Estudo de Jeremias 50:25 – Comentado e Explicado

Abriu o Senhor seu arsenal para dele tirar as armas de sua indignação, porque o Senhor dos exércitos tem algo a fazer contra a terra dos caldeus.
Jeremias 50:25

Comentário de Albert Barnes

Por uma figura grandiosa, o profeta descreve o Senhor se armando para que, pessoalmente, ele possa executar justiça na cidade ímpia.

Pois esta é a obra – antes, porque o meu Senhor Deus dos exércitos tem uma obra a fazer na terra dos caldeus.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 50: 25-32 . O Senhor abriu seu arsenal, etc. Deus levantou inimigos para subjugar os caldeus, a saber, Ciro e seus confederados, e os forneceu todos os meios necessários para tal empreendimento. Venha contra ela desde a fronteira mais extrema – de partes distantes, a saber, dos mares Cáspio e Euxino. Lance-a como montões – A renderização marginal parece preferível; Pise-a, pisoteie-a, como montes de ruínas; ou pise-a como o milho é pisado quando é triturado. Mate seus novilhos – Ou seja, Seus homens fortes, como a Vulgata e os Caldeus interpretam a expressão. Ai deles, pois está chegando o dia deles – O tempo em que serão punidos. A voz dos que escapam, para declarar em Sião, etc. – Isso pode predizer que alguns dos babilônios fugiram até a Judéia em busca de refúgio, e publicam o que havia acontecido com a Babilônia, ou, o que parece mais provável, que alguns desses judeus ou prosélitos da religião judaica na Caldéia, que eram mais do que normalmente zeloso pelo bem-estar da igreja e do povo de Deus, estaria pronto, nas primeiras notícias da tomada de Babilônia, para trazer as boas novas à Judéia, de que Deus havia vingado seu povo e executado seus julgamentos sobre aqueles que destruíram seu templo, e profanou os vasos sagrados dele: ver Jeremias 51:51 ; Daniel 5: 1-3 ; Daniel 5: 5 ; Daniel 5:30 . Convoque os arqueiros – Ver Jeremias 50: 9 ; Jeremias 50:14 . Recompense-a de acordo com seu trabalho – Isso é aplicado à mística Babilônia, Apocalipse 18: 6 , que, quando cumprida, será um sinal manifesto do justo julgamento de Deus, como fala São Paulo, 2 Tessalonicenses 1: 5 , no qual todos os homens bons devem se regozijar e dar glória a Deus quando vêem isso acontecer. Pois ela se orgulhava do Senhor – exaltou-se contra Deus, dizendo: Eu sou, e não há outro além de mim, Isaías 47: 7-8 , onde estão as anotações. Portanto, seus jovens cairão nas ruas – Xenofonte relata, lib. 7., quando Gobryas e Gadates, dois dos generais de Ciro, com seus soldados, entraram na cidade, marcharam diretamente em direção ao palácio, matando tudo o que encontraram e, surpreendendo os guardas, cortando-os em pedaços e matando-os o próprio rei, eles, sem dificuldade, se tornaram donos do palácio. Vou acender um fogo em suas cidades – Isso pode significar a destruição feita nos territórios da Babilônia, nas várias expedições que Ciro empreendeu contra essa monarquia antes da tomada de Babilônia.

Comentário de John Calvin

O Profeta aqui expressa mais claramente o que ele tocou mal, mesmo que essa guerra não seja a dos persas, mas do próprio Deus. Ele então diz que Deus abriu seu tesouro, mesmo porque ele tem várias e múltiplas maneiras e meios, que não podem ser compreendidos pelos homens, quando ele resolve destruir os ímpios. Essa monarquia era inexpugnável de acordo com o julgamento dos homens; mas Deus aqui diz que ele havia ocultado meios pelos quais ele assolaria a Babilônia e a reduziria a nada. Então, o que, por uma semelhança chamada tesouro de Deus, significa ultrapassar a compreensão dos homens, isto é, quando Deus executa seus julgamentos de uma maneira oculta e inesperada.

Como, então, os fiéis dificilmente podiam conceber o que Jeremias disse, ele eleva seus pensamentos à providência de Deus, que não deve ser submetida ao julgamento humano; pois é absurdo nos homens julgar o poder de Deus de acordo com as percepções da carne; é o mesmo que se eles tentassem incluir o céu e a terra na cavidade de suas mãos. O próprio Deus diz que ele toma o céu e a terra na cavidade de sua mão. Quando, portanto, os homens procuram compreender o poder de Deus, é como uma mosca tentando devorar todas as montanhas. Portanto, o Profeta reprova essa presunção à qual todos nós somos, por natureza, inclinados, até para determinar de acordo com a compreensão de nossas mentes o que Deus é ou deve fazer, como se seu poder não fosse infinito.

Esta é a razão pela qual o Profeta diz: Deus abriu seu tesouro; e então ele produziu os instrumentos de sua ira, isto é, de seu tesouro, mesmo de uma maneira e maneira que eram então incompreensíveis. (65) E subordinada é a razão: porque esta é a obra de Deus somente, o Deus dos exércitos, na terra dos caldeus. (66) Aqui o Profeta conclui brevemente, sugerindo que os fiéis devem esperar em silêncio até que ensinou aconteceu, mesmo porque era obra de Deus. E não há nada mais absurdo do que os homens procurarem medir o poder de Deus, como já foi dito, por seu próprio julgamento. Segue-se, – mas não posso explicar o versículo agora.

Para uma obra – isto é o Senhor Jeová dos exércitos Na terra dos caldeus.

Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

O seu arsenal. Figura do discurso Anthropopatheia.

Referências Cruzadas

Salmos 45:3 – Prende a espada à cintura, ó poderoso! Cobre-te de esplendor e majestade.

Salmos 45:5 – Tuas flechas afiadas atingem o coração dos inimigos do rei; debaixo dos teus pés caem nações.

Isaías 13:2 – Levantem uma bandeira no topo de uma colina desnuda, gritem a eles; chamem-nos com um aceno, para que entrem pelas portas dos nobres.

Isaías 13:17 – Vejam! Eu despertarei contra eles os medos, que não se interessam pela prata nem se deleitam com o ouro.

Isaías 14:22 – “Eu me levantarei contra eles”, diz o Senhor dos Exércitos. “Eliminarei da Babilônia o seu nome e os seus sobreviventes, sua prole e os seus descendentes”, diz o Senhor.

Isaías 21:7 – Quando ele vir carros com parelhas de cavalos, homens montados em jumentos ou em camelos, fique alerta, bem alerta”.

Isaías 46:10 – Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada.

Isaías 48:14 – “Reúnam-se, todos vocês, e escutem: Qual dos ídolos predisse essas coisas? O amado do Senhor cumprirá seu propósito contra a Babilônia; seu braço será contra os babilônios.

Jeremias 50:15 – Soem contra ela um grito de guerra de todos os lados! Ela se rende, suas torres caem e suas muralhas são derrubadas. Esta é a vingança do Senhor; vinguem-se dela! Façam a ela o que ela fez aos outros!

Jeremias 50:35 – “Uma espada contra os babilônios! “, declara o Senhor; “contra os que vivem na Babilônia e contra seus líderes e sábios!

Jeremias 51:11 – “Afiem as flechas, peguem os escudos! O Senhor incitou o espírito dos reis dos medos, porque seu propósito é destruir a Babilônia. O Senhor se vingará, se vingará de seu templo.

Jeremias 51:12 – Ergam o sinal para atacar as muralhas da Babilônia! Reforcem a guarda! Posicionem as sentinelas! Preparem uma emboscada! O Senhor executará o seu plano, o que ameaçou fazer contra os habitantes da Babilônia.

Jeremias 51:20 – “Você é o meu martelo, a minha arma de guerra. Com você eu despedaço nações, com você eu destruo reinos,

Jeremias 51:25 – “Estou contra você, ó montanha destruidora, você que destrói a terra inteira”, declara o Senhor. “Estenderei minha mão contra você, eu a farei rolar dos penhascos, e farei de você uma montanha calcinada.

Jeremias 51:55 – O Senhor destruirá a Babilônia; ele silenciará o seu grande ruído. Ondas de inimigos avançarão como grandes águas; o rugir de suas vozes ressoará.

Amós 3:6 – Quando a trombeta toca na cidade, o povo não treme? Ocorre alguma desgraça na cidade, sem que o SENHOR a tenha mandado?

Apocalipse 18:8 – Por isso num só dia as suas pragas a alcançarão: morte, tristeza e fome, e o fogo a consumirá, pois poderoso é o Senhor Deus que a julga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *