Estudo de Jeremias 31:37 – Comentado e Explicado

Eis o que diz o Senhor: se algum dia os fundamentos da terra puderem ser sondados, somente então poderia eu abandonar a raça de Israel.
Jeremias 31:37

Comentário de Albert Barnes

Toda a semente – Membros indignos de Israel podem ser jogados fora, mas a raça nunca deixará de existir completamente.

Comentário de John Calvin

Ele confirma a mesma coisa em outra comparação, mesmo que seria impossível para Deus esquecer completamente sua aliança, mas que ele reuniria novamente seu povo. O exílio pode de fato aparecer como uma morte permanente; e assim a verdade de Deus poderia ter sido levada a nada; e o pacto não poderia ser anulado sem dar ao povo o direito de reclamar, por terem sido enganados. Pois sabemos que, embora uma condição tenha sido acrescentada à aliança, ela não foi fundada na integridade dos homens; e, portanto, diz-se que Deus não é um mentiroso, embora todos os judeus fossem perversos. ( Romanos 3: 3 ) Então o Profeta nos ensina aqui que, embora Deus tivesse punido severamente os pecados do povo e resolvido puni-los no futuro, para destruir sua cidade, ainda haveria um lugar para a misericórdia. depois que o povo foi castigado.

Ele havia dito antes que a aliança de Deus com os filhos de Abraão não poderia mais falhar do que as leis da natureza: ele agora diz que se alguém pudesse medir o céu e investigar os fundamentos da terra, isto é, penetrar no centro da Terra. terra, então, diz ele, rejeitarei a semente de Israel. Mas Deus traz diante de nós essas coisas estranhas e impossíveis, para que possamos saber que ele finalmente será reconciliado com seu povo depois de puni-los com justiça. E essa promessa não poderia ter dado nenhum consolo aos hipócritas, porque Deus não inclui toda a semente de Abraão, mas diz que ele não permitiria que toda a semente de Abraão perecesse, pois alguns remanescentes continuariam, de acordo com o que é dito por Isaías,

“Embora teu povo fosse como a areia do mar,
um remanescente será salvo. ” ( Isaías 10:22 )

Deus então não afirma aqui que seria misericordioso com todos, mas que ainda restariam alguns, para que o nome do povo continuasse imortal: em suma, ele promete que a Igreja seria salva, mas que o número seria pequeno.

Agora percebemos o desígnio do Profeta: ele sem dúvida considerou os fiéis, que poderiam ter ficado impressionados com o desespero, ao se verem afastados de seu próprio país e sem esperança de retorno. Então ele testifica que Deus tinha tanto cuidado com a segurança dos fiéis, que ele reunia a semente espalhada.

Mas devemos ter em mente o que dissemos, que esta promessa deve ser confinada apenas aos eleitos, pois eles eram capazes de receber esse favor. Quanto aos incrédulos, que eram perversos em sua maldade, Deus poderia tê-los cortado completamente, e ainda assim salvado os remanescentes da graça.

Agora, não há necessidade aqui de entrar em uma discussão sutil, se o centro da terra pode ser descoberto. Os filósofos realmente trazem algumas razões prováveis ??quanto à extensão dos céus, e a dimensão da terra também é conjecturada por eles. Mas o propósito do Profeta era declarar, de acordo com o modo comum e popular de falar, que a misericórdia de Deus seria perpétua e incomensurável para com os filhos de Abraão, como a imensidão da terra e dos céus, o que excede a compreensão da mente humana. .

Ele acrescenta: Por todas as coisas que eles fizeram; isto é, embora eles tenham merecido morrer eternamente cem vezes, ainda terei consideração pela minha aliança e minha misericórdia. O Profeta projeta então diante de nós aqui os pecados do povo, para que possamos saber que a misericórdia de Deus seria muito grande, pois toda a massa de tantos males não impediria que Deus os perdoasse. Esta é a razão pela qual ele diz, por todas as coisas que eles fizeram. Segue agora, –

Comentário de E.W. Bullinger

Se o céu estiver acima, etc. Outra afirmação quanto ao cumprimento literal da restauração de Israel.

Comentário de John Wesley

Assim diz o Senhor; Se o céu lá em cima puder ser medido, e os fundamentos da terra pesquisados ??embaixo, também rejeitarei toda a semente de Israel por tudo o que eles fizeram, diz o SENHOR.

Eu rejeitarei – isto é, nunca rejeitarei toda a semente de Israel.

Referências Cruzadas

Jó 11:7 – “Você consegue perscrutar os mistérios de Deus? Pode sondar os limites do Todo-poderoso?

Salmos 89:2 – Sei que firme está o teu amor para sempre, e que firmaste nos céus a tua fidelidade.

Provérbios 30:4 – Quem subiu aos céus e desceu? Quem ajuntou nas mãos os ventos? Quem embrulhou as águas em sua capa? Quem fixou todos os limites da terra? Qual é o seu nome, e o nome do seu filho? Conte-me, se você sabe!

Isaías 40:12 – Quem mediu as águas na concha da mão, ou com o palmo definiu os limites dos céus? Quem jamais calculou o peso da terra, ou pesou os montes na balança e as colinas nos seus pratos?

Jeremias 30:11 – Porque eu estou com você e o salvarei’, diz o Senhor. ‘Destruirei completamente todas as nações entre as quais eu o dispersei; mas a você não destruirei completamente. Eu o disciplinarei, como você merece. Não o deixarei impune. ’

Jeremias 33:22 – Farei os descendentes do meu servo Davi e os levitas, que me servem, tão numerosos como as estrelas do céu e incontáveis como a areia das praias do mar’ “.

Jeremias 33:24 – “Você reparou que essas pessoas estão dizendo que o Senhor rejeitou os dois reinos que tinha escolhido? Por isso desprezam o meu povo e não mais o considera como nação.

Jeremias 46:28 – Não tema, meu servo Jacó! Eu estou com você”, declara o Senhor. “Destruirei completamente todas as nações entre as quais eu o dispersei; mas a você, não destruirei completamente. Eu o disciplinarei, como você merece; não serei severo demais. “

Romanos 11:2 – Deus não rejeitou o seu povo, o qual de antemão conheceu. Ou vocês não sabem como Elias clamou a Deus contra Israel, conforme diz a Escritura?

Romanos 11:26 – E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: “Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *