Estudo de Jeremias 11:11 – Comentado e Explicado

Por tal culpa, assim declara o Senhor: vou descarregar sobre eles uma calamidade, da qual não poderão escapar. E, quando gritarem por mim, eu não os escutarei.
Jeremias 11:11

Comentário de Albert Barnes

Vou trazer – Ou, estou trazendo.

Comentário de John Calvin

O Profeta agora denuncia uma calamidade; pois é provável que por muitos anos ele tenha sido o professor deles que os ameaçou, mas tudo em vão. Por isso, ele agora confirma o que já observamos antes – que sua conspiração ímpia era totalmente conhecida e provada, de modo que agora não deveriam ser chamados nem levados ao tribunal do juiz, pois haviam adquirido abertamente sua própria ruína.

Ele então diz que Deus estava, por assim dizer, armado para se vingar; Trarei, ele diz, sobre eles um mal do qual eles não serão capazes de ir embora (39) Então ele acrescenta, e eles clamarão a mim, mas eu não os ouvirei. Por esta última cláusula, ele mostra que não há esperança. permaneceu, pois eles não podiam receber perdão de Deus, pois ele não seria mais suplicado por eles. A importância do todo é que eles foram tão entregues à destruição que foi em vão esperar a misericórdia de Deus. Deus havia prometido muitas vezes em sua lei que ele seria reconciliado com eles; mas o Profeta diz agora que toda esperança foi cortada, porque eles rejeitaram a aliança de Deus. Portanto, o que Deus prometeu respeitando sua bondade e misericórdia, não lhes pertencia mais.

Vamos agora aprender também como acomodar essa doutrina para nós mesmos. E, primeiro, podemos observar que há uma grande diferença entre nós, que há muito tempo ensinamos claramente qual é a adoração verdadeira e lícita a Deus, e aquelas pessoas miseráveis ??que eram cegas nas trevas; portanto, muito mais atroz é o nosso pecado e digno de punições muito mais pesadas. Então também podemos acrescentar isso – que, embora Deus possa por um tempo suportar conosco, todo o tempo de sua tolerância terá que ser contabilizado. Não há dia em que Deus não nos acuse; e assim ele se levanta cedo, e assim nos mostra que preocupação ele tem pela nossa salvação; mas se permanecermos adormecidos em nossa preguiça, um dia de hoje será suspenso sobre nossas cabeças, e especialmente quando considerarmos que Deus se aproxima mais de nós do que de seu povo antigo. E, portanto, também podemos aprender o quanto menos tolerável é a nossa ingratidão. Deve-se, portanto, observar com atenção, que Deus está armado contra aqueles diante de quem ele proferiu sua palavra, não apenas por um dia, mas por muitos anos, quando ele descobriu que trabalhou em vão; e que quando ele se ofende com sua obstinada maldade, não há mais remédio.

Mas pode-se perguntar aqui: como é que Deus declara aqui que ele não seria propício aos israelitas, embora eles até clamassem a ele, quando ainda assim essa promessa ocorre com tanta freqüência,

“Chame-me, e eu te ouvirei?” ( Salmos 50:15 )

Embora Deus em todo lugar não use essas palavras, em muitos lugares ele faz essa promessa. Ainda assim, pode parecer inconsistente que ele feche a porta da misericórdia contra aqueles que fogem à sua misericórdia. Mas no versículo seguinte, ele mostra o que esse grito seria; pois se eles tivessem se arrependido do coração, sem dúvida seu perdão nunca seria negado; mas veremos atualmente que esses gritos seriam divagantes, vagabundos e confusos; para que não dirigissem suas orações a Deus, nem observassem o caminho que é conhecido por todos nós; pois eles chorariam Sem arrependimento e fé, conforme o que se segue; para o Profeta diz –

11. Portanto, assim diz o Senhor: Eis que farei mal a eles, dos quais não poderão mais sair; e clamam a mim alto, mas eu não lhes darei ouvidos.

A terceira linha em galês é literalmente o hebraico, –

(Lang. cy) Yr hwn seu galante vyned allan ohono .
Que eles não serão capazes de sair disso.

O verbo ??? não é meramente chorar, mas chorar alto, veemente ou clamorosamente; o efeito de grande angústia durou impacientemente. Nossa versão e Blayney estão erradas ao renderizar ? E pensamos que não é o que pode ter sido, significa, mas o que seria . É expressamente predito o que eles fariam; e correspondendo a isso, estão todas as versões e o Targum.Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

Ver. Figura do discurso Asterismos. App-6.

Comentário de John Wesley

Portanto, assim diz o Senhor: Eis que trarei sobre eles o mal, do qual não poderão escapar; e ainda que clamarem por mim, não lhes darei ouvidos.

Não ouvirei – Deus não os ouvirá clamar por sua adversidade, que se recusam a ouvi-lo falando com eles em sua prosperidade.

Referências Cruzadas

2 Reis 22:16 – Assim diz o Senhor: Eu vou trazer desgraça sobre este lugar e sobre seus habitantes; tudo o que está escrito no livro que o rei de Judá leu.

2 Crônicas 34:24 – Assim diz o Senhor: Eu vou trazer uma desgraça sobre este lugar e sobre seus habitantes; todas as maldições escritas no livro que foi lido na presença do rei de Judá.

Salmos 18:41 – Gritaram por socorro, mas não houve quem os salvasse; clamaram ao Senhor, mas ele não respondeu.

Salmos 66:18 – Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria;

Provérbios 1:28 – “Então vocês me chamarão, mas não responderei; procurarão por mim, mas não me encontrarão.

Provérbios 29:1 – Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente.

Isaías 1:15 – Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue!

Isaías 24:17 – Pavor, cova e laço o aguardam, ó habitantes da terra!

Jeremias 6:19 – Ouça, ó terra: Vou trazer desgraça sobre este povo, o fruto das suas maquinações, porque não deram atenção às minhas palavras e rejeitaram a minha lei.

Jeremias 11:17 – O Senhor dos Exércitos, que a plantou, anunciou-lhe desgraça, porque a comunidade de Israel e a comunidade de Judá fizeram o que é reprovável e provocaram a minha ira, queimando incenso a Baal.

Jeremias 14:12 – Ainda que jejuem, não escutarei o clamor deles; ainda que ofereçam holocaustos e ofertas de cereal, não os aceitarei. Mas eu os destruirei pela guerra, pela fome e pela peste”.

Jeremias 15:2 – E, se lhe perguntarem: ‘Para onde iremos? ’, diga-lhes: ‘Assim diz o Senhor: ” ‘Os destinados à morte, para a morte; os destinados à espada, para a espada; os destinados à fome, para a fome; os destinados ao cativeiro, para o cativeiro’.

Jeremias 19:3 – Diga: ‘Ouçam a palavra do Senhor, reis de Judá e habitantes de Jerusalém. Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Trarei desgraça tal sobre este lugar que fará retinir os ouvidos daqueles que ouvirem isso.

Jeremias 19:15 – “Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: ‘Ouçam! Trarei sobre esta cidade, e sobre todos os povoados ao redor, todas as desgraças contra eles anunciadas, porque se obstinaram e não quiseram obedecer às minhas palavras’ “.

Jeremias 23:12 – “Por isso, o caminho deles será como lugares escorregadios nas trevas, para as quais serão banidos, e nelas cairão. Trarei a desgraça sobre eles, no ano do seu castigo”, declara o Senhor.

Jeremias 35:17 – “Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: ‘Trarei sobre Judá e sobre todos os habitantes de Jerusalém toda a desgraça da qual os adverti; porque falei a eles, mas não me ouviram, chamei-os, mas não me responderam’ “.

Jeremias 36:31 – Eu castigarei a ele, aos seus filhos e aos seus conselheiros por causa dos seus pecados. Trarei sobre eles e sobre os habitantes de Jerusalém e sobre os homens de Judá toda a desgraça que pronunciei contra eles, porquanto não me deram atenção’ “.

Ezequiel 7:5 – Assim diz o Soberano Senhor: Chegou a desgraça! Uma desgraça jamais imaginada vem aí.

Ezequiel 8:18 – Por isso com ira eu os tratarei; não olharei com piedade para eles nem os pouparei. Mesmo que gritem aos meus ouvidos, não os ouvirei”.

Amós 2:14 – O ágil não escapará, o forte não reunirá as suas forças, e o guerreiro não salvará a sua vida.

Amós 5:19 – Será como se um homem fugisse de um leão, e encontrasse um urso; como alguém que entrasse em sua casa e, encostando a mão na parede, fosse picado por uma serpente.

Amós 9:1 – Vi o Senhor junto ao altar, e ele disse: “Bata no topo das colunas para que tremam os umbrais. Faça que elas caiam sobre todos os presentes; e os que sobrarem matarei à espada. Ninguém fugirá, ninguém escapará.

Miquéias 3:4 – um dia clamarão ao Senhor, mas ele não lhes responderá. Naquela tempo ele esconderá deles o rosto por causa do mal que eles têm feito.

Zacarias 7:13 – ” ‘Quando eu os chamei, não deram ouvidos; por isso, quando eles me chamarem, também não ouvirei’, diz o Senhor dos Exércitos.

Lucas 13:24 – “Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.

1 Tessalonicenses 5:3 – Quando disserem: “Paz e segurança”, então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão.

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Apocalipse 6:16 – Eles gritavam às montanhas e às rochas: “Caiam sobre nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *