Estudo de Jeremias 36:26 – Comentado e Explicado

Ordenou, a seguir, ao príncipe real Jeremiel, a Saraias, filho de Ezriel e a Selemias, filho de Abdel, que prendessem Baruc, o escriba, e o profeta Jeremias. O Senhor, porém, os escondeu.
Jeremias 36:26

Comentário de Albert Barnes

Hammelech – Um nome próprio ou um príncipe do sangue real (veja a margem; Jeremias 38: 6 ; 1 Reis 22:26 ).

Comentário de Adam Clarke

Mas o Senhor os escondeu – eles haviam, por conselho de alguns dos príncipes, escondido Jeremias 36:19 . E agora, embora uma busca diligente tenha sido feita, o Senhor não permitiu que eles fossem encontrados.

Comentário de John Calvin

Aqui é descrita a loucura do rei, que era tão grande que ele exalou sua raiva contra o Profeta e seu escriba; e ele escolheu, sem dúvida, aqueles a quem ele pensava estar mais prontos para obedecê-lo. Ele nunca teria ministrado ministros como Elnathan, Delaiah ou Gemariah, pois sabia o quanto eles detestavam um ato tão nefasto; mas ele enviou aqueles a quem julgava mais adaptados para um serviço como o de matar Jeremias e Baruque.

Não é incorretamente conjecturado, nesta passagem e na anterior, que Jeremias não foi detido na prisão, mas que ele havia sido impedido por Deus de proclamar suas profecias ao rei e de ler thmn ao povo. Mas como a palavra ???? , otsur, é levada a outro lugar por um cativo ou por um limite, podemos de fato tirar uma conclusão diferente. No entanto, não vou argumentar sobre esse ponto. Eu já expliquei o que mais aprovo – que Jeremias foi proibido por uma revelação secreta, pois Paulo foi proibido de ir à Bitínia. ( Atos 16: 7 ) Certamente não é provável que ele possa escapar da prisão do rei, exceto se for dito, que ele não estava tão confinado, mas que se considerava livre para escapar quando viu que era a vontade de Deus ou que embora Jeremias não tivesse saído da prisão, ele ainda escapou privadamente da raiva atual do rei, porque foi forçado.

Seja como for, devemos notar as palavras, que Deus os escondeu Jeremias, sem dúvida, aceitou o conselho dado a ele, para cuidar de sua vida; no entanto, agora ele reconhece que havia sido preservado pela bondade de Deus, como se dissesse, que, embora possa haver muitas maneiras pelas quais podemos escapar de nossos perigos atuais, nossa vida está nas mãos de Deus, para que ele se esconda e oculte nos; pois nós mesmos correríamos de cabeça para a morte, se não estivéssemos cobertos pela sombra da mão dele. Mas o resto amanhã.

Comentário de E.W. Bullinger

Hammelech = o rei. Compare Jeremias 38: 6 . 1 Reis 22:26 . 2 Reis 11: 1 , 2 Reis 11: 2 . Sofonias 1: 8 .

Comentário de John Wesley

Mas o rei ordenou a Jerameel, filho de Hamelec, e Seraías, filho de Azriel, e Selemias, filho de Abdeel, que levassem a Baruque, o escriba, e Jeremias, o profeta; mas o Senhor os escondeu.

Escondeu-os – Deus por sua providência os manteve fora de suas mãos; instruindo-os a encontrar um lugar de recesso que os mensageiros dos reis não pudessem descobrir.

Referências Cruzadas

1 Reis 17:3 – “Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão.

1 Reis 17:9 – “Vá imediatamente para a cidade de Sarepta de Sidom e fique por lá. Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida”.

1 Reis 18:4 – Enquanto Jezabel estava eliminando os profetas do Senhor, Obadias reuniu cem profetas e os escondeu em duas cavernas, cinqüenta em cada uma, e lhes forneceu comida e água.

1 Reis 18:10 – Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus, que não há uma só nação ou reino aonde o rei, meu senhor, não enviou alguém para procurar por ti. E, sempre que uma nação ou reino afirmava que tu não estavas lá, ele os fazia jurar que não conseguiram encontrar-te.

1 Reis 19:1 – Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada.

1 Reis 19:10 – Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”.

1 Reis 19:14 – Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”.

2 Reis 6:18 – Quando os arameus desceram na direção de Eliseu, ele orou ao Senhor: “Fere estes homens de cegueira”. Então ele os feriu de cegueira, conforme Eliseu havia pedido.

Salmos 27:5 – Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo.

Salmos 32:7 – Tu és o meu abrigo; tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento. Pausa

Salmos 57:1 – Misericórdia, ó Deus; misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia. Eu me refugiarei à sombra das tuas asas, até que passe o perigo.

Salmos 64:2 – Defende-me da conspiração dos ímpios e da ruidosa multidão de malfeitores.

Salmos 91:1 – Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso

Salmos 121:8 – O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.

Isaías 26:20 – Vá, meu povo, entre em seus quartos e tranque as portas; esconda-se por um momento, até que tenha passado a ira dele.

Jeremias 1:19 – Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protegerei”, diz o Senhor.

Jeremias 2:30 – “De nada adiantou castigar o seu povo, eles não aceitaram a correção. A sua espada tem destruído os seus profetas como um leão devorador.

Jeremias 15:20 – Eu farei de você uma muralha de bronze fortificada diante deste povo; lutarão contra você, mas não o vencerão, pois estou com você para resgatá-lo e salvá-lo”, declara o Senhor.

Jeremias 26:21 – Ouvindo isso, o rei Jeoaquim, todos os seus homens de guerra e os seus oficiais, o rei procurou matá-lo. Quando Urias soube disso, teve medo e fugiu para o Egito.

Jeremias 36:5 – Depois Jeremias disse a Baruque: “Estou preso; não posso ir ao templo do Senhor.

Jeremias 36:19 – Os líderes disseram a Baruque: “Vá esconder-se com Jeremias; e que ninguém saiba onde vocês estão”.

Mateus 23:34 – Por isso, eu lhes estou enviando profetas, sábios e mestres. A uns vocês matarão e crucificarão; a outros açoitarão nas sinagogas de vocês e perseguirão de cidade em cidade.

Mateus 26:47 – Enquanto ele ainda falava, chegou Judas, um dos Doze. Com ele estava uma grande multidão armada de espadas e varas, enviada pelos chefes dos sacerdotes e líderes religiosos do povo.

João 7:32 – Os fariseus ouviram a multidão falando essas coisas a respeito dele. Então os chefes dos sacerdotes e os fariseus enviaram guardas do templo para o prenderem.

João 8:20 – Ele proferiu essas palavras enquanto ensinava no templo, perto do lugar onde se colocavam as ofertas. No entanto, ninguém o prendeu, porque a sua hora ainda não havia chegado.

João 8:59 – Então eles apanharam pedras para apedrejá-lo, mas Jesus escondeu-se e saiu do templo.

João 11:57 – Mas os chefes dos sacerdotes e os fariseus tinham ordenado que, se alguém soubesse onde Jesus estava, o denunciasse, para que o pudessem prender.

Atos dos Apóstolos 12:11 – Então Pedro caiu em si e disse: “Agora sei, sem nenhuma dúvida, que o Senhor enviou o seu anjo e me libertou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *