Estudo de Levítico 16:13 – Comentado e Explicado

Porá o incenso no fogo diante do Senhor, para que a nuvem do perfume cubra o propiciatório da arca, e Aarão não morra.
Levítico 16:13

Comentário de Thomas Coke

Levítico 16:13 . Ele colocará o incenso, etc. – Sendo o novilho morto, o sumo sacerdote levaria um pouco do sangue para o santo dos santos, levando na mão um incensário com incenso queimando sobre ele, para impedi-lo de ver o propiciatório, para que a Presença Divina não seja brilhante demais para ele e ocasione sua morte; e, consequentemente, os judeus nos dizem que ele entrou nas laterais, não ousando olhar diretamente para a glória do lugar; e que, tendo enchido o santuário com uma nuvem de fumaça, saiu para trás, com o rosto voltado para o propiciatório; assim feito, ele espargiria o sangue sete vezes sobre o propiciatório. Ainsworth observa bem que a queima de incenso, anterior à aspersão do sangue, serviu de preparação para a admissão do sumo sacerdote no lugar santo pela oração; que, como observamos anteriormente, era figurado por incenso, e com o qual era acompanhado, Apocalipse 8: 3-4 e mais adiante, por meio disso, os méritos da intercessão de Cristo eram significados, pelos quais somente nossas orações e nossas pessoas se tornam aceitáveis, e nós obtemos acesso a Deus, o Pai.

Comentário de John Wesley

E porá o incenso no fogo diante do Senhor, para que a nuvem do incenso cubra o propiciatório que está no testemunho, para que ele não morra.

Sobre o fogo – que estava no incensário, Levítico 16:12 .

Referências Cruzadas

Exodo 25:21 – Coloque a tampa sobre a arca, e dentro dela as tábuas da aliança que darei a você.

Exodo 30:1 – “Faça um altar de madeira de acácia para queimar incenso.

Exodo 30:7 – “Arão queimará incenso aromático sobre o altar todas as manhãs, quando vier cuidar das lâmpadas,

Números 16:7 – e amanhã coloquem neles fogo e incenso perante o Senhor. Quem o Senhor escolher será o homem consagrado. Basta, levitas! “

Números 16:18 – Assim, cada um deles pegou o seu incensário, acendeu o incenso, e se colocou com Moisés e com Arão à entrada da Tenda do Encontro.

Números 16:46 – e Moisés disse a Arão: “Pegue o seu incensário e ponha incenso nele, com fogo tirado do altar, e vá depressa até a comunidade para fazer propiciação por eles, porque saiu grande ira da parte do Senhor e a praga começou”.

Hebreus 4:14 – Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

Hebreus 9:24 – Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;

1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

Apocalipse 8:3 – Outro anjo, que trazia um incensário de ouro, aproximou-se e se colocou de pé junto ao altar. A ele foi dado muito incenso para oferecer com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *