Estudo de Lamentações 3:57 – Comentado e Explicado

E vós viestes no dia em que vos invoquei e dissestes: Não tenhas medo!
Lamentações 3:57

Comentário de Adam Clarke

Não temas – Quão poderosa é esta palavra quando dita pelo Espírito do Senhor a um coração desconsolado. Para todo enlutado, podemos dizer, sob a autoridade de Deus, não temas! Deus defenderá a sua causa e resgatará a sua alma.

Comentário de John Calvin

Aqui o Profeta nos diz que ele experimentou a bondade de Deus, porque ele não sofreu repulsa ao orar. E essa doutrina é especialmente útil para nós, isto é, para lembrar que no passado não oramos em vão. Pois, portanto, podemos nos sentir seguros de que, à medida que Deus continuar como ele, ele estará sempre pronto para nos ajudar sempre que implorarmos sua proteção. Esta é, portanto, a razão pela qual o Profeta declara aqui que ele experimentou a disposição de Deus para ouvir a oração: Você chegou perto, ele diz, no dia em que eu te invoquei; tu disseste: Não temas. E esta abordagem ou aproximação se refere ao que foi real ou realmente realizado, que Deus estendeu a mão e ajudou seus servos. Desde então, eles foram confirmados por tais evidências, eles tiveram o privilégio de sempre fugir para Deus. Deus, de fato, nos fornece razões de esperança, quando ele nos ajuda uma e outra vez; e é o mesmo que se ele testemunhasse que nunca mais será o mesmo que encontramos uma e outra vez.

Ele então acrescenta uma explicação, tu disseste: Não temas, ele não significa que Deus falou; mas, como eu disse, ele expõe o fato de que não havia buscado a Deus em vão, pois o havia aliviado. Embora Deus não possa falar, ainda assim, quando descobrimos que nossas orações são ouvidas por ele, é o mesmo que se ele nos ressuscitasse e removesse de nós todo medo. A soma do que é dito é que Deus havia sido propício a seus servos sempre que eles clamavam por ele. Segue agora, –

Referências Cruzadas

Salmos 69:18 – Aproxima-te e resgata-me; livra-me por causa dos meus inimigos.

Salmos 145:18 – O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade.

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Isaías 41:14 – Não tenha medo, ó verme Jacó, ó pequeno Israel, pois eu mesmo o ajudarei”, declara o Senhor, seu Redentor, o Santo de Israel.

Isaías 43:1 – Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu.

Isaías 58:9 – Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. “Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar;

Jeremias 1:17 – “E você, prepare-se! Vá dizer-lhes tudo o que eu ordenar. Não fique aterrorizado por causa deles, senão eu o aterrorizarei diante deles.

Atos dos Apóstolos 18:9 – Certa noite o Senhor falou a Paulo em visão: “Não tenha medo, continue falando e não fique calado,

Atos dos Apóstolos 27:24 – ‘Paulo, não tenha medo. É preciso que você compareça perante César; Deus, por sua graça, deu-lhe as vidas de todos os que estão navegando com você’.

Tiago 4:8 – Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

Apocalipse 1:17 – Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.

Apocalipse 2:10 – Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *