Estudo de Gênesis 3:8 – Comentado e Explicado

E eis que ouviram o barulho {dos passos} do Senhor Deus que passeava no jardim, à hora da brisa da tarde. O homem e sua mulher esconderam-se da face do Senhor Deus, no meio das árvores do jardim.
Gênesis 3:8

Comentário de Albert Barnes

A voz, concebemos, é o trovão da aproximação de Deus e seu chamado a Adão. A ocultação é outro sinal da simplicidade infantil dos pais de nossa raça, sob a vergonha e o medo da culpa. A pergunta: “Onde você está?” implica que o Senhor estava ciente de seu esforço para se esconder dele.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 3: 8 . E eles ouviram, etc. – Isso pode ser traduzido, e eles ouviram o som do Senhor Deus procedendo ou entrando no jardim, no declínio ou no frescor do dia, seja de manhã ou à noite. A palavra que nossos tradutores dão voz, ??? koll, denota qualquer tipo de som; e a raiz dessa palavra, que damos andar, denota movimento local, indo, de qualquer maneira ou maneira. A palavra ??? koll, som, é aplicada a duas aparições da Deidade: uma mencionada, 1 Reis 19:12 . Depois do fogo, um som ainda pequeno; e em Ezequiel 1:24 . O som das grandes águas, como o som do Todo-Poderoso; o som da fala, como o som de um anfitrião. Agora é observável que, nessas duas passagens, a presença do Senhor é descrita, 1º, no som ainda pequeno; e, 2º, no som alto e elevado das águas, um anfitrião, etc. de onde podemos ser levados a concluir que nada pode ser determinado com respeito ao tipo de som que, para Adão no paraíso, era o índice da presença de Jeová. Era um som, é evidente, bem conhecido por Adam; e um som, sem dúvida, suficientemente declarativo da grandeza e glória divinas; mas o mais provável, no tempo de sua inocência, é mais gentil do que tremendo. Para os pecadores, a voz do Senhor é trovão; para seus santos, é a voz mansa e tranquila de paz e amor.

Muitos escritores supuseram que era a segunda Pessoa Divina, a eterna , quem aqui apareceu particularmente a Adam; e muitos escreveram muito sobre a maneira da aparência divina. O sentimento é muito agradável e tem muita probabilidade. Os Targums de Onkelos e Jônatas parafrasearam essa passagem assim: Eles ouviram a voz da Palavra do Senhor Deus, provavelmente a Palavra de Deus essencial, que desde então foi feita carne e habitou entre os homens. Se também, como muitos supuseram, ele apareceu para Adão em forma humana, como penhor de sua encarnação na plenitude dos tempos, então pode-se dizer que ele literalmente veio passear no jardim no frescor do dia ou em o vento do dia, durante a brisa da tarde; e esse vento poderia trazer o som da voz e dos degraus desta Pessoa gloriosa mais cedo aos ouvidos de Adão e sua esposa, que notaram sua aproximação e os fizeram acelerar o vôo.

E Adão e sua esposa se esconderam, etc. – A vergonha foi o primeiro fruto de seu pecado: outro, e outro que sempre atende mais ou menos à culpa, é mencionado aqui; ou seja, um desejo de fugir de sua presença, que para o homem, em seu estado de pureza, deve ter sido a maior alegria. Tais são os efeitos naturais do pecado, que também tornam os homens tolos e cheios de culpa consciente; pois quem pode fugir de sua presença, quem discerne os próprios segredos do coração? todavia, como o primeiro par caído, todos os pecadores buscam o mesmo recurso vã e ocioso. Eles têm vergonha e, portanto, se esconderiam dAquele cujos olhos são como uma chama de fogo!

Comentário de Adam Clarke

A voz do Senhor – A voz é usada corretamente aqui, pois como Deus é um Espírito infinito, e não pode ser confinado a nenhuma forma, então ele não pode ter aparência pessoal. É muito provável que Deus conversasse com eles no jardim, e que a hora habitual era o declínio do dia, ???? ???? leruach haiyom , na brisa da tarde; e provavelmente esse foi o tempo que nossos primeiros pais empregaram nos atos mais solenes de seu culto religioso, nos quais Deus sempre esteve presente. Chegou a hora desta adoração solene e Deus está em seu lugar; mas Adão e Eva pecaram e, portanto, em vez de serem encontrados no local de adoração, estão escondidos entre as árvores! Leitor, quantas vezes isso tem sido o seu caso!

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 3: 8 . E eles ouviram, etc. – Isso pode ser traduzido, e eles ouviram o som do Senhor Deus procedendo ou entrando no jardim, no declínio ou no frescor do dia, seja de manhã ou à noite. A palavra que nossos tradutores dão voz, ??? koll, denota qualquer tipo de som; e a raiz dessa palavra, que damos andar, denota movimento local, indo, de qualquer maneira ou maneira. A palavra ??? koll, som, é aplicada a duas aparições da Deidade: uma mencionada, 1 Reis 19:12 . Depois do fogo, um som ainda pequeno; e em Ezequiel 1:24 . O som das grandes águas, como o som do Todo-Poderoso; o som da fala, como o som de um anfitrião. Agora é observável que, nessas duas passagens, a presença do Senhor é descrita, 1º, no som ainda pequeno; e, 2º, no som alto e elevado das águas, um anfitrião, etc. de onde podemos ser levados a concluir que nada pode ser determinado com respeito ao tipo de som que, para Adão no paraíso, era o índice da presença de Jeová. Era um som, é evidente, bem conhecido por Adam; e um som, sem dúvida, suficientemente declarativo da grandeza e glória divinas; mas o mais provável, no tempo de sua inocência, é mais gentil do que tremendo. Para os pecadores, a voz do Senhor é trovão; para seus santos, é a voz mansa e tranquila de paz e amor.

Muitos escritores supuseram que era a segunda Pessoa Divina, a eterna , quem aqui apareceu particularmente a Adam; e muitos escreveram muito sobre a maneira da aparência divina. O sentimento é muito agradável e tem muita probabilidade. Os Targums de Onkelos e Jônatas parafrasearam essa passagem assim: Eles ouviram a voz da Palavra do Senhor Deus, provavelmente a Palavra de Deus essencial, que desde então foi feita carne e habitou entre os homens. Se também, como muitos supuseram, ele apareceu para Adão em forma humana, como penhor de sua encarnação na plenitude dos tempos, então pode-se dizer que ele literalmente veio passear no jardim no frescor do dia ou em o vento do dia, durante a brisa da tarde; e esse vento poderia trazer o som da voz e dos degraus desta Pessoa gloriosa mais cedo aos ouvidos de Adão e sua esposa, que notaram sua aproximação e os fizeram acelerar o vôo.

E Adão e sua esposa se esconderam, etc. – A vergonha foi o primeiro fruto de seu pecado: outro, e outro que sempre atende mais ou menos à culpa, é mencionado aqui; ou seja, um desejo de fugir de sua presença, que para o homem, em seu estado de pureza, deve ter sido a maior alegria. Tais são os efeitos naturais do pecado, que também tornam os homens tolos e cheios de culpa consciente; pois quem pode fugir de sua presença, quem discerne os próprios segredos do coração? todavia, como o primeiro par caído, todos os pecadores buscam o mesmo recurso vã e ocioso. Eles têm vergonha e, portanto, se esconderiam dAquele cujos olhos são como uma chama de fogo!

Comentário de John Calvin

8. E eles ouviram a voz do Senhor Deus . Assim que a voz de Deus soa, Adão e Eva percebem que as folhas pelas quais eles se consideravam bem protegidos não têm valor. Moisés aqui relata nada que não permanece na natureza humana e pode ser claramente discernido nos dias atuais. A diferença entre o bem e o mal está gravada no coração de todos, como Paulo ensina ( Romanos 2:15 ;), mas todos enterram a desgraça de seus vícios sob folhas frágeis até que Deus, por sua voz, ataca internamente suas consciências. Portanto, depois que Deus os tirou do torpor, suas consciências alarmadas os obrigaram a ouvir sua voz. Além disso, o que Jerônimo traduz, ‘na brisa depois do meio dia’ (180) é, no hebraico, ‘no vento do dia’; (181) os gregos, omitindo a palavra ‘vento’, puseram ‘à noite’. (182) Assim prevaleceu a opinião de que Adão, tendo pecado por volta do meio dia, foi chamado a julgamento sobre o pôr-do-sol. Mas prefiro uma conjectura diferente, a saber, que, cobertas com suas vestes, passaram a noite em silêncio e sossego, a escuridão ajudando sua hipocrisia; então, sobre o nascer do sol, sendo novamente completamente despertados, eles se lembraram. Sabemos que, ao nascer do sol, o ar é naturalmente excitado; juntos, então, com essa brisa suave, Deus apareceu; mas Moisés teria indevidamente chamado o ar da tarde como o do dia . Outros consideram a palavra como descrevendo a parte ou região sul; e certamente ??? ( ruach ) às vezes entre os hebreus significa uma ou outra região do mundo. (183) Outros pensam que o tempo aqui é especificado como o menos exposto a terrores, pois à luz clara há maior segurança; e assim, eles concebem, é cumprido o que a Escritura declara que aqueles que têm consciências acusadoras estão sempre ansiosos e inquietos, mesmo sem nenhum perigo. Até este ponto, eles se referem ao que é adicionado respeitando o vento, como se Adam estivesse aterrorizado ao som de uma folha caindo. Mas o que avancei é mais verdadeiro e simples: o que foi oculto sob a escuridão da noite foi detectado no nascer do sol. No entanto, não duvido que algum símbolo notável da presença de Deus estivesse naquela brisa suave; porque, embora (como eu disse recentemente), o sol nascente não acenda diariamente um pouco de ar, isso não se opõe à suposição de que Deus deu algum sinal extraordinário de sua abordagem, para despertar as consciências de Adão e sua esposa. Pois, como ele é incompreensível, ele assume, quando deseja manifestar-se aos homens, aquelas marcas pelas quais ele pode ser conhecido. Davi chama os ventos de mensageiros de Deus, cujas asas ele monta, ou melhor, voa, com uma velocidade incrível. ( Salmos 104: 3. ) Mas, sempre que vê o bem, ele usa os ventos, assim como outras coisas criadas, além da ordem da natureza, de acordo com sua própria vontade. Portanto, Moisés, aqui mencionando o vento, sugere (de acordo com meu julgamento) que algum símbolo notável e notável da presença divina foi apresentado, o que deve afetar com veemência a mente de nossos primeiros pais. Esse recurso, a saber, fugir da presença de Deus, não era nada melhor que o primeiro; já que Deus, apenas com sua voz, logo traz de volta os fugitivos. Isto é. escrito,

Para onde fugirei da tua presença? Se eu atravessar o mar, se eu pegar asas e subir acima das nuvens, se eu descer ao abismo profundo, tu, Senhor, estarás em toda parte.
( Salmos 139: 7. )

Todos nós confessamos ser verdade; no entanto, entretanto, não paramos de atacar subterfúgios vãos; e achamos que sombras de qualquer tipo serão uma excelente defesa. Também não deve ser omitido aqui que ele, que considerou algumas folhas inúteis, fugiu para árvores inteiras; pois estamos acostumados, quando afastados de cavernas frívolas, a criar novas desculpas, que podem nos esconder como sob uma sombra mais densa. Quando Moisés diz que Adão e sua esposa se esconderam ‘no meio da árvore (184) do Paraíso’, entendo que o membro singular é designado para o plural; como se ele tivesse dito, entre as árvores .

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 3: 8 . Eles ouviram a voz do Senhor Deus andando, etc. – Supõe-se que ele veio em forma humana; naquilo em que o viram, quando os colocou no paraíso. Pois ele veio convencer e humilhar, não os surpreender e aterrorizar. E eles se esconderam, etc. – Uma mudança triste! Antes de pecarem, se ouvissem a voz do Senhor Deus vindo em sua direção, teriam corrido para encontrá-lo; mas agora Deus se tornou um terror para eles, e então não é de admirar que se tornassem um terror para si mesmos.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:10 – E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”.

Deuteronômio 4:33 – Que povo ouviu a voz de Deus falando do meio do fogo, como vocês ouviram, e continua vivo?

Deuteronômio 5:25 – Mas, agora, por que deveríamos morrer? Este grande fogo por certo nos consumirá. Se continuarmos a ouvir a voz do Senhor, o nosso Deus, morreremos.

Jó 22:14 – Nuvens espessas o cobrem, e ele não pode nos ver, quando percorre a abóbada dos céus’.

Jó 31:33 – se escondi o meu pecado, como outros fazem, acobertando no coração a minha culpa,

Jó 34:21 – “Pois Deus vê o caminho dos homens; ele enxerga cada um dos seus passos.

Jó 34:22 – Não há sombra densa o bastante, onde os que fazem o mal possam esconder-se.

Jó 38:1 – Então o Senhor respondeu a Jó do meio da tempestade. Disse ele:

Salmos 139:1 – Senhor, tu me sondas e me conheces.

Provérbios 15:3 – Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons.

Jeremias 23:24 – Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja? “, pergunta o Senhor. “Não sou eu aquele que enche os céus e a terra? “, pergunta o Senhor.

Amós 9:2 – Ainda que escavem até às profundezas, dali a minha mão irá tirá-los. Se subirem até os céus, de lá os farei descer.

Jonas 1:3 – Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor.

Jonas 1:9 – Ele respondeu: “Eu sou hebreu, adorador do Senhor, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra”.

Romanos 2:15 – pois mostram que as exigências da lei estão gravadas em seus corações. Disso dão testemunho também a consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os. )

Hebreus 4:13 – Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *