Estudo de Isaías 1:27 – Comentado e Explicado

Sião será remida pelo direito, e seus convertidos pela justiça..
Isaías 1:27

Comentário de Albert Barnes

Sião – Veja a nota em Isaías 1: 8 . A palavra Sião aqui é usada para designar todo o povo judeu a quem o profeta se referia; isto é, os habitantes de Judá e Jerusalém, Isaías 1: 1 .

Serão redimidos – A palavra usada aqui – p ? pâdâh – é empregada em dois sentidos nas Escrituras. Implica sempre a idéia de libertação, como do cativeiro, perigo, punição, escravidão, pecado. Mas essa ideia ocorre:

(1) às vezes sem nenhuma referência a um preço pago, mas simplesmente denotando entregar ou fixar em liberdade; e

(2) em outros casos, o preço é especificado e, em seguida, a palavra ocorre sob o sentido estrito e adequado de resgate; isto é, resgatar ou entregar por um preço de resgate.

Instâncias do antigo senso geral ocorrem com frequência; como eq, libertar da escravidão sem um mero íon de preço; Deuteronômio 7: 8 : ‹O empréstimo o amou e te redimiu da casa dos escravos. Veja também Jeremias 15:21 ; Jeremias 31:11 . A idéia de livrar-se do perigo de qualquer maneira ocorre com frequência; Jó 5:20 : ‹Na fome ele te resgatará da morte, e na guerra do poder da espada; 1 Reis 1:29 : ‹Vivo vive o Senhor, que remiu a minha alma de toda a angústia. 1 Samuel 4: 9 . Mas a palavra geralmente ocorre em conexão com a menção do preço e, nesse sentido, as palavras traduzidas por resgatar são comumente usadas no Novo Testamento; veja Êxodo 13:13 ; Números 18: 15-17 ; compare Gálatas 3:13 ; 1 Pedro 1:18 ; Apocalipse 5: 9 ; Efésios 1:17 . Mateus 20:28 ; 1 Timóteo 2: 6 . Nestes últimos lugares, o sangue de Cristo, ou seu sacrifício expiatório, é mencionado como o preço, ou a consideração valiosa, pela qual é efetuada a libertação do pecado; compare a nota em Isaías 43: 3 . No caso agora diante de nós, no entanto, a palavra é usada no sentido geral, para denotar que Deus resgataria e salvaria seu povo das calamidades e julgamentos aos quais eles deveriam ser submetidos por causa de seus pecados. Embora devessem ser levados cativos por seus pecados, ainda assim eles deveriam ser novamente libertados e restaurados em suas terras. A Septuaginta evidentemente entende isso: ‘Seu cativeiro será salvo com julgamento e com misericórdia.’ A Paráfrase de Chaldee a torna de uma maneira um pouco semelhante: ‹Mas Sião, quando o julgamento tiver sido realizado nela, será redimido; e os que guardam a lei lhe serão devolvidos em retidão.

Com julgamento – De maneira justa, justa. Ou seja, Deus deve demonstrar sua justiça ao fazê-lo; sua justiça a um povo a quem tantas promessas haviam sido feitas, e sua justiça em libertá-las de uma longa e dolorosa opressão. Tudo isso seria acompanhado com demonstrações de julgamento, efetuando sua libertação. Isso pode ser evidenciado

(1) em cumprir suas promessas feitas a seus pais;

(2) em libertar um povo oprimido da escravidão; e

(3) nas demonstrações de julgamento sobre as nações necessárias para realizar a libertação dos judeus. Esta é a interpretação comum.

Pode ser, no entanto, que a expressão não se refira ao caráter de Deus, que não é de todo o assunto do discurso, mas ao caráter das pessoas que devem ser redimidas. Antes, a nação era corrupta; depois do cativeiro, eles seriam justos. Sião deve ser redimida; e o efeito dessa redenção seria que o povo seria reformado, santo e justo. Isso não se refere adequadamente à redenção do Senhor Jesus, embora seja igualmente verdade que isso será realizado com justiça, isto é, em total consistência com o caráter de um Deus justo e santo.

Ela se converte – Esta é uma tradução infeliz. O hebraico aqui significa simplesmente: ‘eles que retornam dela’ (margem); isto é, aqueles que retornam do cativeiro. Está implícito que nem tudo voltaria – o que era verdade -, mas aqueles que voltaram voltariam em retidão.

Com justiça – Refere-se ao caráter daqueles que retornarão. A previsão é que o caráter da nação seja reformado Isaías 1:26 ; que isso seria feito por meio desse mesmo cativeiro; e que aqueles que voltassem voltariam com um caráter diferente da nação na época em que Isaías escreveu. Eles seriam um povo reformado e justo. O caráter da nação foi bastante aprimorado após o cativeiro. Sua propensão à idolatria, de uma maneira particular, foi efetivamente restringida; e provavelmente o caráter do povo depois do cativeiro, para moral e religião, não era inferior aos melhores períodos de sua história antes.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 1: 27-28 . Sião será redimida – Será libertada de todos os seus inimigos e calamidades; com julgamento – Pelo exercício da estrita justiça de Deus na destruição dos obstinados; expurgando os judeus perversos e incorrigíveis que, por seus pecados, impediam a libertação do povo; e punindo e destruindo seus inimigos impiedosos que os mantinham em escravidão cruel; e seus convertidos – hebraico, ?????? , seus retornadores, aqueles que sairão do cativeiro para sua própria terra; com justiça – Ou, por justiça; seja pela fidelidade de Deus, cumprindo sua promessa de libertá-los depois de setenta anos, ou por sua bondade; pois essas duas qualidades estão sob o nome de justiça nas Escrituras. E, ou melhor, mas, a destruição dos transgressores, etc., permanecerá juntos – Embora eu libertarei meu povo do cativeiro babilônico, ainda assim aqueles que ainda continuarão em sua maldade não terão o benefício de essa misericórdia, mas será reservada para uma destruição mais terrível e total.

Comentário de E.W. Bullinger

redimido = entregue hebraico. Paddah.

ela converte = eles que a retornam.

Comentário de Adam Clarke

Com julgamento “Em julgamento” – Pelo exercício da estrita justiça de Deus em destruir os obstinados (ver Isaías 1:28 😉 e em entregar o penitente em retidão; pela verdade e fidelidade de Deus no cumprimento de suas promessas “.

Comentário de John Calvin

27. Sião será resgatada com julgamento. Ele confirma a mesma doutrina; e porque era difícil acreditar na restauração da Igreja, ele mostra que ela não depende da vontade dos homens, mas é baseada na justiça e no julgamento de Deus; como se ele tivesse dito, que Deus nunca permitirá que sua Igreja seja completamente destruída, porque ele é justo . O desígnio do Profeta, portanto, é retirar as mentes dos piedosos dos pensamentos terrenos, para que, ao procurarem a segurança da Igreja, possam depender inteiramente de Deus, e não deixem de ter boas esperanças, embora, em vez de auxiliares, devam não vejo nada além de obstruções. É um grande erro considerar justiça e julgamento para se referir à Igreja, como se Isaías estivesse falando sobre a condição bem ordenada de uma cidade; pois o claro significado é o que afirmei que, embora os homens não prestem assistência, a justiça de Deus é totalmente suficiente para resgatar sua Igreja. E, de fato, desde que nos olhemos, que esperança temos direito a acalentar? Quantas coisas, pelo contrário, se apresentam imediatamente e são adequadas para enfraquecer nossa fé! É somente na justiça de Deus que encontraremos uma base sólida e duradoura de confiança.

E aqueles que retornam a ela (30) Esta segunda cláusula indica o modo de sua libertação; ou seja, que os exilados, que foram amplamente dispersos, serão novamente reunidos.

Comentário de John Wesley

Sião será redimida com juízo, e ela se converterá com justiça.

Redimido – Será libertado de todos os seus inimigos e calamidades.

Com – Ou, por julgamento, isto é, pelo julgamento justo de Deus, expurgando aqueles judeus perversos e incorrigíveis, e destruindo seus inimigos impiedosos.

Converte – Heb. seus retornadores, aqueles que sairão do cativeiro para sua própria terra.

Justiça – Ou, pela justiça, seja por minha fidelidade, em cumprir minha promessa, ou por minha bondade.

Referências Cruzadas

Isaías 5:16 – Mas o Senhor dos Exércitos será exaltado em sua justiça; o Deus santo se mostrará santo em sua retidão.

Isaías 45:21 – Declarem o que deve ser, apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.

Romanos 3:24 – sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

Romanos 11:26 – E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: “Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

1 Pedro 1:18 – Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *