Estudo de Jeremias 6:8 – Comentado e Explicado

Corrige-te, Jerusalém, para que de ti não se afaste minha alma, e eu não te transforme em deserto, terra sem habitantes.
Jeremias 6:8

Comentário de Albert Barnes

Sê instruído – Sê castigado: aprende a lição que o castigo se destina a te ensinar.

Para que minha alma – para que eu mesmo – não “se afaste de ti”, Deus não deixa voluntariamente o Seu povo, mas “se rasgue de ti”.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 6: 8 . Para que minha alma não se afaste de você Ou seja, “para que minhas afeições não sejam totalmente alienadas de você, para que eu rejeite todas as entranhas de compaixão por você e te entregue à ruína e desolação”. Houbigant a processa, para que minha alma não seja alienada, etc. Veja Salmos 81: 12-13 e cap. Jeremias 51: 9 .

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 6: 8 . Sê instruído, ó Jerusalém, etc. – Preste atenção nas muitas ameaças e julgamentos que denunciei contra você; altera os teus caminhos e feitos, para que, se persistires na tua iniquidade, eu seja totalmente alienado de ti; e expulso todas as entranhas de compaixão por ti, e te entrego à ruína e à desolação. Esse Deus ameaçador cumpriu depois, quando ele sofreu a cidade e a nação serem totalmente arruinadas e destruídas por Nabucodonosor: mas ainda recebeu uma conclusão adicional, na desolação final que os romanos lhes trouxeram sob o governo de Tito Vespasiano.

Comentário de Adam Clarke

Seja instruído – Ainda há trégua: se eles agora retornassem ao Senhor de todo o coração, os caldeus que avançavam seriam presos em sua marcha e voltados.

Comentário de John Calvin

Embora o Profeta tenha falado como se não houvesse remédio para os males de Jerusalém, ele ainda o exorta a buscar a paz com Deus, e se dirige ao remédio passado dos homens em seu nome. É então o mesmo que Deus estava parando no meio de sua ira e dizendo: “O que deve ser feito? Devo destruir a cidade que escolhi? Ele então atribui aqui a Deus um sentimento paterno, como também encontramos em vários outros lugares: Deus parecia não querer avançar com extremo rigor ao punir seu povo.

“Ai! Agora vou me vingar dos meus inimigos.
ele diz por Isaías. ( Isaías 1:24 )

Ele os chamou de inimigos, e com justiça também; pois como foi dito antes, eles deixaram de não guerrear contra ele; mas ele falou com pesar: “Ai! devo vingar-me dos meus inimigos; No entanto, eu os pouparia de bom grado, se fosse possível. Deus não está realmente sujeito a pesar ou arrependimento; mas sua bondade inefável não pode ser expressa de outra maneira para nós, senão por esse modo de falar. Assim também, neste lugar, vemos que Deus, como se fosse, se restringe; pois ele já havia ordenado aos inimigos que subissem rapidamente aos muros, derrubassem as torres e destruíssem a cidade inteira; mas agora, como se tivesse se arrependido, ele diz: Seja instruído (168) Jerusalém ; isto é, “Ainda não podemos nos reconciliar?” É como a conduta de um pai ofendido, que pretende punir seu filho e, no entanto, deseja moderar seu descontentamento e misturar alguma indulgência com rigor. Seja então instruído ; isto é, “ainda há espaço para reconciliação, se você desejar; desde que se manifeste disposto a renunciar à perversidade pela qual até agora me provocou, em troca me provarei ser pai. ”

Não há dúvida, mas o objetivo das ameaças dos profetas era levar o povo a conhecer seus pecados, e suplicantemente pedir perdão; pois por que os incrédulos foram ameaçados, exceto que Deus assim provou se eram curáveis? De fato, é verdade que os réprobos são conhecidos por Deus, e que Deus não tenta nem procura encontrar o que há em seus corações, como se ele não conhecesse sua obstinação; mas como eu já disse, Deus fala aqui segundo a maneira dos homens: e ele também mostra o que é o fim do ensino, que é levar os homens ao arrependimento; e isso não pode ser feito sem lhes dar a esperança de perdão e reconciliação. O Profeta, assim, mostra brevemente aqui para que propósito ele havia até agora tão terrivelmente ameaçado os judeus, até para levá-los longamente ao arrependimento.

Para que a minha alma não seja arrancada de ti (169). Aqui Deus mostra mais claramente que ele ainda estava contido pelo amor. Ele alude, sem dúvida, a uma semelhança que observamos em outro lugar; pois Deus sustenta o caráter de um cônjuge em sua Igreja; e, portanto, ele mostra que ainda não havia se despojado do amor que o marido tem por sua esposa. Pois um marido, quando seriamente ofendido por sua esposa, não pode deixar de lado imediatamente sua afeição conjugal; algum sentimento desse tipo permanecerá. E vimos no quarto capítulo que Deus supera todos os maridos em bondade; pois ele diz: “Quando uma esposa repudiada encontra outro marido, o primeiro a receberá novamente? Volte para mim, prostituta, volte para mim, vira-lata e adúltera, e estou pronto para perdoar-te. É o mesmo caminho que Deus segue aqui: “Seja instruído, Jerusalém, para que minha alma não se afaste completamente de ti”; como se ele tivesse dito: “Embora agora eu esteja com raiva e tenha resolvido severamente punir sua perfídia e rebelião, ainda assim serei reconciliado com você, desde que você volte”. E acrescenta-se: para que eu não te faça uma terra desolada, uma terra desabitada

Em suma, o Profeta mostra neste versículo que, por mais que Deus tenha sido ofendido seriamente com seu povo, ainda havia uma esperança de perdão; pois ele seria propício ao povo, se eles se virassem e humildemente confessassem seus pecados, e tentassem voltar a favor dele. Segue-se –

Comentário de E.W. Bullinger

Minha alma = eu mesmo. Hebraico. nephesh. App-13.

Comentário de John Wesley

Sê instruído, ó Jerusalém, para que minha alma não se afaste de ti; para que eu não te desolado, uma terra não habitada.

Seja instruído – eu ainda os pouparia de bom grado, se assim fosse.

Partida – Heb. ser desarticulado, uma metáfora mais enfática, pela qual Deus expressaria quão grande é a pena para ele se retirar deles, mesmo como separar um membro do outro.

Referências Cruzadas

Levítico 26:34 – Então a terra desfrutará os seus anos sabáticos enquanto estiver desolada e enquanto vocês estiverem na terra dos seus inimigos; e a terra descansará e desfrutará os seus sábados.

Deuteronômio 32:29 – Quem dera fossem sábios e entendessem; e compreendessem qual será o seu fim!

Salmos 2:10 – Por isso, ó reis, sejam prudentes; aceitem a advertência, autoridades da terra.

Salmos 50:17 – Pois você odeia a minha disciplina e dá as costas às minhas palavras!

Salmos 94:12 – Como é feliz o homem a quem disciplinas, Senhor, aquele a quem ensinas a tua lei;

Provérbios 4:13 – Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida.

Jeremias 2:15 – de leões que rugem e urram contra ela? Arrasaram a sua terra, queimaram as suas cidades e as deixaram desabitadas.

Jeremias 4:14 – Ó Jerusalém, lave o mal do seu coração para que você seja salva. Até quando você vai acolher projetos malignos no íntimo?

Jeremias 7:3 – Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Corrijam a sua conduta e as suas ações, eu os farei habitar neste lugar.

Jeremias 7:20 – ” ‘Portanto, assim diz o Soberano Senhor: A minha ardente ira será derramada sobre este lugar, sobre os homens, os animais, e as árvores do campo, como também sobre o produto do solo; ela arderá como fogo, e não poderá ser extinguida.

Jeremias 7:34 – Darei fim às vozes de júbilo e de alegria, às vozes do noivo e da noiva nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, pois esta terra se tornará um deserto.

Jeremias 9:11 – “Farei de Jerusalém um amontoado de ruínas, uma habitação de chacais. Devastarei as cidades de Judá até não restar nenhum morador. “

Jeremias 17:23 – Contudo, eles não me ouviram nem me deram atenção; foram obstinados e não quiseram ouvir nem aceitar a disciplina.

Jeremias 31:19 – De fato, depois de desviar-me, eu me arrependi; depois que entendi, bati no meu peito. Estou envergonhado e humilhado porque trago sobre mim a desgraça da minha juventude’.

Jeremias 32:33 – Voltaram as costas para mim e não o rosto; embora eu os tenha ensinado vez após vez, não quiseram ouvir-me nem aceitaram a correção.

Jeremias 35:13 – “Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Vá dizer aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém: ‘Será que vocês não vão aprender a lição e obedecer às minhas palavras? ’, pergunta o Senhor.

Ezequiel 23:18 – Ela, então, prosseguiu abertamente em sua prostituição e expôs a sua nudez, e eu me afastei dela desgostoso, assim como eu tinha me afastado de sua irmã.

Oséias 9:12 – Mesmo que criem filhos, porei de luto cada um deles. Ai deles quando eu me afastar!

Sofonias 3:7 – Eu disse à cidade: Com certeza você me temerá e aceitará correção! Pois, então, a sua habitação não seria eliminada, nem cairiam sobre ela todos os meus castigos. Mas eles ainda estavam ávidos por fazer todo tipo de maldade.

Zacarias 11:8 – Num mês eu me livrei dos três pastores. Porque eu me cansei deles e o rebanho me detestava.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *