Estudo de Isaías 44:5 – Comentado e Explicado

Um dirá: Eu sou do Senhor, outro reclamará para si o nome de Jacó, um terceiro escreverá na sua mão: Ao Senhor, e receberá o cognome de Israel.
Isaías 44:5

Comentário de Albert Barnes

Alguém deve dizer – Deve ser comum dizer isso, ou uma profissão de religião deve ser comum. As várias expressões neste versículo significam substancialmente a mesma coisa – que deve prevalecer entre as pessoas a disposição de fazer uma profissão de apego ao Senhor de todas as maneiras públicas apropriadas. É em conexão imediata com o que é dito nos versículos anteriores, que ele derramaria seu Espírito sobre eles, e especialmente sobre os filhos deles. O efeito seria que muitos fariam uma profissão pública de religião. Refere-se, sem dúvida, principalmente ao período após o retorno do cativeiro e à prevalência geral da religião na época. Mas também é verdade para o povo de Deus em todos os momentos – especialmente sob o Messias. Deus derrama seu Espírito como orvalho suave ou chuva sobre as famílias de seu povo; e o efeito é que muitos professam publicamente apego a ele.

Eu sou do Senhor – pertenço ao Senhor; Eu me dedico a ele. Isso expressa a verdadeira natureza de uma profissão religiosa – um sentimento de que não somos nossos, mas que pertencemos a Deus. É que não apenas sentimos que somos obrigados a adorá-lo, mas que na verdade pertencemos a ele; que nossos corpos e espíritos, e tudo o que temos e somos, devem ser empregados de maneira sagrada em seu serviço (ver 1 Coríntios 6:20 ; 2 Coríntios 7: 5 ; 2 Coríntios 5: 14-15 ). Nada, em poucas palavras, pode descrever de maneira mais apropriada a verdadeira natureza de uma profissão religiosa do que a expressão usada aqui ( ??? ????? layhovâh ‘ani^y ) ‹Pois eu sou o Senhor’ -‹ Eu sou total e inteiramente e eternamente para o Senhor, obedecê-lo; fazer a vontade dele; sofrer pacientemente tudo o que é indicado; viver para onde ele dirige; morrer quando, onde e como ele quiser; moldar na sepultura de acordo com sua vontade; ser levantado por seu poder; e servi-lo para sempre em um mundo melhor.

E outro se chamará pelo nome de Jacó. O caldeu declara isso: Ele orará em nome de Jacó. A idéia parece ser que ele deveria se chamar amigo de Jacó – um israelita. Ele deve se considerar pertencente à mesma família e à mesma religião, como Jacó; como adorando o mesmo Deus; e como manter a mesma crença. Se chamar pelo mesmo nome que outro, é indicativo de amizade e carinho; e é expressivo o propósito de estar unido a ele e identificar nosso interesse com o dele. A idéia é aquela que alguém expressaria dizendo, que expressava seu interesse pelo povo de Deus ou se identificava com eles; como dizemos agora, um homem se chama pelo nome de Cristo, isto é, um cristão. Jerônimo declara: ‘Ele chamará pelo nome de Jacó.’ isto é, pecadores ao arrependimento (compare a nota em Isaías 43: 7 ; Isaías 48: 1 ; Salmo 24: 6 ).

E outro assinará com sua mão o Senhor – A Septuaginta traduz isto: ‹E outro escreverá com sua mão ( ?e??? cheiri ), eu sou de Deus. ‘ Lowth, ‹Na sua mão, ‘Aquila e Symmachus, ( Chee??? Cheira ). Lowth supõe que a alusão aqui seja às marcas que foram tornadas indeléveis por punção com tinta na mão ou em outras partes do corpo. Ele supõe que a marca assim indelével impressa era o nome da pessoa, ou o nome do mestre, se ele era escravo, ou alguma indicação pela qual pudesse ser conhecido a quem ele pertencia. Dessa maneira, o soldado marcou-se com o nome de seu comandante; o idólatra, com o nome de seu deus; e, assim, Procópio diz, que os primeiros cristãos se marcaram. Nesta passagem, ele diz: ‘Porque muitos marcaram seus pulsos ou braços com o sinal da cruz ou com o nome de Cristo’ (ver Apocalipse 20: 4 ; Spencer, De Leg. Heb. Ii. 20).

Mas tudo isso é refinado demais e é evidentemente um afastamento do verdadeiro sentido da passagem. A marca, ou escrita, não estava na mão, mas com ela – literalmente, e isto escreverá sua mão ao Senhor; ‹E a figura é evidentemente tirada do modo de fazer um contrato ou barganha, onde o nome é assinado no instrumento. Foi um pacto ou pacto solene, pelo qual eles se matricularam entre os adoradores de Deus e se comprometeram a seu serviço. A maneira de contrato entre os hebreus é descrita em Jeremias 32:10 , Jeremias 32:12 , Jeremias 32:44 . Uma aliança pública, solene e registrada, à qual os nomes de príncipes, levitas e sacerdotes eram assinados, e que foi selada, pela qual eles se ligavam ao serviço de Deus, é mencionada em Neemias 9:38 . Aqui denota a maneira solene em que eles professariam ser adoradores do Deus verdadeiro; e é expressivo da verdadeira natureza de uma profissão de religião.

O nome é dado a Deus. É inscrito pelo desejo voluntário daquele que faz a profissão entre seus amigos. Isso é feito, após a maneira de compacto solene entre os homens, na presença de testemunhas Hebreus 12: 1 . Entre os cristãos, é selado de maneira solene pelo batismo e pela ceia do Senhor. Possui, portanto, toda a força e obrigação de um pacto solene; e todo professor de religião deve considerar sua aliança com Deus como o mais sagrado de todos os acordos, e como tendo uma obrigação mais solene do que qualquer outro. E, no entanto, quantos professores existem que recuariam horrorizados com a idéia de romper um pacto com o homem, que não se assustam com a idéia de terem se mostrado infiéis à sua promessa solene de que pertenceriam totalmente a Deus e viveriam? para ele sozinho! Que todo professor de religião lembre-se de que sua profissão tem toda a força de um pacto solene de que ele voluntariamente assinou seu nome e se matriculou entre os amigos de Deus; e que não há acordo de natureza mais vinculativa do que aquela que o une em profissão pública à causa e ao reino do Salvador.

E o sobrenome se chama Israel – se chamará israelita e será adorador do mesmo Deus. A palavra traduzida como ‘sobrenome’ ( ??? kânâh não usado no Qal, no Piel ??? kinnâh ) significa abordar de maneira amigável e reconfortante; para falar gentilmente com alguém. Gesenius traduz: ‘E gentilmente, suavemente nomeia o nome de Israel.’ Mas a ideia é provavelmente a expressa em nossa tradução. A palavra às vezes denota uma oferta de títulos lisonjeiros a qualquer pessoa, como forma de elogio Jó 32: 21-22 :

Peço-lhe que não aceite a pessoa de ninguém;

Nem me deixe dar títulos lisonjeiros ao homem.

Pois sei não dar títulos lisonjeiros;

Ao fazer isso, meu Criador logo me levaria embora.

Em Isaías 45: 4 , é apresentado: ‘Eu te sobrenome (Ciro), embora você não me conheça.’ A palavra não ocorre em outro lugar. Transmite a ideia de um título honorável; e significa aqui, eu acho, que ele se chamaria pela apelação honrosa de Israel – ou israelita – adoradora do Deus de Jacó. Implica que uma profissão da verdadeira religião é honrosa e que é e deve ser estimada por quem a faz. É observável, também, que este versículo contém uma instância do paralelismo nos escritos hebraicos, em que os membros suplentes se correspondem. Aqui, o primeiro e o terceiro membros, e o segundo e o quarto correspondem um ao outro (ver Introdução, Seção 8).

Comentário de Adam Clarke

Se chamará “Será chamado” – Passivo, ???? yikkare ; ?????seta? , Symmachus.

Outro assinará com sua mão o Senhor “Isto inscreverá sua mão a Jeová” – ?a? ?te??? ep???a?e? ?e??? ( ?e??a , Ag., Sym.) ??t??, ??? Te?? e?µ? · “E outro escreverá em sua mão, eu pertenço a ele Deus.” – Setembro. Eles parecem ter lido aqui, como antes: ??? ????? laihová ani , eu pertenço a Jeová. Mas a repetição da mesma frase sem nenhuma variação não é elegante. No entanto, eles parecem ter entendido corretamente, como uma alusão às marcas, que foram feitas por punções tornadas indeléveis, por fogo ou por manchas, na mão ou em alguma outra parte do corpo, significando o estado ou caráter da pessoa e a quem ele pertencia. O escravo foi marcado com o nome de seu mestre, o soldado, de seu comandante; o idólatra, com o nome ou a insígnia de seu deus: inst??µata ep???af?µe?a d?a t?? st?ate??µe??? e? ta?? ?e?s?? · “Inscrições pontuais feitas pelos soldados em suas mãos.” Aécio apud Turnebum Advers. Isaías 24:12 . Vítimas em militos punctis bonitos scripts e matriculis inseri jurare solent . “Os soldados com inscrições indeléveis na pele e inseridos nos rolos de organização estão acostumados a prestar juramento.” Vigécio, Isaías 2: 6 . E os cristãos parecem ter imitado esta prática, pelo que Procópio diz neste lugar de Isaías: “Porque muitos marcaram seus pulsos, ou braços, com o sinal da cruz ou com o nome de Cristo.” Ver Apocalipse 20: 4 ; Spencer, De Leg. Hebr. lib. ii., cap. 20

Comentário de John Calvin

5. Alguém deve dizer. Até agora o Profeta falou metaforicamente, mas agora expressa seu significado claramente, sem nenhuma figura de linguagem. Ele mostra qual é a natureza daquela vegetação e forragem de que falou. Significa que, de todas as nações, o Senhor reunirá seu povo e trará à sua Igreja aqueles que eram anteriormente estranhos, e levantará e ampliará sua Igreja, que antes parecia reduzida a nada; porque todos a ela se reunem a cada trimestre e desejam estar inscritos no número de crentes, como também é dito:

“Eis a Filístia, Tiro e Etiópia; esse homem nasceu lá. ” ( Salmos 87: 4. )

Essa passagem, embora até agora parecesse obscura, através dos erros dos intérpretes, está extremamente bem adaptada à ilustração dessa profecia, de que os crentes, que poderiam ter ficado aterrorizados e envergonhados por causa de seus números diminuídos (pois sabemos que mas um pequeno número retornado do cativeiro) poderia ter esperança da graça ilustre e magnífica da Redenção que havia sido celebrada pelos profetas. Para atender a esses pontos de vista, aquele Profeta, quem quer que fosse, que foi o autor do salmo, declara que os babilônios e egípcios devem ser cidadãos da Igreja, e que os etíopes e tiranos, e aqueles que antes eram estranhos, virão para o propósito de estar inscrito no povo de Deus. “Agora”, diz ele, “Jerusalém é um desperdício; mas um dia Deus não apenas reunirá os que estão dispersos, mas também chamará outros de todos os quadrantes, e unirá em um corpo os que estão agora na maior variação, para que se vangloriem de serem cidadãos de Jerusalém e pertencem ao corpo do povo escolhido tanto quanto se fossem nativos ”. O mesmo é ensinado nesta passagem pelo profeta Isaías, de quem o autor do salmo, sem dúvida, emprestou esse sentimento.

E outro será chamado pelo nome de Jacó. O significado geral é que haverá uma vasta assembléia de homens, que se unirão na fé e na obediência ao Deus único e verdadeiro. Mas como, em um registro, toda pessoa que pronuncia ou escreve seu próprio nome, o Profeta, mantendo seu olho nesse costume, emprega os seguintes modos de expressão: – “Um deve escrever com a mão, eu sou de Deus e tomará o sobrenome de Israel; outro reconhecerá que ele é de Deus e será chamado pelo nome de Jacó. ” Ele descreve algo novo e incomum, pois quem antes não tinha nada a ver com Deus se gabará de que Deus o adotou. “Ser chamado” é, neste local, equivalente à frase francesa Se reclamer, ou seja, “declarar-se pertencer a uma pessoa”; da mesma maneira que antigamente, quando ele falava de mulheres para quem o nome de seus maridos servia de proteção, ele as introduz como dizendo: “Seja chamado seu nome por nós”, ou seja, “Sejamos nomeados por seu nome”. ( Isaías 4: 1. )

Embora Isaías pareça, nesta passagem, distinguir entre aqueles que em termos expressos declararão que pertencem ao povo de Deus, e desejarão ser nomeados pelo nome de Jacó, mas ambas as cláusulas se referem às mesmas pessoas, porque ser filho de Deus e ser israelita são duas coisas intimamente ligadas, pois Deus determina que a Igreja seja a mãe de todos os seus filhos. No entanto, deve-se observar que nenhum é o cidadão legítimo da Igreja, a não ser aquele que se submete ao governo de Deus. Se o Profeta passou pelo nome de Deus e mencionou “Jacó” e “Israel”, ainda assim devemos ter começado com a Cabeça, de quem procede todo o relacionamento, tanto no céu como na terra; mas, para que não haja ambiguidade remanescente, ele descreveu duas vezes essa ordem, de que ninguém é considerado pertencente à semente de Jacó, mas àqueles que obedecem a Deus.

Por isso, vemos facilmente qual é o significado do Profeta; pois ele mostra que a Igreja, contanto que ela seja destituída da bênção de Deus, murcha e gradualmente cai em decadência; mas que, quando o Espírito de Deus foi derramado, ela é vivificada e, finalmente, reúne forças, não apenas para recuperar sua condição anterior: mas para crescer por um maravilhoso aumento além das expectativas. Lembremo-nos, no entanto, que o Profeta não fala da ordem da natureza, como se os novos filhos da Igreja tivessem nascido assim do ventre, porque nenhuma pessoa obtém uma classificação tão alta por sua própria indústria; mas quando aqueles que antigamente eram estrangeiros foram regenerados pela fé, ele diz que eles registrariam ansiosamente seus nomes, a fim de testemunhar que eles são filhos de Deus. Assim, ele descreve uma mudança que ultrapassa a natureza e todas as concepções dos homens, quando da raça amaldiçoada de Adão é formado um Israel espiritual.

Alguns pensam que o Profeta aqui expressa o pequeno número de crentes, quando ele diz: “Um será chamado, outro deve escrever;” mas esse argumento tem pouco peso, e até o contexto fornece uma refutação fácil de seu erro. Na minha opinião, devemos entender que ele quer dizer que a Igreja deve ser reunida em multidões de várias e distantes nações; porque Deus reunirá estranhos sob sua autoridade e os incitará a se gabar sinceramente, e não em palavras vazias, de que eles pertencem ao seu povo. Também deve ser observado que a verdadeira fé não pode permanecer sem irromper imediatamente em confissão; pois tal é a importância destas quatro palavras: “Ser chamado pelo nome de Israel, escrever, ser conhecido, dizer: eu sou do Senhor;” pois aqueles que sinceramente adoram a Deus não devem ser mudos, mas testemunhar tanto por ações quanto por palavras o que eles carregam interiormente em seus corações. Eles professam ser servos de Deus e se gloriam em seu nome durante todo o curso de sua vida.

Comentário de John Wesley

Alguém dirá: Eu sou do SENHOR; e outro se chamará pelo nome de Jacó; e outro assinará com a mão o Senhor, e se chamará pelo nome de Israel.

Israel – A bênção de Deus sobre os judeus será tão notável que os gentios se unirão a eles e aceitarão o Senhor por seu Deus.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 26:17 – Hoje vocês declararam que o Senhor é o seu Deus e que vocês andarão nos seus caminhos, que guardarão os seus decretos, os seus mandamentos e as suas ordenanças, e que vocês lhe obedecerão.

Neemias 9:38 – “Em vista disso tudo, estamos fazendo um acordo, por escrito, e assinado por nossos líderes, nossos levitas e nossos sacerdotes”.

Neemias 10:1 – Esta é a relação dos que o assinaram: Neemias, o governador, filho de Hacalias, e Zedequias,

Salmos 116:16 – Senhor, sou teu servo, Sim, sou teu servo, filho da tua serva; livraste-me das minhas correntes.

Jeremias 50:5 – Perguntarão pelo caminho para Sião e voltarão o rosto na direção dela. Virão e se apegarão ao Senhor numa aliança permanente que não será esquecida.

Miquéias 4:2 – Muitas nações virão, dizendo: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó. Ele nos ensinará os seus caminhos, para que andemos nas suas veredas”. Pois a lei virá de Sião, a palavra do Senhor, de Jerusalém.

Zacarias 8:20 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Povos e habitantes de muitas cidades ainda virão,

Zacarias 13:9 – “Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’. “

2 Coríntios 8:5 – E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus.

Gálatas 6:16 – Paz e misericórdia estejam sobre todos os que andam conforme essa regra, e também sobre o Israel de Deus.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *