Estudo de Deuteronômio 32:19 – Comentado e Explicado

Ao ver tais coisas, o Senhor indignou-se com seus filhos e suas filhas,
Deuteronômio 32:19

Comentário de Albert Barnes

A ira de Deus contra a apostasia de Seu povo é declarada em termos gerais neste versículo; e os resultados são descritos, em palavras como do próprio Deus, nos versículos seguintes e seguintes. Esses resultados consistiram negativamente na retirada do favor de Deus Deuteronômio 32:20 , e positivamente na imposição de uma retribuição justa.

Filhas – As mulheres tiveram sua participação total nos pecados do povo. Compare Isaías 3:16 e segs; Isaías 32: 9 e segs; Jeremias 7:18 ; Jeremias 44:15 e segs.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 19. Quando o Senhor viu, ele os detestou, etc. – Isso pode ser enfatizado de maneira mais enfática e mais próxima do hebraico, e o Senhor viu, e por indignação rejeitou seus filhos e filhas. Moisés ainda fala no estilo profético: as filhas são aqui particularmente mencionadas, porque as mulheres eram notoriamente culpadas de provocar Deus por sua idolatria: em prova disso, veja Jeremias 7: 8 ; Jeremias 44:15 . Ezequiel 8:14 .

Comentário de Adam Clarke

Quando o Senhor viu, etc. – Mais literalmente, E o Senhor viu, e por indignação, ele reprovou seus filhos e filhas. Isto é, quando o Senhor vir tal conduta, ele ficará justamente irritado, e assim rejeitará e entregará ao cativeiro seus filhos e filhas.

Comentário de John Wesley

E, vendo o SENHOR, os abominou por causa da provocação de seus filhos e de suas filhas.

Seus filhos e filhas – Tais eram por chamado e profissão.

Comentário de John Calvin

19. E quando o Senhor viu. A visão de Deus, que é mencionada aqui, tem referência à Sua tolerância no julgamento: como se fosse dito, que Ele não age apressadamente, e não está alienado de Seus filhos, sem ter ponderado devidamente o seu caso; da mesma maneira que já foi dito em outros lugares: “Como o clamor de Sodoma é grande, vou descer agora e ver se” é assim e “eu saberei”. ( Gênesis 18:20 ) Certamente Deus não precisa fazer nenhum exame, pois nada escapa a Seus olhos, por mais oculto que seja; mas isso é questionado e contrastado com pressa absurda. Assim, nesta passagem, Moisés mostra que Deus ficou irado quando viu Seus filhos e Suas filhas serem arrastados tão infielmente após seus ídolos. Mais uma vez, quando os chama de filhos de Deus, ele não os julga por causa de seus méritos, mas em referência à adoção de Deus, que, embora tenha sido cancelada como se considerava, ainda teve o efeito de agravar a culpa de seus ingratidão. E pela mesma razão que ele tinha acabado. disse que Deus os viu , Moisés o apresenta deliberando, por assim dizer, que o tempo para puni-los pode ser percebido como chegando completamente. Mas devemos notar os graus; pois Deus não explode imediatamente em extrema severidade, mas diz-se que esconde Seu rosto, para que ele possa secretamente considerar o que eles fariam: já que esse é um meio termo entre a manifestação manifesta de Sua graça e favor e os sinais de A ira dele. Deus é, de fato, dito em outros lugares, em muitas passagens, para esconder Seu rosto, quando Ele rejeita as orações dos homens e retira Sua ajuda; mas aqui Ele assume o caráter de um homem que, quando vê que não produz efeito agindo, (269) se afasta para algum lugar, de onde pode contemplar silenciosamente o resultado, e assim se expressa o cansaço de Deus por eles; pois quando Ele finalmente viu que seus esforços para controlá-los foram jogados fora, abandonou o cuidado deles. É uma inferência falsa, da qual alguns extraem daí, que os homens, quando abandonados por Deus, se recuperam pelo exercício de seu próprio livre-arbítrio; como se Deus estivesse sentado com calma e inatividade em uma torre de vigia esperando o que eles podem fazer; na medida em que esse esconderijo de si mesmo se refere apenas à manifestação externa de Sua graça. Em uma palavra, é uma semelhança tirada da conduta dos homens, pela qual Deus significa que Ele é vencido pelo cansaço, e não será mais o líder e guardião do povo, até que efetivamente pareça que eles são completamente intratáveis. E isso é obtido a partir da razão, que atualmente é acrescentada, na qual Ele censura sua natureza e desejo de fé, tanto quanto dizer, que, após uma longa provação, nada restou para Ele senão abandoná-los.

Comentário de E.W. Bullinger

abominável. Compare Salmos 106: 40 .

do. Genitivo de origem = a provocação produzida pela conduta do Seu Povo.

Referências Cruzadas

Levítico 26:11 – Estabelecerei a minha habitação entre vocês e não os rejeitarei.

Juízes 2:14 – A ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de invasores que os saquearam. Ele os entregou aos inimigos ao seu redor, aos quais já não conseguiam resistir.

Salmos 5:4 – Tu não és um Deus que tenha prazer na injustiça; contigo o mal não pode habitar.

Salmos 10:3 – Ele se gaba de sua própria cobiça e, em sua ganância, amaldiçoa e insulta o Senhor.

Salmos 78:59 – Sabendo-o Deus, enfureceu-se e rejeitou totalmente a Israel;

Salmos 82:6 – Eu disse: vocês são deuses, todos vocês são filhos do Altíssimo.

Salmos 106:40 – Por isso acendeu-se a ira do Senhor contra o seu povo e ele sentiu aversão por sua herança.

Isaías 1:2 – Ouçam, ó céus! Escute, ó terra! Pois o Senhor falou: “Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim.

Jeremias 11:15 – “O que a minha amada faz no meu templo, com intenção enganosa? Será que os votos e a carne consagrada evitarão o castigo? Poderá você, então, exultar? “

Lamentações 2:6 – Ele destroçou a sua morada como se fosse um simples jardim; destruiu o seu local de reuniões. O Senhor fez esquecidas em Sião suas festas fixas e seus sábados; em seu grande furor rejeitou o rei e o sacerdote.

Amós 3:2 – “Escolhi apenas vocês de todas as famílias da terra; por isso eu os castigarei por causa de todas as suas maldades”.

Zacarias 11:8 – Num mês eu me livrei dos três pastores. Porque eu me cansei deles e o rebanho me detestava.

Apocalipse 3:16 – Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *