Estudo de Lamentações 3:29 – Comentado e Explicado

Leve sua boca ao pó; haverá, talvez, esperança?
Lamentações 3:29

Comentário de Thomas Coke

Lamentações 3:29 . Ele põe a boca no pó “Ele se prostra até o chão em sinal da mais profunda humilhação”. Ver Isaías 29: 4 . 1 Coríntios 14:25 .

Comentário de Adam Clarke

Ele põe a boca no pó – vive em um estado de profunda humildade.

Se assim for, pode haver esperança – Porque há espaço para esperança.

Comentário de John Calvin

Ele continua o mesmo assunto; pois ele nos descreve homens tão submissos à obediência que estão prontos para suportar tudo o que Deus lhes possa impor. Ele então diz que a sessão e o silêncio dos quais ele falou, até agora prevaleceram, que os filhos de Deus, embora em extremos males, ainda não deixaram de perseverar em sua obediência. Pois às vezes acontece que aqueles que fizeram algum progresso no temor de Deus, provam sua obediência e paciência em alguma pequena provação; mas quando são grandemente provados, então rompe a impaciência que haviam verificado anteriormente. Então o Profeta nos ensina aqui, que os filhos de Deus não provam suficientemente sua paciência, quando têm uma mente calma com uma correção moderada, exceto que prosseguem com um grau mais alto de perseverança, para permanecerem calados e resignados, mesmo quando os o estado das coisas parece impossível.

Ao dizer que os fiéis colocam a boca no pó, ele quer dizer que se deitam humildemente diante de Deus e confessam estar mortos. A importância do que é dito é o seguinte: em tempos de extrema aflição, o sábio porá a boca no pó, vendo coisas tão confusas que todos os seus pensamentos desaparecem devido à atrocidade dos males; e assim ele sugere que o sábio não teria nada a dizer. Colocar a boca no pó é tornar-se mudo, como se ele dissesse, que os fiéis fecham a boca quando não murmuram contra Deus nem se abandonam a queixas, quando não expõem que a lesão está feita nem alegam o que os incrédulos costumam fazer quando Deus lida severamente com eles. Em suma, colocar a boca no pó significa não apresentar queixas e, assim, verificar que nenhuma palavra clamorosa sai da nossa boca. Assim, outra frase é usada para estabelecer o silêncio mencionado anteriormente.

E que o Profeta aqui fala de provações extremas, pode ser facilmente reunido a partir da próxima cláusula: Se houver, haja esperança; não que os fiéis duvidem que Deus lhes daria esperança, pois eles não têm dúvida, mas que Deus, que brilha nas trevas por sua palavra, por fim, o efeito provará que ele não é infiel. Mas a partícula ???? auli, como é bem conhecido, expressa o que é difícil; pois quando algo parece incrível, os hebreus dizem: Se for. Mas aqui, como eu disse, isso não implica uma dúvida; pois quando a mente de um homem piedoso flutua ou duvida, como é que ele põe a boca no pó? mas o Profeta mostra que aqueles que são ensinados a obedecer a Deus perseveram mesmo em provações extremas, de modo que, embora nada além de desespero apareça, eles ainda se deitam humildemente diante de Deus e esperam pacientemente até que alguma esperança resulte. E aqui a esperança deve ser tomada para o terreno ou ocasião da esperança. (187) Em seguida, segue-se:

Ele colocará no pó sua boca (e dirá) –
“Pode haver esperança.”

É melhor renderizar os verbos aqui como estão, no tempo futuro, como todas as versões; pois ele descreve qual é geralmente o caráter dos piedosos sob duras provações. – Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

Ele. Veja nota em Lamentações 1:12 .

Comentário de John Wesley

Ele põe a boca no pó; se assim for, pode haver esperança.

No pó – Tanto este quanto os versículos anteriores nos informam o dever das pessoas que sofrem.

Referências Cruzadas

2 Crônicas 33:12 – Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados.

Jó 40:4 – “Sou indigno; como posso responder-te? Ponho a mão sobre a minha boca.

Jó 42:5 – Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.

Ezequiel 16:63 – Então, quando eu fizer propiciação em seu favor por tudo o que você tem feito, você se lembrará e se envergonhará e jamais voltará a abrir a boca por causa da sua humilhação, palavra do Soberano Senhor’ “.

Joel 2:14 – Talvez ele volte atrás, arrependa-se, e ao passar deixe uma bênção. Assim vocês poderão fazer ofertas de cereal e ofertas derramadas para o Senhor, o seu Deus.

Jonas 3:9 – Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira, e não sejamos destruídos”.

Sofonias 2:3 – Busquem o Senhor, todos vocês humildes do país, vocês que fazem o que ele ordena. Busquem a justiça, busquem a humildade; talvez vocês tenham abrigo no dia da ira do Senhor.

Lucas 15:18 – Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.

Lucas 18:13 – “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *