Estudo de Lamentações 2:1 – Comentado e Explicado

Alef. Como cobriu irritado o Senhor com uma nuvem a filha de Sião? Precipitou do céu à terra a gloria de Israel, e na sua cólera desinteressou-se do escabelo dos seus pés.
Lamentações 2:1

Comentário de Albert Barnes

Como … – Ou “Como” abrange???? ‘adonay “. Ele desceu o leste, etc. Pelo escabelo de Deus parece significar a arca. Veja nota Salmos 99: 5 .

Comentário de Thomas Coke

Lamentações 2: 1 . A beleza de Israel “O templo e toda a sua glória: e não poupou a própria arca, o escabelo da Schechinah, que estava entre os querubins, como num trono”. Veja Mateus 11:23 .

Comentário de Joseph Benson

Lamentações 2: 1 . Como o Senhor cobriu a filha de Sião com uma nuvem – Mudou sua condição para pior e transformou a luz de sua prosperidade nas trevas da adversidade. E derrubou, etc., a beleza de Israel – O templo e toda a sua glória. E não se lembrou de seu escabelo no dia de sua ira – não poupou nem a própria arca, o escabelo do shekinah, ou a glória divina, que costumava aparecer, sentado, por assim dizer, entronizado no propiciatório, entre os querubins: veja a margem.

Comentário de Adam Clarke

Como o Senhor cobriu a filha de Sião com uma nuvem – As mulheres nos países do leste usam véus, e freqüentemente muito caros. Aqui, Sião é representada como sendo velada pela mão do julgamento de Deus. E qual é o véu? Uma nuvem escura, pela qual ela é totalmente obscurecida.

Em vez de ???? Adonai , senhor, vinte e quatro dos MSS do Dr. Kennicott. E alguns dos mais antigos meus, leia ???? Yehová , Senhor, como em Lamentações 2: 2 .

A beleza de Israel – Seu templo.

O escabelo de seus pés – A arca da aliança, freqüentemente chamada. A renderização do meu antigo MS. A Bíblia é curiosa: –

E não registre o seu pé-de-pau roubado, no dai do seu bosque.

Ser madeira significa, em nossa língua antiga, ser louco.

Comentário de John Calvin

O Profeta novamente exclama maravilhado, que algo incrível havia acontecido, que era como um prodígio; pois, à primeira vista, parecia muito irracional que um povo a quem Deus não apenas recebera favor, mas com quem ele fizera uma aliança perpétua, fosse assim abandonado por ele. Pois, embora os homens fossem cem vezes perfidiosos, Deus nunca muda, mas permanece imutável em sua fidelidade; e sabemos que sua aliança não foi feita para depender dos méritos dos homens. O que quer que seja, então, o povo, mas Deus devia continuar em seu propósito, e não anular a promessa feita a Abraão. Agora, quando Jerusalém foi reduzida à desolação, houve toda a abolição da aliança de Deus. Não é de admirar, portanto, que o Profeta aqui exclama, por conta de algum prodígio, como pode Deus ter nublado ou escurecido , etc.

Devemos, no entanto, observar ao mesmo tempo que o Profeta não pretendia aqui invalidar a fidelidade ou constância de Deus, mas, assim, despertar a atenção de sua própria nação, que se tornou torta em sua preguiça; pois, embora estivessem deprimidos sob uma carga de males, ainda assim haviam se endurecido em sua perversidade. Mas era impossível que alguém realmente visse a Deus, exceto que ele se humilhava em mente e trouxe o sacrifício de que falamos, mesmo um espírito humilde e contrito. ( Salmos 51:19 .) Era então o objetivo do Profeta suavizar a dureza que ele sabia prevalecer em quase todo o povo. Esta foi a razão pela qual ele exclamou, em uma espécie de espanto, como Deus nublou etc. (148)

Alguns traduzem as palavras: “Como Deus ressuscitou”, etc., o que pode ser permitido, desde que não seja tomado em bom sentido, pois é dito em sua ira; mas, neste caso, as palavras para levantar e derrubar devem ser lidas em conjunto; pois quando alguém deseja quebrar em pedaços um vaso de barro, ele não apenas o lança no chão, mas o levanta, para que seja jogado com mais força. Podemos, então, entender esse significado, que Deus, para que com maior violência quebre seu corpo, os tenha levantado, não para honrá-los, mas para jogá-los mais violentamente no chão. No entanto, como esse sentido parece talvez muito refinado, estou contente com a primeira explicação, que Deus nublou a filha de Sião em sua ira ; e depois segue uma explicação, que ele a lançou do céu para a terra. Então Deus cobriu as trevas de seu povo, quando ele os retirou da alta dignidade de que desfrutaram por um tempo. Ele, então, lançou sobre a terra toda a glória de Israel, e não se lembrou de seus pés.

O Profeta parece aqui indiretamente lutar com Deus, porque ele não havia poupado seu próprio santuário; pois Deus, como foi afirmado recentemente, havia escolhido o Monte Sion para si, onde ele planejava receber orações, porque havia colocado ali o memorial de seu nome. Como, então, ele não havia poupado seu próprio santuário, ele não parecia consistente com sua constância, e ele também parecia ter desconsiderado sua própria glória. Mas o desígnio do Profeta é mostrar ao povo o quanto a ira de Deus havia despertado quando ele não poupou nem mesmo seu próprio santuário. Pois ele aceita esse princípio como garantido, que Deus nunca fica sem razão zangado, e nunca excede a devida medida de punição. Como, então, a ira de Deus foi tão grande que ele destruiu seu próprio templo, foi um sinal de ira terrível; e qual foi a causa senão os pecados dos homens? pois Deus, como eu disse, sempre preserva moderação em seus julgamentos. Ele, então, não poderia ter expressado melhor ao povo a hediondez de seus pecados, do que colocando diante deles esse fato, que Deus não se lembrava de seus pés.

E o templo, por uma metáfora muito adequada, é chamado de escabelo de Deus. É, de fato, chamado de habitação; pois nas Escrituras se diz que o templo é a casa de Deus. Era então a casa, a habitação e o resto de Deus. Mas como os homens estão sempre inclinados à superstição, a fim de elevar seus pensamentos acima dos elementos terrenos, somos lembrados, por outro lado, nas Escrituras, que o Templo era o escabelo de Deus . Então, nos Salmos,

“Adorei-o diante do escabelo de seus pés” ( Salmos 99: 5 😉

e de novo,

“Vamos adorar no lugar onde seus pés estão.”
( Salmos 132: 7. )

Vemos, então, que as duas expressões, aparentemente diferentes, ainda concordam, que o templo era a casa de Deus e sua habitação, e que ainda era apenas o escabelo de seus pés. Era a casa de Deus, porque os fiéis descobriram por experiência que ele estava presente; como, então, Deus deu sinais de sua presença, o templo foi corretamente chamado de casa; de Deus, seu descanso e habitação. Mas, para que os fiéis não consigam fixar suas mentes no santuário visível, e assim, concedendo uma imaginação grosseira, caiam em superstição e colocassem um ídolo no lugar de Deus, o templo era chamado de escabelo de Deus. Pois, como um banquinho, cabia aos fiéis se elevarem mais alto e saberem que Deus realmente era procurado, somente quando eles elevaram seus pensamentos sobre o mundo. Agora percebemos qual era o propósito desse modo de falar.

Diz-se que Deus não se lembrou de seu templo , não porque ele o desconsiderou completamente, mas porque a destruição do templo não poderia produzir outra opinião nos homens. Todos, então, que viram que o templo havia sido queimado por mãos profanas e derrubados depois de saqueados, pensaram que o templo havia sido abandonado por Deus; e também ele fala por Ezequiel ( Ezequiel 10:18 ). Então esse esquecimento, ou não lembrar, refere-se aos pensamentos dos homens; pois, no entanto, Deus pode ter se lembrado do templo, mas ele pareceu por um tempo ignorá-lo. Ao mesmo tempo, devemos ter em mente o que eu disse, que o Profeta aqui não pretendia disputar com Deus, ou contender com ele, mas, pelo contrário, mostrar o que o povo merecia; pois Deus estava tão indignado por causa de seus pecados, que ele sofreu que seu próprio templo fosse profanado. A mesma coisa também segue respeitando o reino, –

Por que o Senhor em sua ira deve ficar alto
a filha de Sion?

E se ???? , em Lamentações 1: 1 , estiver no tempo futuro, por assim dizer, essa cláusula poderá ser apresentada da mesma maneira:

Por que sentar sozinho na cidade cheia de pessoas?

A seguir, aqui, como no exemplo anterior, uma descrição do que aconteceu com Sion,

Ele lançou do céu à terra a glória de Israel,
E não se lembrou de seu escabelo no dia de sua ira.

Ao mesmo tempo, as cláusulas podem ser apresentadas conforme proposto em uma nota sobre Lamentações 1: 1 , e os tempos dos verbos devem ser preservados. O verbo aqui está claramente no tempo futuro, e o verbo na primeira instância pode ser assim; e o futuro em hebraico deve ser tomado como o presente, como é o caso em galês.

Como isto! em sua ira, torna o Senhor a filha de Sião!

Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor*. Um dos 134 lugares onde os soferins dizem que alteraram “Jeová” do texto primitivo para “Adonai”. Veja App-32.

a beleza de Israel. Provavelmente se referindo ao Templo ( Isaías 64:11 ), ou aos heróicos defensores de Jerusalém ( 2 Samuel 1:19 ).

Israel. Referindo-se à semente espiritual. Veja nota em Lamentações 1:17 .

O banquinho para os pés dele. Provavelmente se referindo à arca da aliança ( 1 Crônicas 28: 2 ) ou ao santuário ( Salmos 99: 5 ; Salmos 132: 7. Isaías 60:13 ).

Comentário de John Wesley

Como o Senhor cobriu a filha de Sião com uma nuvem na sua ira, e lançou do céu à terra a beleza de Israel, e não se lembrou de seus pés no dia da sua ira!

O escabelo de seus pés – Seu templo; mas sofreu os caldeus para destruí-lo.

Derrubado – Ou seja, jogado-os da mais alta glória e honra, para o mais baixo grau de servidão.

Referências Cruzadas

1 Samuel 4:21 – Ela deu ao menino o nome de Icabode, e disse: “A glória se foi de Israel”. Porque a arca foi tomada e por causa da morte do sogro e do marido.

2 Samuel 1:19 – “O seu esplendor, ó Israel, está morto sobre os seus montes. Como caíram os guerreiros!

1 Crônicas 28:2 – O rei Davi se pôs de pé e disse: “Escutem-me, meus irmãos e meu povo. Eu tinha no coração o propósito de construir um templo para nele colocar a arca da aliança do Senhor, o estrado dos pés de nosso Deus; fiz planos para construí-lo,

Salmos 99:5 – Exaltem o Senhor, o nosso Deus, prostrem-se diante do estrado dos seus pés. Ele é santo!

Salmos 132:7 – “Vamos para habitação dele! Vamos adorá-lo diante do estrado de seus pés!

Isaías 14:12 – Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações!

Isaías 64:11 – O nosso templo santo e glorioso, onde os nossos antepassados te louvavam, foi destruído pelo fogo, e tudo o que nos era precioso está em ruínas.

Lamentações 1:1 – Como está deserta a cidade, antes tão cheia de gente! Como se parece com uma viúva, a que antes era grandiosa entre as nações! A que era a princesa das províncias agora tornou-se uma escrava.

Lamentações 3:43 – Tu te cobriste de ira e nos perseguiste, massacraste-nos sem piedade.

Lamentações 4:1 – Como o ouro perdeu o brilho! Como o ouro fino ficou embaçado! As pedras sagradas estão espalhadas pelas esquinas de todas as ruas.

Ezequiel 7:20 – Tinham orgulho de suas lindas jóias e as usavam para fazer os seus ídolos repugnantes e as suas imagens detestáveis. Por isso tornarei essas coisas em algo impuro para eles.

Ezequiel 24:21 – Diga à nação de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Estou a ponto de profanar o meu santuário, a fortaleza de que vocês se orgulham, o prazer dos seus olhos, o objeto da sua afeição. Os filhos e as filhas que vocês deixaram lá, cairão pela espada.

Ezequiel 28:14 – Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o determinei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes.

Ezequiel 30:18 – As trevas imperarão em pleno dia em Tafnes quando eu quebrar o jugo do Egito; ali sua força orgulhosa chegará a um fim. Ficará coberta de nuvens, e os moradores dos seus povoados irão para o cativeiro.

Ezequiel 32:7 – Quando eu o extinguir, cobrirei o céu e escurecerei as suas estrelas; cobrirei o sol com uma nuvem, e a lua não dará a sua luz.

Joel 2:2 – É dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e negridão. Assim como a luz da aurora estende-se pelos montes, um grande e poderoso exército se aproxima, como nunca antes se viu nem jamais se verá nas gerações futuras.

Mateus 11:23 – E você, Cafarnaum: será elevada até o céu? Não, você descerá até ao Hades! Se os milagres que em você foram realizados tivessem sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje.

Lucas 10:15 – E você, Cafarnaum: será elevada até o céu? Não; você descerá até ao Hades!

Lucas 10:18 – Ele respondeu: “Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago.

Apocalipse 12:7 – Houve então uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *