Estudo de Jeremias 7:4 – Comentado e Explicado

Não vos fieis em palavras enganadoras, semelhantes a estas: Templo do Senhor, templo do Senhor, aqui está o templo do Senhor.
Jeremias 7:4

Comentário de Albert Barnes

O templo do Senhor – repetiu três vezes, para enfatizar a rejeição do clamor sempre nos lábios dos falsos profetas. Na opinião deles, a manutenção do serviço do templo era um encanto suficiente para evitar todo o mal.

Estes – Os edifícios do templo, para os quais Jeremias deve apontar. Os judeus confiam nos edifícios materiais.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 7: 4 . O templo do Senhor são estes Estes portões, nos quais Jeremias foi ordenado a permanecer: então, no Evangelho, o nosso sabor diz: Vejo todas estas coisas? apontando para o templo, do qual uma pedra não deveria ser deixada sobre a outra. A tríplice repetição do templo do Senhor expressa grande veemência e uma extrema presunção nessas pessoas. O profeta em apostrofizar a Judéia, cap. Jeremias 22:29 faz uso de uma repetição tríplice semelhante.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 7: 4 . Não confie em palavras mentirosas – Não se lisonjeie com a opinião de que você pode estar seguro e feliz em outros termos que não os que Deus aponta. Dizendo: O templo do Senhor, etc., são estes – Tanto quanto dizer, Deus colocou seu nome aqui, Jeremias 7:10 , e escolheu esses edifícios imponentes como o local de sua residência peculiar, e que razão existe? acreditar que ele jamais a abandonará e a abandonará para ser destruída por estranhos e idólatras? Assim, Jeremias 18:18 , eles expressam sua confiança de que a lei não pereceria dos sacerdotes, nem conselho dos sábios, nem palavra do profeta. E diz que Miquéias 3:11 se apoia no Senhor, dizendo: O Senhor não está entre nós? Nenhum mal pode vir sobre nós. Estas foram as palavras mentirosas nas quais eles confiaram e contra a confiança nas quais o profeta aqui os adverte solenemente. Targum sugere que a razão da tríplice repetição das palavras, O templo do Senhor, era porque todo judeu era obrigado a visitar o templo três vezes por ano. Mas parece mais provável que sejam assim repetidos, para expressar as alegrias confiantes e reiteradas do templo, que estavam na boca do povo, e sua extrema veemência e presunção irracional.

Comentário de Adam Clarke

O templo do Senhor – No Caldeu, a passagem permanece assim: – “Não confie nas palavras dos profetas mentirosos, que dizem: Antes do templo do Senhor, adoraremos; Antes do templo do Senhor, sacrificaremos; Antes adorareis o templo do Senhor; três vezes no ano em que compareces diante dele. ” Isso o Targumist supõe ter sido a razão pela qual as palavras aqui são repetidas três vezes. Eles parecem expressar a convicção que o povo tinha de que deveriam estar seguros enquanto continuavam os cultos no templo; pois eles supunham que Deus não o abandonaria em mãos profanas. Mas lugares sagrados e símbolos sagrados não são nada aos olhos de Deus quando o coração não está bem com ele.

Comentário de John Calvin

Então o Profeta se aproxima deles quando diz : Não confieis em palavras falsas. Pois se isso não tivesse sido expressamente dito, os judeus poderiam, de acordo com sua maneira usual, ter descoberto alguma evasão: “Perdemos todo o nosso trabalho em celebrar nossas festas com tanta diligência, em deixar nossos lares e famílias se apresentarem? diante de Deus? Não poupamos despesas, trouxemos sacrifícios e gastamos nosso dinheiro; e tudo isso não tem valor diante de Deus? ” Pois os hipócritas sempre ampliam seus trunfos, como encontramos no capítulo quinquagésimo oitavo de Isaías, onde eles expuseram a Deus, como se ele fosse cruel com eles: “Buscamos no dia a dia o Senhor”. A isto, o Senhor respondeu: “Em vão me procuras dia após dia e buscas os meus caminhos”. Por isso, o Senhor desconsiderou a diligência com que os hipócritas procuravam torná-lo propício sem verdadeira sinceridade de coração. É para o mesmo propósito que o Profeta agora acrescenta : Não confieis , etc. É uma antecipação para impedi-los de fazer sua objeção usual: “O que então? O templo foi construído em vão? Mas ele diz: “Deus não é adorado aqui em vão? São palavras de falsidade , quando a sinceridade religiosa está ausente. ”

Vemos, portanto, que os ritos externos são aqui repudiados, quando os homens buscam, de maneira falsa, obter favor diante de Deus, e resgatam seus pecados com falsas compensações, enquanto seus corações continuam perversos. Essa verdade pode ser ampliada, mas, como ocorre frequentemente nos profetas, só a percebo em breve. É suficiente considerar o ponto principal – que, embora os judeus estivessem satisfeitos com o templo, as cerimônias e os sacrifícios, eles se enganavam, pois se vangloriavam de serem falaciosos: “as palavras da falsidade” devem ser entendidas como significando aquela falsa e vaidosa glória na qual os judeus se entregaram, enquanto procuravam afastar a vingança de Deus por ritos externos e, ao mesmo tempo, não fizeram nenhum esforço para voltar a favor, melhorando sua vida.

No que diz respeito às expressões O Templo , etc. , alguns os explicam assim: – eram “palavras de falsidade”, quando disseram que foram ao templo; e assim o complemento é “quando eles disseram que vieram”, pois o pronome demonstrativo é plural. (190) Portanto, eles entendem isso do povo; não que os judeus se chamassem de Templo de Deus, mas que se vangloriam de que foram ao Templo e ali adoraram a Deus. Mas eu concordo com os outros, que explicam isso das três partes do templo. Havia, sabemos, a corte, depois o templo e, por fim, a parte interior, o Santo dos Santos, onde estava a Arca da Aliança. Os profetas costumam falar apenas do templo; mas quando falaram claramente da forma do templo, mencionaram a corte, como eu disse, onde as pessoas geralmente ofereciam seus sacrifícios, e depois o lugar sagrado, no qual os sacerdotes entravam sozinhos; e, finalmente, o lugar secreto, que estava mais escondido, e era chamado de Santo dos Santos. Parece então que esta passagem do Profeta deve ser entendida como significando que o povo disse que a corte, o Templo e a parte interior eram os Templos de Deus, como se tivessem um Templo triplo.

Mas devemos observar o desígnio do Profeta, que os intérpretes omitiram. O Profeta então fez essa repetição especialmente porque o Templo era uma defesa tripla para os hipócritas, como uma cidade que, quando cercada, não por uma, mas por três paredes, é considerada inexpugnável. Desde então, os judeus exaltaram seu templo, consistindo em três partes, foi o mesmo que estabeleceram uma parede tripla ou uma muralha tripla contra os julgamentos de Deus! “Nós somos invencíveis; como os inimigos podem chegar até nós? como pode alguma calamidade nos atingir? Deus habita no meio de nós, e aqui ele tem sua habitação, e não um único forte, mas um forte triplo; ele tem sua corte, seu templo e seu Santo dos Santos. ” Agora entendemos por que o Profeta fez essa repetição e usou também o número plural.

Não confieis naqueles que falam falsidade, dizendo:
O templo de Jeová, o templo de Jeová, o templo de Jeová, são estes.

A Septuaginta , o Siríaco e o Árabe , têm “o Templo do Senhor” apenas duas vezes, e o verbo está no número singular: “O Templo do Senhor, o Templo do Senhor.” O verbo é o mesmo na Vulgata , apenas as palavras, como no hebraico, e também no Targum , são repetidas três vezes. A paráfrase deste último é bastante singular: – “Não confie nas palavras dos profetas da falsidade, que dizem: Antes do templo do Senhor adorardes, antes do templo do Senhor sacrificamos, diante do templo do Senhor vós. oferecer elogios; três vezes por ano você aparece diante dele.

“Estes” significam, como Gataker pensa, esses lugares ou edifícios; e Lowth e Blayney pensam o mesmo. A repetição parece denotar a frequência com que os judeus usavam as palavras: eles se gabavam continuamente de ter o Templo de Deus entre eles. “O Profeta”, diz Henry , “repete, porque eles repetiram em todas as ocasiões. Era o cant dos tempos. Se ouviram um sermão do despertar, adormeceram novamente com isso: ‘Não podemos deixar de fazer o bem, pois temos o Templo do Senhor entre nós’. É comum que aqueles que estão mais distantes de Deus se gabem da maior parte do tempo por estarem perto da Igreja. ” – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

Confiança = Confiança . Hebraico. batah. App-69.

O templo do SENHOR . Observe a Figura de linguagem Epizeuxis (App-4), para dar grande ênfase, para exibir o fanatismo comum a todos os idólatras.

Comentário de John Wesley

Não confieis em palavras mentirosas, dizendo: O templo do SENHOR, o templo do SENHOR, o templo do SENHOR, são estes.

Dizendo – Como essa era a casa de Deus, eles se lisonjeavam de que ele não permitiria que os caldeus a destruíssem; portanto, o profeta os aconselha a não se enganarem, confiando no templo e em seus edifícios, como as duas cortes e a casa, e santos de santos implicavam na palavra estes, a qual ele aponta com o dedo. A ênfase, nesta tríplice repetição, parece estar relacionada às confiantes e reiteradas manobras do templo, que estavam em suas bocas.

Estes – O profeta parado no portão em que as pessoas entraram, por assim dizer, aponta para os vários edifícios pertencentes ao templo.

Referências Cruzadas

1 Samuel 4:3 – Então mandaram trazer de Siló a arca da aliança do Senhor dos Exércitos, que tem o seu trono entre os querubins. E os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, acompanharam a arca da aliança de Deus.

Jeremias 6:14 – Eles tratam da ferida do meu povo como se não fosse grave. ‘Paz, paz’, dizem, quando não há paz alguma.

Jeremias 7:8 – Mas vejam! Vocês confiam em palavras enganosas e inúteis.

Jeremias 7:9 – ” ‘Vocês pensam que podem roubar e matar, cometer adultério e jurar falsamente, queimar incenso a Baal e seguir outros deuses que vocês não conheceram,

Jeremias 28:15 – Disse, pois, o profeta Jeremias ao profeta Hananias: “Escute, Hananias! O Senhor não o enviou, mas assim mesmo você persuadiu esta nação a confiar em mentiras.

Jeremias 29:23 – Porque cometeram loucura em Israel: adulteraram com as mulheres de seus amigos e em meu nome falaram mentiras, que eu não ordenei que falassem. Mas eu estou sabendo; sou testemunha disso”, declara o Senhor.

Jeremias 29:31 – “Envie esta mensagem a todos os exilados: ‘Assim diz o Senhor sobre Semaías, de Neelam: Embora eu não o tenha enviado, Semaías profetizou a vocês e fez com que vocês cressem numa mentira,

Ezequiel 13:19 – Vocês me profanaram no meio de meu povo em troca de uns punhados de cevada e de migalhas de pão. Ao mentirem ao meu povo, que ouve mentiras, vocês mataram aqueles que não deviam ter morrido e pouparam aqueles que não deviam viver.

Miquéias 3:11 – Seus líderes julgam a troco de suborno, seus sacerdotes ensinam por lucro, e seus profetas adivinham em troca de prata. E ainda se apóiam no Senhor, dizendo: “O Senhor está no meio de nós. Nenhuma desgraça vai nos acontecer”.

Sofonias 3:11 – Naquele dia vocês não serão envergonhados pelos seus atos de rebelião, porque retirarei desta cidade os que se regozijam em seu orgulho. Nunca mais vocês serão altivos no meu santo monte.

Mateus 3:9 – Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.

Lucas 3:8 – Dêem frutos que mostrem o arrependimento. E não comecem a dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *