprendido com um menino e da confiança na qual sempre havia invocado a Deus. Essa foi, portanto, a causa de sua libertação. Enquanto isso, é claro que a confiança de Daniel em Deus não surgiu de nenhuma instrução anterior sobre o resultado; pois ele entregou sua vida a Deus, pois estava preparado para a morte. Portanto, Daniel não pôde reconhecer isso antes de ser lançado na caverna e exposto aos leões, ignorando se Deus o libertaria, como vimos anteriormente no caso de seus companheiros: “Deus, se ele quiser, nos livrará; mas, se não, estamos preparados para adorá-Lo e desobedecer ao teu edito. ” Se Daniel tivesse aprendido a questão de antemão, sua constância não teria merecido muitos elogios; mas, como estava disposto a enfrentar a morte sem medo pela adoração a Deus, e poderia negar a si mesmo e renunciar ao mundo, essa é uma prova verdadeira e séria de sua fé e constância. Ele acreditava, portanto, em Deus, não porque esperava tal milagre, mas porque sabia que sua própria felicidade consistia em persistir na verdadeira adoração a Deus. Então, Paulo diz: Cristo é ganho para mim, tanto na vida quanto na morte. ( Filipenses 1:21 .) Daniel, portanto, descansou na ajuda de Deus, mas fechou os olhos para o evento e não estava notavelmente ansioso com relação à sua vida, mas desde que sua mente estava voltada para a esperança de uma vida melhor, mesmo que ele teve que morrer cem vezes, mas nunca teria falhado em sua confiança, porque nossa fé se estende além dos limites dessa vida frágil e corruptível, como todos os piedosos sabem o suficiente. O que eu já toquei depois segue:

Referências Cruzadas

Exodo 18:9 – Jetro alegrou-se ao ouvir todas as coisas boas que o Senhor tinha feito a Israel, libertando-o das mãos dos egípcios.

1 Reis 5:7 – Hirão ficou muito alegre quando ouviu a mensagem de Salomão, e exclamou: “Bendito seja o Senhor, pois deu a Davi um filho sábio para governar essa grande nação”.

1 Crônicas 5:20 – Durante a batalha clamaram a Deus, que os ajudou, entregando os hagarenos e todos os seus aliados nas suas mãos. Deus os atendeu, porque confiaram nele.

2 Crônicas 2:11 – Hirão, rei de Tiro, respondeu por carta a Salomão: “O Senhor ama o seu povo, e por isso te fez rei sobre ele”.

2 Crônicas 20:20 – De madrugada partiram para o deserto de Tecoa. Quando estavam saindo, Josafá lhes disse: “Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas dele e vocês terão a vitória”.

Salmos 37:40 – O Senhor os ajuda e os livra; ele os livra dos ímpios e os salva, porque nele se refugiam.

Salmos 118:8 – É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar nos homens.

Salmos 146:3 – Não confiem em príncipes, em meros mortais, incapazes de salvar.

Provérbios 18:10 – O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros.

Isaías 26:3 – Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia.

Daniel 3:25 – E o rei exclamou: “Olhem! Estou vendo quatro homens, desamarrados e ilesos, andando pelo fogo, e o quarto se parece com um filho dos deuses”.

Daniel 3:27 – Os sátrapas, os prefeitos, os governadores e os conselheiros do rei se ajuntaram em torno deles e comprovaram que o fogo não tinha ferido o corpo deles. Nem um só fio do cabelo tinha sido chamuscado, os seus mantos não estavam queimados, e não havia cheiro de fogo neles.

Daniel 6:14 – Quando o rei ouviu isso, ficou muito contrariado, e como estava decidido a salvar Daniel, até o pôr-do-sol fez todo o esforço que pôde para livrá-lo.

Daniel 6:18 – Tendo voltado ao palácio, o rei passou a noite sem comer e não aceitou nenhum divertimento em sua presença. Além disso, não conseguiu dormir.

Marcos 9:23 – “Se podes? “, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê. “

Hebreus 11:33 – os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *