Estudo de Êxodo 14:30 – Comentado e Explicado

Foi assim que naquele dia o Senhor livrou Israel da mão dos egípcios. E Israel viu os cadáveres dos egípcios na praia do mar.
Êxodo 14:30

Comentário de Scofield

Assim, o Senhor salvou Israel

Resgate: (tipo de êxodo) Resumo. Êxodo é o livro da redenção e ensina:

(1) a redenção é totalmente de Deus Êxodo 3: 7 ; Êxodo 3: 8 ; João 3:16 .

(2) a redenção é através de uma pessoa. (Veja Scofield “ Êxodo 2: 2 “) . João 3:16 ; João 3:17 .

(3) a redenção é pelo sangue Êxodo 12:13 ; Êxodo 12:23 ; Êxodo 12:27 ; 1 Pedro 1:18 .

(4) a redenção é pelo poder Êxodo 6: 6 ; Êxodo 13:14 ; Romanos 8: 2 .

(Veja Scofield “ Isaías 59:20 “) . Veja Scofield ” Romanos 3:24 “.

O sangue de Cristo redime o crente da culpa e penalidade do pecado. 1 Pedro 1:18 como o poder do Espírito livra do domínio do pecado. Romanos 8: 2 ; Efésios 2: 2 .

Comentário de Adam Clarke

Israel viu os egípcios mortos à beira-mar – Pela agitação extraordinária das águas, sem dúvida multidões dos egípcios mortos foram lançadas na praia, e por seus despojos os israelitas provavelmente foram providos de riquezas consideráveis, especialmente roupas e armas; que estes eram essencialmente necessários para eles em suas guerras com os amalequitas, basanitas e amorreus etc., a caminho da terra prometida. Se eles não conseguiram as armas dessa maneira, não sabemos como as conseguiram, pois não há a menor razão para acreditar que eles trouxeram alguém do Egito.

Comentário de John Wesley

Assim o Senhor salvou Israel naquele dia das mãos dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.

E Israel viu os egípcios mortos na praia – Os egípcios estavam muito curiosos em preservar os corpos de seus grandes homens, mas aqui o maior desprezo é derramado sobre todos os grandes do Egito; veja como jazem montões sobre montões, como esterco na face da terra.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 14:30 . Israel viu os egípcios mortos na costa do mar – Em vez disso, Israel na costa do mar viu os egípcios mortos – Ou seja, viram seus cadáveres flutuando nas águas. É provável, no entanto, que os corpos de muitos deles tenham sido lançados na praia e tenham se tornado alimento para os animais e aves de rapina que freqüentam o deserto, o que pode ser o significado dos Salmos 74:14 ; e que os israelitas tinham o benefício do despojo, especialmente de suas armas, o que eles queriam. Os egípcios estavam muito curiosos em preservar os corpos de seus grandes homens; mas aqui o maior desprezo é derramado sobre os grandes do Egito: veja como eles jazem, montões sobre montões, como esterco na face da terra!

Referências Cruzadas

Exodo 14:13 – Moisés respondeu ao povo: “Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem.

1 Samuel 14:23 – Assim o Senhor concedeu vitória a Israel naquele dia, e a batalha se espalhou para além de Bete-Áven.

2 Crônicas 32:22 – Assim o Senhor salvou Ezequias e o povo de Jerusalém das mãos de Senaqueribe, rei da Assíria, e das mãos de todos os outros; e cuidou deles em todas as fronteiras.

Salmos 58:10 – Os justos se alegrarão quando forem vingados, quando banharem seus pés no sangue dos ímpios.

Salmos 59:10 – O meu Deus fiel virá ao meu encontro e permitirá que eu triunfe sobre os meus inimigos.

Salmos 91:8 – Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.

Salmos 92:9 – Mas os teus inimigos, Senhor, os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os malfeitores!

Salmos 106:8 – Contudo, ele os salvou por causa do seu nome, para manifestar o seu poder.

Salmos 106:10 – Salvou-os das mãos daqueles que os odiavam; das mãos dos inimigos os resgatou.

Isaías 63:9 – Em toda a aflição do seu povo ele também se afligiu, e o anjo da sua presença os salvou. Em seu amor e em sua misericórdia ele os resgatou; foi ele que sempre os levantou e os conduziu nos dias passados.

Judas 1:5 – Embora vocês já tenham conhecimento de tudo isso, quero lembrar-lhes que o Senhor libertou um povo do Egito mas, posteriormente, destruiu os que não creram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *