Estudo de Daniel 9:2 – Comentado e Explicado

no primeiro ano do reinado, {digo}, eu, Daniel, lendo as Escrituras, tive minha atenção despertada para o fato de que o número de anos a passar-se, segundo a palavra do Senhor ao profeta Jeremias, sobre a desolação de Jerusalém, seria de setenta anos.
Daniel 9:2

Comentário de Albert Barnes

1 Daniel entendeu pelos livros – pelos livros sagrados, e especialmente pelos escritos de Jeremias. Foi feito um motivo de objeção à genuinidade de Daniel que ele menciona “livros” neste lugar ( ????? sephâri^ym ) como se houvesse naquela época uma coleção dos livros sagrados, ou como se eles estivessem matriculados juntos em um livro. volume. A objeção é que o escritor fala como se o cânon das Escrituras estivesse completo, ou que ele usa uma linguagem como os hebreus quando o cânon das Escrituras terminou, e assim se trai. Veja Bertholdt, “Comentário”, p. 78. Compare DeWette, “Einl”. Seção 13. Esta objeção foi examinada por Hengstenberg, “Beitrag”. 32-35. É suficiente responder a ele, que há toda a probabilidade de que os judeus na Babilônia estivessem de posse dos livros sagrados de sua nação, e que, embora o cânon das Escrituras ainda não estivesse completo, existiriam coleções particulares de esses escritos. A palavra usada aqui por Daniel é exatamente como ele empregaria na suposição de que ele se referia a uma coleção particular dos escritos dos profetas. Compare Lengerke, in loc . Veja a Introdução, onde a objeção é examinada.

O número dos anos, dos quais a palavra do Senhor veio a Jeremias – O número dos anos em que a palavra do Senhor veio a Jeremias; isto é, que ele havia revelado a Jeremias. Os “livros” mencionados, portanto, eram evidentemente uma coleção dos escritos de Jeremias, ou uma coleção que abraçava seus escritos.

Que ele realizaria setenta anos nas desolações de Jerusalém – que Jerusalém por tanto tempo seria um desperdício. Isto foi expressamente declarado por Jeremias Jeremias 25: 11-12 : “E toda esta terra será uma desolação e um espanto; e estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos. E, quando se completarem setenta anos, castigarei o rei de Babilônia e essa nação, diz o Senhor, por sua iniqüidade. ”Etc. Assim também Jeremias 29:10 :“ Porque assim diz o Senhor. Para que depois de setenta anos sejam cumpridos na Babilônia, eu os visitarei e cumprirei minha boa palavra em sua direção, fazendo com que você volte a este lugar. ” O tempo da desolação e do cativeiro, portanto, foi fixo e positivo, e a única dificuldade em determinar quando “encerraria” era em determinar o ano exato em que “começara”. Houve várias ocorrências que podem, talvez, ser consideradas o início das desolações e do cativeiro – o “ terminus a quo ” – e, de acordo com uma ou outra delas, o fechamento seria considerado mais próximo ou mais controlo remoto.

Parece que Daniel, por meio de um estudo minucioso, havia satisfeito sua própria mente sobre esse assunto e conseguira fixar um período que era sem dúvida o começo adequado e, portanto, calcular o tempo em que ele se encerraria. O resultado mostrou que seu cálculo estava correto, pois, na hora que ele esperava, Cyrus ordenou a reconstrução da cidade e do templo. Quando ele instituiu essa investigação e se engajou nesse ato solene de oração, seria impossível conjeturar de que maneira isso poderia ser realizado. O monarca reinante era Cyaxares II, ou, como ele é chamado aqui, Dario, e não havia nada em “seu” caráter, ou qualquer coisa que ele tivesse feito, que poderia ter sido uma base de cálculo que ele favoreceria o retorno de os judeus e a reconstrução da cidade, e então não havia probabilidade de que Cyrus chegasse ao trono tão cedo, e nada em seu caráter, como conhecido, poderia ser uma base de esperança de que ele interporia voluntariamente e realizaria o Propósitos e promessas divinas em relação à cidade santa. Provavelmente foram essas circunstâncias que produziram a ansiedade na mente de Daniel e que o levaram a oferecer essa oração fervorosa; e suas fervorosas súplicas devem levar-nos a confiar em Deus que ele cumprirá seus propósitos, e deve induzir-nos a orar com fervor e fé quando não vemos como ele o fará. Em todos os casos, ele pode facilmente encontrar uma maneira de responder à oração, como remover Cyaxares do trono e inclinar o coração de Ciro para empreender a reconstrução de Jerusalém e do templo.

Comentário de Thomas Coke

Daniel 9: 2 . I Daniel entendeu por livros Daniel tinha com ele no cativeiro as sagradas Escrituras, e em particular as profecias de Jeremias, que ele aqui chama de tantos livros: ele se refere mais particularmente aos capítulos 25 e 29 desse profeta. Podemos, portanto, observar que os profetas posteriores estudaram os escritos dos primeiros, para uma compreensão mais perfeita dos tempos em que suas profecias deveriam ser cumpridas. Daniel viu uma parte da previsão de Jeremias cumprida, pela vingança que o Senhor havia assumido sobre a casa de Nabucodonosor; mas ele não viu a libertação do povo de Israel que o profeta predisse. Essa foi a causa de sua inquietação e o motivo de suas orações.

Comentário de Scofield

setenta anos

Cf. Jeremias 25:11 ; Jeremias 25:12 . (Veja Scofield “ Jeremias 25:11 “) .

Comentário de Adam Clarke

I Daniel entendeu pelos livros – A profecia mencionada aqui é encontrada Jeremias 25:12 ; Jeremias 29:10 . O povo deve ter ficado satisfeito com a inspiração divina de Jeremias, ou suas profecias não seriam tão rapidamente coletadas nem cuidadosamente preservadas. Parece que havia uma cópia deles nas mãos de Daniel.

Comentário de E.W. Bullinger

Entendido = chegou a um entendimento; percebido ou observado. Hebraico. bin, para separar ou distinguir. Implicando que ele não sabia disso antes.

pelos livros = pelos escritos [de Jeremias]. Jeremias 29: 1 , Jeremias 29:10 , bem como Daniel 25:11 . Observe o artigo definido no hebraico.

o número dos anos . Que agora estavam chegando ao fim.

o SENHOR . Hebraico. Jeová. App-4.

Jeremias . A passagem foi sem dúvida Daniel 25: 11-14 ; Daniel 29: 10-14 .

realizar = cumprir [dentro].

setenta anos . Observe o significado disso em Daniel 9:24 .

as desolações de Jerusalém . De 479 a 409 aC Ver nota em 2 Crônicas 36:21 . As “desolações” haviam durado 42 (6 x 7) anos e ainda tinham 28 (4 x 7) anos para serem executadas antes de serem “realizadas”. Encontramos as mesmas subdivisões da “servidão”; pois desde o primeiro ano de Nabucodonosor (496) até o decreto de Artaxerxes (Astyages) (454) foi de quarenta e dois anos; e desde o decreto até o fim da servidão, vinte e oito anos.

Comentário de John Calvin

Começamos a dizer ontem que os fiéis não concordam com as promessas de Deus a ponto de ficarem torcidos, e ficarem ociosos e preguiçosos com a certeza de sua persuasão de que Deus cumprirá suas promessas, mas será mais estimulado à oração. Pois a verdadeira prova de fé é a garantia quando oramos que Deus realmente cumpra o que nos prometeu. Daniel está aqui diante de nós como um exemplo disso. Pois quando ele entendeu que o tempo da libertação estava próximo, esse conhecimento se tornou um estímulo para ele orar com mais sinceridade do que ele costumava fazer. É claro, então, como já vimos, que o Profeta foi diligente e ansioso nesse particular. Ele não se desviou de seu hábito habitual quando viu o maior risco de ser morto; pois enquanto o decreto do rei proibia todos de orar a Deus, ele ainda dirigia o rosto para Jerusalém. Este era o hábito diário do santo Profeta. Mas perceberemos a natureza extraordinária de sua oração atual, quando ele diz que orou em pó e cinzas. A partir disso, parece que a promessa de Deus o levou à súplica, e, portanto, reunimos o que eu toquei ultimamente: – que a fé não é uma especulação descuidada, satisfeita com simplesmente concordar com Deus. Os estúpidos parecem concordar com a audição externa, enquanto a verdadeira fé é algo muito mais sério. Quando realmente abraçamos a graça de Deus que ele nos oferece, ele nos conhece e nos precede com sua bondade; assim, com o tempo, respondemos às suas ofertas e prestamos testemunho. nossa expectativa de suas promessas. Nada, portanto, pode ser melhor para nós do que pedir o que ele prometeu. Assim, nas orações dos santos, esses sentimentos são unidos, ao invocarem as promessas de Deus em que o imploram. E não podemos possivelmente exercitar verdadeira confiança na oração, exceto descansando firmemente na palavra de Deus. Um exemplo desse tipo é apresentado aqui no caso de Daniel. Quando ele entendeu o número de anos que Deus havia falado por Jeremias, ele aplicou sua mente à súplica. Vale a pena notar o que mencionei: – Daniel não está aqui tratando de suas orações diárias. Podemos coletar facilmente de toda a sua vida como Daniel se exercitou em oração antes de Jeremias falar dos setenta anos. Por saber que o tempo da redenção estava próximo, ele foi estimulado a mais do que seus pedidos habituais. Ele expressa isso, dizendo, em jejum, pano de saco e cinzas. Pois os santos não estavam acostumados a jogar cinzas sobre a cabeça todos os dias, nem a se separar para a oração, jejuando ou vestindo um pano de saco. Essa ação era rara, usada apenas quando Deus dava algum sinal de sua ira, ou quando apresentava algum benefício escasso e singular. A atual oração de Daniel não era; depois de seu hábito habitual, mas quando ele vestiu um saco e aspergiu com cinzas e suportou o jejum, ele se prostrou suplicantemente diante de Deus. Ele também pediu perdão, como veremos mais adiante, e implorou a realização do que o Todo-Poderoso certamente prometeu.

A partir disso, devemos aprender duas lições. Primeiro, devemos perseverantemente exercitar nossa fé através de orações; a seguir, quando Deus nos promete algo notável e valioso, devemos ficar mais entusiasmados e sentir essa expectativa como um estímulo mais agudo. Com referência ao jejum, pano de saco e cinzas. podemos observar em breve como os santos padres sob a lei costumavam acrescentar cerimônias extraordinárias às suas orações, especialmente quando desejavam confessar seus pecados a Deus e se apresentar diante dele como completamente culpados e condenados, e como toda a sua esperança em sua súplica por misericórdia. E nos dias atuais, os fiéis são justificados em acrescentar certos ritos externos às suas orações; embora nenhuma necessidade possa, ou deva ser estabelecida previamente neste caso. Também sabemos que os orientais são mais devotados às cerimônias do que nós mesmos. E essa diferença deve ser notada entre os povos antigos e a nova Igreja, pois Cristo, por seu advento, aboliu muitas cerimônias. Pois os pais sob a lei eram, nesse sentido, como filhos, como Paulo diz. ( Gálatas 4: 3. ) A disciplina que Deus havia instituído anteriormente envolvia o uso de mais cerimônias do que as praticadas posteriormente. Como existe essa importante diferença entre nossa posição e a deles, quem deseja copiá-los em todas as suas ações prefere se tornar o macaco do que o imitador da antiguidade. Enquanto isso, devemos notar que a realidade permanece para nós, embora os ritos externos sejam abolidos. Existem, portanto, dois tipos de oração; um que devemos praticar diariamente, de manhã, à noite e, se possível, a cada momento; pois vemos como a constância na oração nos é recomendada nas Escrituras. ( Lucas 18: 1 ; Romanos 12:12 ; 1 Tessalonicenses 5:17 .) O segundo tipo é usado quando Deus denuncia sua ira contra nós, ou precisamos de sua ajuda especial, ou busca algo incomum nele. Esse era o método de Daniel para orar quando ele vestia um saco e aspergia com cinzas. Mas, como tratei esse assunto em outro lugar, agora uso maior brevidade.

Quando Daniel percebeu o período de libertação em mãos, ele não apenas orou como de costume, mas deixou todas as outras ocupações com o objetivo de ficar bastante à vontade e à vontade, e, assim, dedicou sua mente exclusivamente à oração e fez uso de outras ajuda à devoção. Pois o pano de saco e as cinzas valeram muito mais que o mero testemunho externo; elas ajudam a aumentar nosso ardor em orar, quando alguém se sente lento e lânguido. É verdade que, quando os pais sob a lei oravam com pano de saco e cinzas, essa aparência era útil como uma marca externa de sua profissão. Testemunhou perante os homens como eles se apresentaram diante de Deus como suplicantes culpados e colocou toda a sua esperança de salvação em perdão. Ainda assim, essa conduta foi útil de outra maneira, pois as despertou mais ansiosamente pelo desejo de orar. E esses dois pontos devem ser notados no caso de Daniel. Pois, se o Profeta precisava dessa assistência, o que se deve dizer de nossas necessidades? Todo mundo certamente deve compreender o quão aborrecido e frio está nesse dever. Portanto, nada mais resta, exceto para que todos se tornem conscientes de sua enfermidade, colecionem todos os auxílios que ele pode pedir para corrigir sua lentidão e, assim, se estimulem a arder em súplicas. Para quando Daniel. de acordo com seu costume diário, orava para correr o risco de morte por esse mesmo motivo, devemos deduzir disso, quão naturalmente alerta ele estava em oração a Deus. Ele estava consciente da falta de suficiência em si mesmo e, portanto, acrescenta o uso de pano de saco, cinzas e jejum.

Eu passo pelo que pode ser tratado de maneira mais difusa – como o jejum é frequentemente adicionado a orações extraordinárias. Concluímos também como as obras por si só não agradam o Todo-Poderoso, de acordo com as ficções dos papistas atuais, e também com a imaginação tola de muitos outros. Pois eles acham que o jejum faz parte da adoração a Deus, embora as Escrituras sempre a recomendem para outro propósito. Por si só, não tem importância alguma, mas quando misturada com orações, com exortações à penitência e com a confissão de pecaminosidade, é aceitável, mas não de outra maneira. Assim, observamos que Daniel fez uso do jejum corretamente, não como desejando apaziguar a Deus por essa disciplina, mas para torná-lo mais fervoroso em suas orações.

Em seguida, devemos notar outro ponto. Embora Daniel fosse um intérprete de sonhos, ele não estava tão animado com confiança ou orgulho a ponto de desprezar os ensinamentos proferidos por outros profetas. Jeremias estava então em Jerusalém, quando Daniel foi arrastado para o exílio, onde deixou o cargo de professor por um longo período depois, de modo que Babilônia se tornou uma espécie de púlpito. (82) E Ezequiel o nomeou o terceiro entre os mais excelentes servos de Deus ( Ezequiel 14:14 ), porque a piedade, integridade e santidade da vida de Daniel eram até então celebradas. Quanto a Jeremias, sabemos que ele havia acabado de falecer no Egito, ou talvez ainda estivesse vivo, quando essa visão foi oferecida a Daniel, que examinara suas profecias anteriormente para esta ocasião. Observamos também a grande modéstia deste homem santo, porque ele se exercitou na leitura dos escritos de Jeremias; e não tinha vergonha de saber como ele lucrava com eles. Pois ele sabia que esse profeta havia sido designado para instruir a si mesmo, assim como ao restante dos fiéis. Assim, ele se submeteu de bom grado à instrução de Jeremias e se colocou entre seus discípulos. E se ele não tivesse se dignado a ler essas profecias, teria sido indigno de participar da libertação prometida. Como ele era um membro da Igreja, ele deveria ter sido um discípulo de Jeremias; portanto, da mesma maneira, Jeremias não teria objetado lucrar por sua vez, se alguma profecia de Daniel tivesse sido apresentada a ele. Esse espírito de modéstia deve florescer entre os servos de Deus, mesmo se eles se destacarem no dom de profecia, induzindo-os a aprender um com o outro, enquanto ninguém deve se elevar acima do nível comum. Enquanto somos professores, devemos ao mesmo tempo continuar os alunos. E Daniel nos ensina isso dizendo: ele entendeu o número de anos em livros, e o número estava de acordo com a palavra de Jeová ao profeta Jeremias. Ele mostra por que ele se exercitou nos escritos de Jeremias – porque ele estava convencido de que Deus havia falado por sua voz. Assim, não lhe causou problemas em ler o que ele sabia ter procedido de Deus.

Devemos agora observar O tempo desta profecia – o primeiro ano de Dario , não vou me debruçar sobre esse ponto aqui, porque preferia discutir os anos em que chegamos à segunda parte; do capítulo. Eu afirmei ontem que este capítulo abrangeu duas divisões principais. Daniel primeiro registra sua própria oração e depois acrescenta a previsão que lhe foi trazida pela mão do anjo. Em seguida, falaremos dos setenta anos, porque a discussão será longa o suficiente. Agora, abordarei brevemente um ponto – o tempo da redenção estava próximo, quando a monarquia babilônica foi mudada e transferida para os medos e persas. A fim de tornar a redenção de seu povo mais visível, Deus desejou acordar todo o Oriente depois que os medos e persas conquistaram os babilônios. Ciro e Dário publicaram seu decreto na mesma época, pelo qual os judeus tiveram permissão de retornar ao seu país natal. Nesse ano, portanto, significa o ano em que Dario começou seu reinado. Aqui pode ser perguntado: Por que ele chama Darius sozinho, quando Ciro era muito superior a ele em proezas militares, prudência e outras investiduras? A resposta pronta é esta, Cyrus partiu imediatamente em outras expedições, pois sabemos que uma ambição insaciável havia se apossado dele. Ele não era estimulado pela avareza, mas por uma ambição insana, e nunca poderia ficar quieto em um só lugar. Assim, quando ele adquiriu a Babilônia e toda essa monarquia, partiu para a Ásia Menor e se atormentou quase até a morte pela inquietação contínua. Alguns dizem que ele foi morto em batalha, enquanto Xenofonte descreve sua morte como se estivesse reclinado em sua cama, e à vontade estava instruindo seus filhos sobre o que ele queria ter feito. Qualquer que seja o relato verdadeiro, toda a história testemunha seu movimento constante de um lugar para outro. Portanto, não estamos surpresos com o fato de o profeta falar aqui apenas de Dario, que era mais avançado em idade e mais lento em seus movimentos durante toda a sua vida. É suficientemente apurado que ele não era um homem apaixonado por guerra; Xenofonte o chama de Cyaxares e afirma que ele era filho de Astyages. Sabemos, novamente, que Astyages era o avô materno de Cyrus; e assim este Dario era o tio e o sogro de Ciro, como a mãe de Ciro era sua irmã. Quando o Profeta chama seu pai de Assuero, isso não precisa causar nenhum problema, pois os nomes variam muito quando comparamos o grego ao hebraico. Sem a menor dúvida, Astyages era chamado Assuero, ou pelo menos um era o nome dele e o outro, o sobrenome. Toda dúvida é removida pela expressão: Dario era da semente dos medos que ele distingue aqui entre os medos e persas, porque os medos haviam tomado posse de territórios ricos e esplêndidos, estendendo-se por todos os lados, enquanto os persas estavam calados. dentro de suas próprias montanhas, e eram mais austeros em seu modo de vida. Mas o Profeta aqui declara que Dario é sua origem mediana e acrescenta outra circunstância, a saber, a obtenção do reino dos Caldeus, pois Ciro permitiu que ele fosse chamado rei, não apenas por sua idade e por ser seu tio. sogro, mas porque ele não tentaria nada contra sua autoridade. Ele sabia que não tinha herdeiro que no futuro se tornaria problemático para ele. Ciro, portanto, cedeu o título vazio a seu sogro, enquanto todo o poder e influência permaneceram completamente ao seu alcance.

Ele diz, então: Quando eu entendi nos livros o número de anos para encher a desolação de Jerusalém, ou seja, setenta anos. Esta profecia é encontrada no capítulo 25 de Jeremias ( Jeremias 25: 0 ) e é repetida no 29, ( Jeremias 29: 0 ). Deus fixou antecipadamente setenta anos para o cativeiro de seu povo, pois era uma provação difícil ser expulsa da terra de Canaã, que lhes fora concedida como herança perpétua. Eles se lembraram daquelas frases celebradas,

“Este será o meu descanso para sempre” e
“Possuirás a terra para sempre.” ( Salmos 132: 14. )

Comentário de John Wesley

No primeiro ano de seu reinado, Daniel compreendeu pelos livros o número dos anos, dos quais a palavra do Senhor veio a Jeremias, o profeta, que ele cumpria setenta anos nas desolações de Jerusalém.

Pelos livros – Pelos livros sagrados.

Referências Cruzadas

2 Crônicas 36:21 – A terra desfrutou os seus descansos sabáticos; descansou durante todo o tempo de sua desolação, até que os setenta anos se completaram, em cumprimento da palavra do Senhor anunciada por Jeremias.

Salmos 74:3 – Volta os teus passos para aquelas ruínas irreparáveis, para toda a destruição que o inimigo causou em teu santuário.

Salmos 79:1 – Ó Deus, as nações invadiram a tua herança, profanaram o teu santo templo, reduziram Jerusalém a ruínas.

Salmos 119:24 – Sim, os teus testemunhos são o meu prazer; eles são os meus conselheiros.

Salmos 119:99 – Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos.

Isaías 6:11 – Então eu perguntei: “Até quando, Senhor? ” E ele respondeu: “Até que as cidades estejam em ruínas e sem habitantes, até que as casas fiquem abandonadas e os campos estejam totalmente devastados,

Isaías 24:10 – A cidade vã está em ruínas; a entrada de cada casa está fechada.

Isaías 64:10 – As tuas cidades sagradas transformaram-se em deserto. Até Sião virou um deserto, e Jerusalém, uma desolação!

Jeremias 7:34 – Darei fim às vozes de júbilo e de alegria, às vozes do noivo e da noiva nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, pois esta terra se tornará um deserto.

Jeremias 25:11 – Toda esta terra se tornará uma ruína desolada, e essas nações estarão sujeitas ao rei da Babilônia durante setenta anos.

Jeremias 25:18 – Jerusalém e as cidades de Judá, seus reis e seus líderes, para fazer deles uma desolação e um objeto de pavor, zombaria e maldição, como hoje acontece;

Jeremias 26:6 – então farei deste templo o que fiz do santuário de Siló, e desta cidade um objeto de maldição entre todas as nações da terra’ “.

Jeremias 26:18 – “Miquéias de Moresete profetizou nos dias de Ezequias, rei de Judá, dizendo a todo o povo de Judá: ‘Assim diz Senhor dos Exércitos: ” ‘Sião será arada como um campo. Jerusalém se tornará um monte de entulho, a colina do templo um monte coberto de mato’.

Jeremias 27:7 – Todas as nações estarão sujeitas a ele, a seu filho e a seu neto; até que chegue a hora em que a terra dele seja subjugada por muitas nações e por reis poderosos.

Jeremias 29:10 – Assim diz o Senhor: “Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, eu cumprirei a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar.

Lamentações 1:1 – Como está deserta a cidade, antes tão cheia de gente! Como se parece com uma viúva, a que antes era grandiosa entre as nações! A que era a princesa das províncias agora tornou-se uma escrava.

Daniel 8:15 – Enquanto eu, Daniel, observava a visão e tentava entendê-la, diante de mim apareceu um ser que parecia homem.

Miquéias 3:12 – Por isso, por causa de vocês, Sião será arada como um campo, Jerusalém se tornará um monte de entulho, e a colina do templo, um matagal.

Zacarias 7:5 – “Pergunte a todo o povo e aos sacerdotes: Quando vocês jejuaram no quinto e no sétimo meses durante os últimos setenta anos, foi de fato para mim que jejuaram?

Mateus 24:15 – “Assim, quando vocês virem ‘o sacrilégio terrível’, do qual falou o profeta Daniel, no lugar santo — quem lê, entenda —

Marcos 13:14 – “Quando vocês virem ‘o sacrilégio terrível’ no lugar onde não deve estar — quem lê, entenda — então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes.

Atos dos Apóstolos 8:34 – O eunuco perguntou a Filipe: “Diga-me, por favor: de quem o profeta está falando? De si próprio ou de outro? “

1 Timóteo 4:13 – Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino.

2 Timóteo 3:15 – Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

1 Pedro 1:10 – Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram,

2 Pedro 1:19 – Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações.

Apocalipse 1:3 – Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *