Estudo de Lamentações 3:39 – Comentado e Explicado

De que pode o homem em vida queixar-se? Que cada um se queixe de seus pecados.
Lamentações 3:39

Comentário de Thomas Coke

Lamentações 3:39 . Por que um homem vivo reclama Se considerarmos as aflições de Deus como um castigo justo de nossas más ações, nunca murmuraremos ou repeliremos em Providence; e devemos ser gratos, por mais amargas que sejam, por termos a oportunidade de nos arrepender. Este versículo pode ser interpretado de outra forma, conforme relacionado com o anterior. Veja Calmet.

Comentário de Joseph Benson

Lamentações 3:39 . Portanto, etc. – O profeta aqui parece se controlar e se culpar pelas reclamações que havia feito na parte anterior do capítulo, em que ele parecia refletir sobre Deus como cruel e severo. E da doutrina da soberana e providência universal de Deus, que ele havia afirmado nos últimos dois versos, ele tira essa inferência: Por que um homem vivo se queixa? um homem para o castigo de seus pecados? Nenhuma calamidade ou problema nos ocorre, mas qual é a devida recompensa de nossos pecados; e é projetado como um castigo para eles, a fim de purificarmos e emendarmos, ou para o julgamento de nossa graça, e para exercermos e aumentarmos isso. Se encararmos nossas aflições sob essa luz, evitará que todos murmurem e repitam contra a providência de Deus. Aprenderemos a ser pacientes e a resignarmos sob sua mão castigadora, e até gratos por ele condescender em nos corrigir e nos provar para nosso lucro, e preservar-nos vivos no corpo ainda nos dá espaço para o arrependimento. “Parece”, diz Blaney, “uma ênfase peculiar colocada nas palavras , ? , [ vivendo ] e ??? , [ homem ] nesta passagem. Diz- se que ??? denota um homem, por causa de sua excelência e superioridade sobre todos os outros seres terrenos. Enquanto um homem vive e é possuidor desses privilégios de sua natureza, tudo o que ele sofre deve ser menor do que seus pecados mereceram, porque a morte, que implica a perda de todos esses privilégios, é o salário atribuído ao pecado. ” Marque bem, leitor, embora possamos derramar nossas queixas diante de Deus, nunca devemos reclamar contra ou de Deus. Quão convincentes são as razões aqui sugeridas contra tal conduta! Nós somos homens, vamos nos mostrar aqui homens. Um homem deve reclamar? Uma criatura razoável deve agir contrariamente a toda razão, e um ser imortal esquece ou desconsidera sua imortalidade? Será ele tão insensível ao valor dos privilégios de sua natureza e de suas obrigações para com Deus por eles, a ponto de abusar da desonra de Deus, em vez de usá-los para sua glória? Será que ele deve censurá-lo ou questionar as dispensações de infinita sabedoria, justiça e bondade em relação a ele, e agir como se achasse que sabia melhor que seu Criador o que é bom para ele? Um homem vivo se queixará – um homem que perdeu sua vida mil vezes, com todas as bênçãos dela, mas a quem ainda continua, e com ela muitos de seus confortos, e particularmente os meios de alcançar a vida eterna – esperança ou fundamento sobre o qual construir uma esperança de felicidade e glória para sempre? Um homem pelo castigo de seus pecados? Uma punição infinitamente menor do que seus pecados mereciam? e um castigo, ou castigo, que o Deus onisciente sabe ser absolutamente necessário para levá-lo ao arrependimento e à reforma, se, por qualquer meio, for o que for trazido a ela? Certamente, leitor, se estivermos sofrendo por nossos pecados, em vez de gastar nosso tempo em reclamar e repelir, devemos ser empregados no arrependimento e na reforma e, para que possamos ter pelo menos uma evidência de que Deus está reconciliado conosco, nós devemos nos esforçar para nos reconciliar com sua vontade santa e graciosa. Ou, para considerar o assunto em outro ponto de vista: somos punidos por nossos pecados? É então nossa sabedoria submeter-se e beijar a vara; pois se ainda andarmos contrários a Deus, ele nos castigará ainda mais sete vezes, pois quando julgar ele vencerá; mas se nos acomodarmos a ele, embora sejamos castigados pelo Senhor, não seremos condenados com o mundo.

Comentário de Adam Clarke

Por que um homem vivo se queixa – Quem ainda tem a vida emprestada, tem uma pequena causa de queixa. Quão grande seja sua aflição, ele ainda está vivo; portanto, ele pode procurar e encontrar misericórdia para a vida eterna. Disto, a morte o privaria; portanto, não reclame um homem vivo.

Comentário de John Calvin

Alguns explicam o verbo ?????? , itaunen, dando-lhe a sensação de mentir: “Por que o homem deveria mentir?” outros, “Por que o homem deveria murmurar?” Mas não vejo que sentido possa haver ao fazê-lo mentir ou murmurar. Outros traduzem assim: “Por que o homem deve se endurecer?” mas é uma mera conjectura. Agora, esse verbo às vezes significa cansar-se, em Hithpael . Assim, no décimo primeiro capítulo de Números, “O povo murmurou”, como alguns traduzem as palavras; mas penso diferente; tampouco há dúvida de que Moisés quis dizer que o povo estava cansado, de modo que de certa maneira se afogou; e esse significado é o mais adequado aqui. Pois o Profeta havia repreendido aqueles que imaginavam que Deus, tendo abandonado os cuidados do mundo, levava uma vida inativa e fácil no céu; mas agora, a fim de despertar a mente de todos, ele aponta o remédio para essa loucura, mesmo que os homens não se cansem voluntariamente de seus pecados, mas reconhecem que sua maldade lhes é mostrada sempre que houver alguma adversidade. E certamente os homens não ficariam tão apaixonados a ponto de excluir Deus do governo do mundo, se eles se conhecessem e seriamente lembrassem seus próprios atos e palavras; pois Deus logo lhes mostraria exemplos seguros e notórios de seu julgamento. De onde vem, então, que somos tão tolos e estúpidos ao considerar as obras de Deus? não, que pensamos que Deus é como um fantasma ou um ídolo? até porque apodrecemos nossos pecados e contraímos um embotamento voluntário; pois somos campeões, de acordo com o velho provérbio.

Agora, então, percebemos por que o Profeta se une a esta frase: Por que um homem vivo se cansa? (193) e um homem em seus pecados? enquanto os homens permanecerem em seus próprios resíduos, nunca reconhecerão a Deus como o juiz do mundo e, assim, sempre se desviarão de suas próprias imaginações perversas. Se, então, desejamos dissipar todas as brumas que nos impedem de ver a providência de Deus (isto é, aos olhos da fé), que cada um seja sua própria testemunha e juiz de sua própria vida, e examine-se cuidadosamente; imediatamente nos ocorrerá que Deus não está sem razão zangado conosco e que somos afligidos por tantas adversidades, porque nossos pecados surgirão diante de nós. Vemos aqui a causa dessa loucura que leva os homens a excluir a providência de Deus dos assuntos humanos, mesmo porque eles não olham para si mesmos, mas atormentam-se sem nenhum benefício e se cansam de seus pecados, e não levantam os olhos para Deus. O resto, relacionado ao nosso assunto, devo adiar até amanhã.

39. Por que reclamar o homem,
Alguém vivo por seu pecado?

Ou seja, devido ao sofrimento por seu pecado. Assim, Deus é justificado em ordenar ou ordenar o mal e o bem, ou seja, o mal da punição. – Ed .

Comentário de John Wesley

Por que um homem vivo reclama, um homem pelo castigo de seus pecados?

Portanto – Os Judeus verificam suas queixas pela consideração, de que nada lhes aconteceu, mas qual foi a justa recompensa de seus pecados.

Referências Cruzadas

Gênesis 4:5 – mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou.

Gênesis 4:13 – Disse Caim ao Senhor: “Meu castigo é maior do que posso suportar.

Levítico 26:41 – que me levaram a opor-me a eles e a enviá-los para a terra dos seus inimigos; se o seu coração obstinado se humilhar, e eles aceitarem o castigo do seu pecado,

Levítico 26:43 – que por eles será abandonada e desfrutará os seus sábados enquanto permanecer desolada. Receberão o castigo pelos seus pecados porque desprezaram as minhas ordenanças e rejeitaram os meus decretos.

Números 11:11 – E ele perguntou ao Senhor: “Por que trouxeste este mal sobre o teu servo? Foi por não te agradares de mim, que colocaste sobre os meus ombros a responsabilidade de todo esse povo?

Números 16:41 – No dia seguinte toda a comunidade de Israel começou a queixar-se contra Moisés e Arão, dizendo: “Vocês mataram o povo do Senhor”.

Números 17:12 – Os israelitas disseram a Moisés: “Nós morreremos! Estamos perdidos, estamos todos perdidos!

Josué 7:6 – Então Josué, com as autoridades de Israel, rasgou as vestes, prostrou-se, rosto em terra, diante da arca do Senhor, cobrindo de terra a cabeça, e ali permaneceu até à tarde.

2 Samuel 6:7 – A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá por seu ato de irreverência. Por isso Deus o feriu, e ele morreu ali mesmo, ao lado da arca de Deus.

2 Reis 3:13 – Eliseu disse ao rei de Israel: “Nada tenho a ver com você. Vá consultar os profetas de seu pai e de sua mãe”. Mas o rei de Israel insistiu: “Não, pois foi o Senhor que ajuntou a nós, estes três reis, para entregar-nos nas mãos de Moabe”.

2 Reis 6:32 – Ora, Eliseu estava sentado em sua casa, reunido com as autoridades de Israel. O rei havia mandado um mensageiro à sua frente, mas, antes que ele chegasse, Eliseu disse às autoridades: “Aquele assassino mandou alguém para cortar-me a cabeça? Quando o mensageiro chegar, fechem a porta e mantenham-na trancada. Vocês não estão ouvindo os passos do seu senhor que vem atrás dele? “

Esdras 9:13 – Depois de tudo o que nos aconteceu por causa de nossas más obras e por causa de nossa grande culpa, apesar de que, ó Deus, tu nos puniste menos do que os nossos pecados mereciam e ainda nos deste um remanescente como este,

Jó 11:6 – e lhe revelasse os segredos da sabedoria! Pois a verdadeira sabedoria é complexa. Fique sabendo que Deus esqueceu alguns dos seus pecados.

Provérbios 19:3 – É a insensatez do homem que arruína a sua vida, mas o seu coração se ira contra o Senhor.

Isaías 38:17 – Foi para o meu benefício que tanto sofri. Em teu amor me guardaste da cova da destruição; lançaste para trás de ti todos os meus pecados,

Isaías 51:20 – Seus filhos desmaiaram; eles jazem no início de cada rua, como antílope pego numa rede. Estão cheios da ira do Senhor e com a repreensão do seu Deus.

Lamentações 3:22 – Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.

Jonas 2:3 – Jogaste-me nas profundezas, no coração dos mares; correntezas formavam turbilhão ao meu redor; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim.

Jonas 4:8 – Ao nascer do sol, Deus trouxe um vento oriental muito quente, e o sol bateu na cabeça de Jonas, a ponto de ele quase desmaiar. Com isso ele desejou morrer, e disse: “Para mim seria melhor morrer do que viver”.

Miquéias 7:9 – Por eu ter pecado contra o Senhor, suportarei a sua ira, até que ele apresente a minha defesa e estabeleça o meu direito. Ele me fará sair para a luz; contemplarei a sua justiça.

Hebreus 12:5 – Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,

Apocalipse 16:9 – Estes foram queimados pelo forte calor e amaldiçoaram o nome de Deus, que tem domínio sobre estas pragas; contudo se recusaram a se arrepender e a glorificá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *