Estudo de Jeremias 2:17 – Comentado e Explicado

Não te aconteceu tudo isso por haveres abandonado o Senhor teu Deus, quando te guiava pelo caminho?
Jeremias 2:17

Comentário de Albert Barnes

O caminho – Ou a jornada através do deserto, ou o caminho da santidade.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 2:17 . Você não conseguiu isso para si mesmo? – Não são todas essas calamidades devido aos teus pecados, teus pecados conhecidos e voluntários? Por suas confederações pecaminosas com as nações, e especialmente sua conformidade com elas em seus costumes e usos idólatras, eles se tornaram muito mesquinhos e desprezíveis, como todos aqueles que fizeram profissão de religião e depois a descartaram. Agora nada apareceu daquilo que, por sua constituição, os tornava honoráveis ??e formidáveis, e, portanto, as nações vizinhas nem os respeitavam nem os temiam. Mas isso não foi tudo: eles provocaram Deus a entregá-los nas mãos de seus inimigos, que, depois de se tornarem um terrível flagelo para eles, finalmente os subjugaram e derrubaram seu governo. E assim eles trouxeram suas misérias sobre si mesmos, abandonando o Senhor seu Deus, revoltando-se de sua lealdade a Ele, e assim se lançando fora de sua proteção; pois proteção e lealdade andam juntas. Quando ele te guiou, etc. – Hebraico, ?????? ??? ????? , na época, exatamente naquele momento, ele estava te guiando pelo caminho. Então, quando ele estava levando você a uma feliz paz e assentamento, e você chegou às suas margens, recuou e abandonou o seu guia. Podemos observar aqui que, embora Josias fosse um príncipe muito piedoso e se esforçasse ao máximo para restaurar a adoração a Deus, derrubando altares e bosques, e transformando em pó as imagens esculpidas, etc., 2 Crônicas 34., 35., no entanto, pelas queixas de Jeremias e suas reprovações de sua idolatria, parece suficientemente que o povo estava longe de ser reformado.

Comentário de John Calvin

Agora segue a causa; o Profeta, depois de ter mostrado que Israel foi abandonado por Deus, agora menciona a razão pela qual isso aconteceu: Isso não fez isso por você? Alguns leram na segunda pessoa: “Você não fez isso por você?” mas o significado ainda é quase o mesmo. Mais provável, porém, é a tradução que outros deram: “Isso não aconteceu com você, porque você abandonou a Jeová, teu Deus?” Jeremias, em resumo, nos ensina que a causa de todos os males foi a deserção do povo, como se ele tivesse dito: “Você inventou para si todo esse mal; então você deve engoli-lo e saber que a culpa não pode ser lançada em Deus; pois ele teria sido fiel a ti, a não ser que a sua impiedade o tivesse impedido. Deus, de fato, não te escolheu em vão, nem em vão te preferiu a outras nações; mas rejeitaste a sua bondade. Tua condição então nunca teria sido como é, se não tivesses adquirido a tua própria ruína. Como assim? “Porque você se afastou do seu Deus.”

E ele exagera ainda mais esse pecado, dizendo: No momento em que ele te levou no caminho, Liderar no caminho, é justamente governar, de modo a tornar as pessoas felizes. O Profeta então mostra que a perfídia e a deserção do povo não tinham desculpa em rejeitar a adoração ao seu Deus, pois eram felizes durante o tempo em que o serviram. Se tivessem sido tentados de várias maneiras ou tentado, eles poderiam ter reinado algum pretexto. “Pensamos que estávamos enganados ao esperar no Deus verdadeiro, pois ele ocultou seu favor de nós; fomos, portanto, compelidos pela necessidade. Deveria pelo menos mostrar alguma indulgência à nossa leviandade; pois não poderíamos ter formado outra conjectura a não ser que Deus se afastou de nós. O Profeta atende a essa objeção, como no quinto versículo: “Que iniqüidade seus pais encontraram em mim?” e, como é feito em outro lugar,

“Meu povo, o que te fiz, ou em que te tenho incomodado?”
( Miquéias 6: 4 )

pois Deus naquela passagem mostra que ele estava preparado para defender sua própria causa e se livrar de tudo o que o povo pudesse lhe opor. Assim também ele faz neste lugar: “Eu te guiei”, diz ele, “pelo caminho”; isto é, “Você viveu feliz sob meu governo, e ainda assim não pude reter-te pela minha bondade, enquanto gentilmente te tratava; e sabias que nada poderia ser melhor para ti do que continuar sob minha proteção; mas você decidiu ir a serviço dos ídolos. Agora, que desculpa tens, ou que pretexto te resta? Vemos, portanto, que o pecado do povo é grandemente aumentado, pois eles não foram induzidos por tentação ou provação a abandonar a Deus, mas através da mera perfídia se entregaram aos ídolos: e segue uma confirmação desse versículo –

Comentário de E.W. Bullinger

Ele te guiou. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 32:12 ).

Comentário de John Wesley

Não adquiriste isso para ti mesmo, por teres abandonado o SENHOR teu Deus, quando ele te guiou pelo caminho?

Quando – Pela conduta da providência no deserto, guardando-te de todos os perigos.

Referências Cruzadas

Levítico 26:15 – e desprezarem os meus decretos, rejeitarem as minhas ordenanças, deixarem de colocar em prática todos os meus mandamentos e forem infiéis à minha aliança,

Números 32:23 – “Mas, se vocês não fizerem isso, estarão pecando contra o Senhor; e estejam certos de que vocês não escaparão do pecado que cometeram.

Deuteronômio 28:15 – Entretanto, se vocês não obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, e não seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos e decretos que hoje lhes dou, todas estas maldições cairão sobre vocês e os atingirão:

Deuteronômio 32:19 – O Senhor viu isso e os rejeitou, porque foi provocado pelos seus filhos e suas filhas.

1 Crônicas 28:9 – “E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre.

2 Crônicas 7:19 – “Mas, se vocês se afastarem de mim e abandonarem os decretos e os mandamentos que lhes dei, e prestarem culto a outros deuses e adorá-los,

Jó 4:8 – Pelo que tenho observado, quem cultiva o mal e semeia maldade, isso também colherá.

Salmos 77:20 – Guiaste o teu povo como a um rebanho pela mão de Moisés e de Arão.

Salmos 78:53 – Ele os guiou em segurança, e não tiveram medo; e os seus inimigos afundaram-se no mar.

Salmos 107:7 – e os conduziu por caminho seguro a uma cidade habitada.

Salmos 136:16 – Àquele que conduziu seu povo pelo deserto, O seu amor dura para sempre!

Isaías 1:4 – Ah, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade! Raça de malfeitores, filhos dados à corrupção! Abandonaram o Senhor; desprezaram o Santo de Israel e o rejeitaram.

Isaías 63:11 – Então o seu povo recordou o passado, o tempo de Moisés e seu povo: onde está aquele que os fez passar através do mar, com o pastor do seu rebanho? Onde está aquele que entre eles pôs o seu Espírito Santo,

Jeremias 2:13 – “O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água.

Jeremias 2:19 – O seu crime a castigará e a sua rebelião a repreenderá. Compreenda e veja como é mau e amargo abandonar o Senhor, o seu Deus, e não ter temor de mim”, diz o Soberano, o Senhor dos Exércitos.

Jeremias 4:18 – “A sua própria conduta e as suas ações trouxeram isso sobre você. Como é amargo este seu castigo! Ele atinge até o seu coração! “

Oséias 13:9 – “Você foi destruído, ó Israel, porque está contra mim, contra o seu ajudador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *