Estudo de Lamentações 3:41 – Comentado e Explicado

Elevemos os corações, tanto quanto as mãos, para Deus lá nos céus.
Lamentações 3:41

Comentário de John Calvin

Para a conversão, ele se junta à oração; pois não podemos nos reconciliar com Deus, a menos que ele enterre nossos pecados; nem o arrependimento e a fé podem ser separados. Além disso, provar a misericórdia de Deus nos abre a porta da oração. E isso deve ser observado com cuidado, porque os incrédulos às vezes parecem muito ocupados em procurar retornar ao favor de Deus, mas apenas atendem à mudança externa da vida; e, ao mesmo tempo, não se preocupam com o perdão, mas vão ousadamente diante de Deus, como se não estivessem expostos ao seu julgamento.

E vemos sob o papado que, enquanto fazem longos sermões sobre arrependimento, quase nunca fazem qualquer relato de fé, como se o arrependimento sem fé fosse uma restauração da morte para a vida.

Por isso, eu disse que deveríamos observar o modo de ensino adotado por nosso Profeta: ele começa com o auto-exame, depois requer conversão; mas ele não a separa da fé. Pois quando ele nos exorta a orar, é a mesma coisa que ele colocou diante de nós o julgamento de Deus, e também nos ensinou que não podemos escapar da morte, a menos que Deus seja propício para nós. Como então o perdão deve ser obtido? pela oração: e a oração, como é bem conhecido, deve ser sempre fundada na fé.

Ao nos dizer para elevarmos nossos corações a Deus junto com nossas mãos, ele nos ordena a banir toda a hipocrisia de nossas orações. Pois todos sem diferença levantam as mãos para Deus; e a própria natureza, quando somos pressionados pelos males, nos leva a buscar a Deus. Mas a maior parte reprime esse sentimento da natureza. Quando a aflição chega, é comum que todos levantem as mãos para o céu, embora ninguém deva lhes pedir que o façam; mas ainda assim seus corações permanecem fixos na terra, e eles não vêm a Deus. E a maior parte dos homens está incluída nessa classe mencionada por Isaías,

“Esse povo vem até mim com a língua,
mas o coração deles está longe. ( Isaías 29:13 .)

Como, então, os homens lidam formalmente com Deus e apresentam uma cerimônia nua, como se Deus tivesse mudado e permitido que seus olhos fossem cobertos, o Profeta pede a toda dissimulação que pare de orar; Vamos levantar as mãos, ele diz, para Deus e também para os corações. Joel fala um pouco diferente, quando ele diz:

“Rasgue seus corações e não suas vestes” ( Joel 2:13 😉

pois ele parece excluir o ritual externo, porque os homens, desejando mostrar que eram culpados diante de Deus, alugam suas vestes. Joel diz que isso era supérfluo e inútil; e sem dúvida o próprio ritual não era tão necessário. Porém, quando as orações, quando são sinceras, movem as mãos, nosso Profeta se refere a essa prática como útil. Ao mesmo tempo, ele nos ensina que a principal coisa não deve ser omitida, nem mesmo para elevar os corações a Deus: vamos, então, ele diz, elevar nossos corações junto com nossas mãos a Deus; e acrescenta, a Deus que está no céu: pois é necessário que os homens se elevem acima do mundo e saiam de si mesmos, por assim dizer, para virem a Deus.

Agora entendemos o significado do Profeta – que aqueles que se arrependem de coração não devem ir diante de Deus, como se não fossem culpados perante o tribunal, mas que, pelo contrário, deveriam ser penitentes e humildes, de modo que eles podem obter perdão. Depois, ele mostra que o caminho certo para orar é quando não apenas realizamos as cerimônias externas, mas quando abrimos nossos corações e os elevamos como se fosse para o próprio céu. É, então, o caminho certo para orar, quando o sentimento interior corresponde à postura externa. Segue-se, –

Comentário de E.W. Bullinger

DEUS. El hebraico App-4.

os ceús. Forneça as elipses assim: “os céus [dizendo], nós temos” , etc.

Referências Cruzadas

Salmos 25:1 – A ti, Senhor, elevo a minha alma.

Salmos 28:2 – Ouve as minhas súplicas quando clamo a ti por socorro, quando ergo as mãos para o teu Lugar Santíssimo.

Salmos 63:4 – Eu te bendirei enquanto viver, e em teu nome levantarei as minhas mãos.

Salmos 86:4 – Alegra o coração do teu servo, pois a ti, Senhor, elevo a minha alma.

Salmos 141:2 – Seja a minha oração como incenso diante de ti, e o levantar das minhas mãos, como a oferta da tarde.

Salmos 143:6 – Estendo as minhas mãos para ti; como a terra árida, tenho sede de ti. Pausa

1 Tessalonicenses 2:8 – Sentindo, assim, tanta afeição por vocês, decidimos dar-lhes não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amados por nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *