Estudo de Jeremias 26:2 – Comentado e Explicado

Eis o que disse o Senhor: coloca-te no átrio do templo e a toda a gente de Judá, que vier prosternar-se no templo do Senhor, repete todas as palavras que te ordenei dizer, sem deixar nenhuma.
Jeremias 26:2

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 26: 2 . Permaneça na corte, etc. – A grande corte, onde homens e mulheres adoravam quando não traziam sacrifício; pois quando o fizessem, deveriam levá-lo ao tribunal interno, chamado O tribunal de Israel. Jeremias falou freqüentemente no templo, por causa do grande concurso de pessoas naquele lugar. Também é muito provável que ele tenha escolhido os dias dos grandes festivais. Veja Lightfoot.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 26: 2-3 . Fique na corte da casa do Senhor – A grande corte onde homens e mulheres geralmente adoravam, diz o Dr. Lightfoot, quando não trouxeram sacrifício; pois quando o fizessem, deveriam levá-lo à corte interna, também chamada corte de Israel, ou aos sacerdotes, como o mesmo autor instruído observou em seu tratado sobre o serviço no templo. E fale a todas as cidades de Judá – Aqui é evidente que ??? , cidades, são destinadas a seus habitantes; e daí podemos conjeturar que essa transação passou em uma das grandes festas, quando o povo de Judá estava reunido, de todas as suas cidades, para adorar em Jerusalém. Todas as palavras que eu te ordeno – Nem por isso muito diferentes delas, para agradar aos homens ou para salvar-se inofensivo. Não diminua uma palavra – por medo, favor ou lisonja: declare não apenas a verdade, mas toda a verdade, e dê-lhes um aviso fiel. Assim, todos os embaixadores de Deus devem manter-se próximos de suas instruções, e não adicionar nem diminuir a palavra da verdade do evangelho, mas devem tornar fielmente conhecido todo o conselho de Deus. Se assim for, eles vão ouvir e virar, etc. – Não que Deus ignorasse sua obstinação ou não soubesse que eles endureceriam seus corações e permaneceriam impenitentes; todavia, foi para a glória de sua justiça, misericórdia e santidade, dar-lhes tempo e meios de arrependimento. E ele lhes deu tempo, pois pelo menos seis anos depois disso antes do cativeiro de Jeoiaquim, e dezessete antes do ocorrido de Zedequias; e quanto aos meios, Deus os favoreceu não apenas com os que eram comuns, mas com os que eram extraordinários, a saber, com o ministério deste profeta.

Comentário de John Calvin

Ele acrescenta: Assim diz Jeová: Permaneça na quadra da casa (literalmente, mas casa significa o Templo) de Jeová. Não era permitido que o povo entrasse no Templo; portanto, o Profeta foi convidado a permanecer no tribunal, onde poderia ser ouvido por todos. Ele era, como vimos, da ordem sacerdotal; mas seria de pouca utilidade abordar os levitas. (159) Era, portanto, necessário que ele saísse e anunciasse a todo o povo os mandamentos de Deus aqui recitados; e ele deveria fazer isso não apenas aos cidadãos de Jerusalém, mas também a todos os judeus; e isto é expressamente requerido, fale com todas as cidades de Judá; e depois acrescenta-se que quem vem adorar no templo de Jeová Deus parece ter antecipadamente planejado a presunção daqueles que pensavam que algo de errado lhes era feito, quando eram tão severamente reprovados; “O que! deixamos nossas esposas e filhos e viemos aqui para adorar a Deus; deixamos de lado toda atenção à nossa vantagem privada e chegamos aqui, embora inconvenientemente; poderíamos ter vivido tranquilamente em casa e desfrutado de nossas bênçãos; incorremos em grandes despesas, empreendemos uma jornada tediosa, trouxemos sacrifícios e nos negamos a nossa comida diária, para que Deus fosse adorado; e, no entanto, tinhas severamente contra nós, e nada ouvimos da tua boca senão terrores; isto está certo? Deus rende tal recompensa a seus servos? ”

Assim, eles poderiam ter contendido com o Profeta; mas ele antecipa essas objeções e permite o que elas poderiam ter implorado, que elas viessem ao templo para oferecer sacrifícios; mas ele sugere que outra coisa era exigida por Deus e que eles não cumpriam seus deveres ao irem ao templo, a menos que obedecessem fielmente a Deus e à sua lei. Agora vemos por que o Profeta disse que ele foi enviado aos que subiram a Jerusalém para adorar a Deus. O ato em si não poderia de fato ter sido responsabilizado; antes, era altamente digno de louvor que eles freqüentassem a adoração a Deus; mas como os judeus não consideravam o fim pelo qual Deus ordenara que sacrifícios lhe fossem oferecidos, e também o fim pelo qual ele instituíra todos esses ritos externos, era necessário remover esse erro no qual estavam envolvidos.

Fale, ele diz, todas as palavras que eu te ordenei que lhes falasse. O Profeta novamente confirma que ele não foi o autor do que ensinou, mas apenas um ministro que anunciou fielmente o que Deus havia cometido com ele; e, portanto, o povo não poderia se opor a ele dizendo que ele apresentou seus próprios artifícios, pois repelia uma calúnia. Os falsos profetas também podem ter alegado coisas semelhantes; mas Jeremias tinha certas evidências de seu chamado, de que os judeus, ao rejeitá-lo, se condenavam, pois suas próprias consciências os condenavam completamente. Mas a partir desta passagem, e de muitas passagens semelhantes, podemos tirar essa conclusão: que ninguém, no entanto, possa se sobressair em poderes da mente, ou conhecimento, ou sabedoria, ou posição, deve ser atendido, exceto se provar que ele é ministro de Deus.

Depois acrescenta : Não diminuirás uma palavra. Alguns leem: “Não restringirás”, o que é severo. O verbo ??? , garo significa propriamente ser diminuído e consumido. E Moisés faz uso da mesma palavra em Deuteronômio 12:32 , quando diz:

“Não adicionarás nem diminuirás”

em referência à Lei, na qual o povo deveria concordar, sem corrompê-la com quaisquer dispositivos humanos. Diminuir então era tirar algo da palavra. (160) Mas devemos considerar a razão pela qual isso foi dito a Jeremias; nunca entrou na mente do homem santo adulterar a palavra de Deus; mas Deus aqui o encoraja a confiar, para que ele possa executar corajosamente seus mandamentos. Diminuir então algo da palavra era suavizar o que parecia agudo, ou suprimir o que poderia ter ofendido, ou expressar indireta ou friamente o que não poderia produzir efeito sem ser expresso à força. Não resta dúvida de que Deus antecipa aqui esse mal, sob o qual até os professores fiéis trabalham em grande parte; pois quando acham os ouvidos de homens carinhosos e delicados, não ousam veementemente reprovar, ameaçar e condenar seus vícios. Esta é a razão pela qual Deus acrescentou isso: não diminua uma palavra; como se ele tivesse dito: “Declare com olhos fechados e com ousadia tudo o que ouviu da minha boca, e desconsidere o que tende a diminuir sua coragem.”

Agora podemos aprender facilmente o uso dessa doutrina; o Profeta não foi enviado a homens profanos, que declaravam abertamente sua impiedade, ou que viviam em pecados graves; mas ele foi enviado aos próprios adoradores de Deus, que consideravam altamente sua adoração externa e, por esse motivo, haviam deixado esposas e filhos, foram ao templo e não pouparam trabalho nem despesas. Como, então, ele foi enviado a eles, devemos tomar cuidado, para que não durmamos em nossos vícios e pensemos que cumprimos nosso dever para com Deus, quando aparentemente damos algumas evidências de piedade; pois, exceto que realmente e sinceramente obedecemos a Deus, todas as outras coisas não são valorizadas por ele. Em seguida, segue –

Comentário de E.W. Bullinger

na Corte. Essa foi a expressão mais pública de Jeremias . Compare Jeremias 7: 2 .

cidades. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (do Sujeito), para seus habitantes.

diminuir nem uma palavra. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 4: 2 ; Deuteronômio 12:32 ). App-92. A importância disso é vista na nota de Jeremias 26:18 .

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:2 – Nada acrescentem às palavras que eu lhes ordeno e delas nada retirem, mas obedeçam aos mandamentos do Senhor, o Deus de vocês, que eu lhes ordeno.

Deuteronômio 12:32 – Apliquem-se a fazer tudo o que eu lhes ordeno; não lhe acrescentem nem lhe tirem coisa alguma.

2 Crônicas 24:20 – Então o Espírito de Deus apoderou-se de Zacarias, filho do sacerdote Joiada. Ele se colocou diante do povo e disse: “Isto é o que Deus diz: ‘Por que vocês desobedecem aos mandamentos do Senhor? Vocês não prosperarão. Já que abandonaram o Senhor, ele os abandonará’ “.

Isaías 58:1 – “Grite alto, não se contenha! Levante a voz como trombeta. Anuncie ao meu povo a rebelião dele, e à comunidade de Jacó, os seus pecados.

Jeremias 1:17 – “E você, prepare-se! Vá dizer-lhes tudo o que eu ordenar. Não fique aterrorizado por causa deles, senão eu o aterrorizarei diante deles.

Jeremias 7:2 – “Fique junto à porta o templo do Senhor e proclame esta mensagem: ” ‘Ouçam a palavra do Senhor, todos vocês de Judá que atravessam estas portas para adorar o Senhor.

Jeremias 19:14 – Jeremias, voltou então de Tofete para onde o Senhor o mandara profetizar e, entrando no pátio do templo do Senhor, disse a todo o povo:

Jeremias 23:28 – O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. Pois o que tem a palha com o trigo? “, pergunta o Senhor.

Jeremias 36:10 – Baruque leu a todo o povo as palavras de Jeremias escritas no rolo. Ele as leu no templo do Senhor, da sala de Gemarias, filho do secretário Safã. A sala ficava no pátio superior, na porta Nova do templo.

Jeremias 42:4 – “Eu os atenderei”, respondeu o profeta Jeremias. “Orarei ao Senhor, ao seu Deus, conforme vocês pediram. E tudo o que o Senhor responder eu lhes direi; nada esconderei de vocês. “

Ezequiel 3:10 – E continuou: “Filho do homem, ouça atentamente e guarde no coração todas as palavras que eu lhe disser.

Ezequiel 3:17 – “Filho do homem”, disse ele, “eu o fiz sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a palavra que digo e leve-lhes a minha advertência.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Lucas 19:47 – Todos os dias ele ensinava no templo. Mas os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes do povo procuravam matá-lo.

Lucas 20:1 – Certo dia, quando Jesus estava ensinando o povo no templo e pregando as boas novas, chegaram-se a ele os chefes dos sacerdotes, juntamente com os mestres da lei e os líderes religiosos,

Lucas 21:37 – Jesus passava o dia ensinando no templo; e, ao entardecer, saía para passar a noite no monte chamado das Oliveiras.

João 8:2 – Ao amanhecer ele apareceu novamente no templo, onde todo o povo se reuniu ao seu redor, e ele se assentou para ensiná-lo.

João 18:20 – Respondeu-lhe Jesus: “Eu falei abertamente ao mundo; sempre ensinei nas sinagogas e no templo, onde todos os judeus se reúnem. Nada disse em segredo.

Atos dos Apóstolos 5:20 – disse: “Dirijam-se ao templo e relatem ao povo toda a mensagem desta Vida”.

Atos dos Apóstolos 5:25 – Nesse momento chegou alguém e disse: “Os homens que os senhores puseram na prisão estão no pátio do templo, ensinando o povo”.

Atos dos Apóstolos 5:42 – Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.

Atos dos Apóstolos 20:20 – Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa.

Atos dos Apóstolos 20:27 – Pois não deixei de proclamar-lhes toda a vontade de Deus.

Apocalipse 22:19 – Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *