Estudo de Gênesis 26:2 – Comentado e Explicado

O Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: "Não desças ao Egito; fica na terra que eu te indico.
Gênesis 26:2

Comentário de Albert Barnes

Isaque agora é o herdeiro e, portanto, o detentor da promessa. Portanto, o Senhor entra em comunicação com ele. Primeiro, a dificuldade atual é atendida. “Não desça a Mizraim”, a terra do milho, mesmo quando outras terras eram áridas. “Habita na terra da qual eu te direi.” Isso nos lembra a mensagem de Abraão Gênesis 12: 1 . A terra aqui mencionada se refere a “todas essas terras” mencionadas nos versículos a seguir. “Permaneça nesta terra:” desvie-se para o presente e tome sua residência temporária aqui. Em seguida, a promessa a Abraão é renovada com alguma variedade de expressão. “ Estarei contigo” Gênesis 21:22 , uma promessa notável e abrangente, posteriormente encarnada no nome Emanuel, “Deus conosco. Para ti e para a tua descendência. ” Isso foi cumprido em sua semente no devido tempo. Todas essas terras, agora divididas entre várias tribos. “E bendito em tua semente” Gênesis 12: 3 ; Gênesis 22:18 .

Esta é a grande promessa universal a toda a raça humana através da semente de Abraão, duas vezes explicitamente anunciada a esse patriarca. “Todas as nações.” Em constância de propósito, o Senhor contempla, mesmo na aliança especial com Abraão, a reunião das nações sob a aliança com Noé e Adão Gênesis 9: 9 ; Oséias 6: 7 . “Porque Abraão deu ouvidos à minha voz”, em todos os grandes momentos de sua vida, especialmente no último ato de prosseguir no mandamento divino de oferecer o próprio Isaac. Abraão, pela fé que flui do novo nascimento, uniu-se ao Senhor, seu escudo e grande recompensa Gênesis 15: 1 , com Deus Todo-Poderoso, que o acelerou e o fortaleceu a andar diante dele e ser perfeito Gênesis 17: 1 . O Senhor, sua justiça opera nele, e seu mérito é refletido e reproduzido nele Gênesis 22:16 , Gênesis 22:18 . Por isso, o Senhor lembra Isaac do juramento que ouvira pelo menos cinquenta anos antes de confirmar a promessa, e da declaração então feita de que esse juramento de confirmação foi prestado porque Abraão havia obedecido a voz de Deus. Quão profundamente essas palavras penetrariam na alma de Isaque, a vítima pretendida daquele dia solene! Mas a obediência de Abraão foi exibida em todos os atos de sua nova vida. Ele manteve a carga de Deus, a comissão especial que ele lhe dera; seus mandamentos, ordens expressas ou ocasionais; seus estatutos, suas prescrições declaradas, esculpidos em pedra; suas leis, as grandes doutrinas da obrigação moral. É essa obediência sem reservas que flui de uma fé viva e suporta as tentações da carne.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 26: 2 . E o Senhor, etc. – eu deveria prestar aqui o vau , pois , em vez de e, como diz a versão francesa, carro; porque este segundo versículo explica por que Isaque foi a Gerar, e não a Egito, porque o Senhor lhe apareceu, etc. Fingir atribuir razões pelas quais o Senhor não permitiria que ele fosse ao Egito, é infrutífero e absurdo.

Comentário de Scofield

Não desça

Cf. (Veja Scofield “ Gênesis 46: 3 “) .

Comentário de Adam Clarke

Não desça ao Egito – como Abraão se refugiara naquele país, é provável que Isaque estivesse se preparando para ir para lá também; e Deus, prevendo que ele se encontraria com provações etc., que poderiam ser fatais para sua paz ou piedade, adverte-o a não cumprir sua intenção.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 26: 2 . E o Senhor, etc. – eu deveria prestar aqui o vau , pois , em vez de e, como diz a versão francesa, carro; porque este segundo versículo explica por que Isaque foi a Gerar, e não a Egito, porque o Senhor lhe apareceu, etc. Fingir atribuir razões pelas quais o Senhor não permitiria que ele fosse ao Egito, é infrutífero e absurdo.

Comentário de John Calvin

2. E o Senhor apareceu a ele . Não duvido, mas aqui é dada uma razão pela qual Isaque preferiu ir ao país de Gerar do que ao Egito, o que talvez fosse mais conveniente para ele; Moisés, porém, ensina que ele foi retido por um oráculo celestial, de modo que uma escolha livre não lhe foi deixada. Pode-se perguntar aqui: por que o Senhor proíbe Isaque de ir ao Egito, para onde ele havia deixado seu pai ir? Embora Moisés não dê a razão, ainda podemos nos permitir conjeturar que a jornada teria sido mais perigosa para o filho. De fato, o Senhor poderia ter dotado o filho também com o poder de seu Espírito, como havia feito a Abraão, seu pai, para que a abundância e as iguarias do Egito não o corrompessem com suas seduções; mas, como ele governa seu povo fiel com tanta moderação, que ele não corrige todas as falhas de uma só vez e as torna inteiramente puras, ele ajuda suas enfermidades e antecipa, com remédios adequados, os males pelos quais eles podem ser enredados. Porque, portanto, ele sabia que havia mais enfermidades em Isaque do que em Abraão, ele não estava disposto a expô-lo ao perigo; pois ele é fiel e não permitirá que seu próprio povo seja tentado além do que eles são capazes de suportar. ( 1 Coríntios 10:13 .) Agora, como devemos ser persuadidos, que por mais árduas e onerosas sejam as tentações que pousam sobre nós, a ajuda divina nunca deixará de renovar nossa força; então, por outro lado, devemos tomar cuidado para não nos precipitarmos precipitadamente em perigos; mas cada um deve ser advertido por sua própria enfermidade para proceder com cautela e com medo.

Habite na terra . Deus ordena que ele se estabeleça na terra prometida, mas com o entendimento de que ele deve morar lá como estrangeiro. A sugestão foi dada, de que ainda não havia chegado o tempo em que ele deveria exercer domínio sobre ela. Deus sustenta de fato sua mente com a esperança da herança prometida, mas exige que essa honra seja dada à sua palavra, de que Isaque deve permanecer interiormente em repouso, no meio de agitações externas; e verdadeiramente nunca nos apoiamos em um apoio melhor do que quando, desconsiderando a aparência das coisas presentes, dependemos inteiramente da palavra do Senhor e apreendemos pela fé aquela bênção que ainda não é aparente. Além disso, ele novamente inculca a promessa feita anteriormente, a fim de tornar Isaac mais pronto a obedecer; pois assim é o Senhor que não costuma despertar seus servos da indolência deles, para que possam lutar valentemente por ele, enquanto ele constantemente afirma que o trabalho deles não será em vão; pois, embora exija de nós uma obediência livre e sem reservas, como o pai exige de seus filhos, ele ainda condescende com a fraqueza de nossa capacidade, que nos convida e nos encoraja pela perspectiva de recompensa.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 26: 2 . Não desça ao Egito – para onde, é provável, Isaac pretendia ir, sendo um país muito frutífero, e ele foi encorajado a ir lá pelo exemplo de seu pai, em uma ocasião semelhante. Sem dúvida, Deus tinha razões sábias para proibir sua partida; mas, como ele não está satisfeito em familiarizá-los com eles, dedicar algum tempo a conjeturar o que eles são, estaria nos dando problemas sem nenhum propósito.

Comentário de John Wesley

E o Senhor apareceu-lhe e disse: Não desça ao Egito; habita na terra que eu te direi:

O Senhor disse: não desça ao Egito.

Permanecer nesta terra – Havia fome nos dias de Jacó, e Deus ordenou que ele descesse ao Egito, Gênesis 46: 3,4 , fome nos dias de Isaque, e Deus ordenou que ele não caísse: fome nos dias de Abraão, e Deus o deixou em liberdade, direcionando-o de nenhuma maneira, o que (considerando que o Egito sempre foi um lugar de provação para o povo de Deus) se baseou nos diferentes personagens desses três patriarcas. Abraão era um homem de comunhão muito íntima com Deus, e para ele todos os lugares e condições eram iguais; Isaque é um homem muito bom, mas não é cortado por dificuldades; portanto, ele é proibido de ir ao Egito; Jacó enfrentou dificuldades, fortes e pacientes, e, portanto, deve descer ao Egito, para que a prova de sua fé seja louvor, honra e glória. Assim, Deus proporcionaliza as provações de seu povo à força deles.

Referências Cruzadas

Gênesis 12:1 – Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.

Gênesis 12:7 – O Senhor apareceu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido.

Gênesis 17:1 – Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

Gênesis 18:1 – O Senhor apareceu a Abraão perto dos carvalhos de Manre, quando ele estava sentado à entrada de sua tenda, na hora mais quente do dia.

Gênesis 18:10 – Então disse o Senhor: “Voltarei a você na primavera, e Sara, sua mulher, terá um filho”. Sara escutava à entrada da tenda, atrás dele.

Salmos 37:3 – Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *