Estudo de Levítico 16:3 – Comentado e Explicado

Eis como Aarão entrará no santuário: tomará um novilho para o sacrifício pelo pecado e um carneiro para o holocausto.
Levítico 16:3

Comentário de Albert Barnes

Lugar Santo – Este nome aqui indica o santuário, todo o recinto sagrado, a corte do tabernáculo. As ofertas eram para Arão e seus filhos, fornecidos por ele mesmo.

Comentário de Thomas Coke

Levítico 16: 3 . Assim virá Arão – com um novilho, etc. – Dois supostos sacrifícios deveriam ser oferecidos pelo sumo sacerdote para ele e sua família ( Levítico 16: 6.) Nos quais a família, alguns pensam, não está incluída. somente os sacerdotes, mas também os levitas) preparatórios para sua entrada no santo dos santos: uma oferta pelo pecado, em confissão de sua própria fraqueza, e necessidade de um melhor intercessor; ver cap. Levítico 4: 3 . Hebreus 7:27 e um holocausto, como prova de toda a sua dedicação a si mesmo a Deus.

Comentário de Adam Clarke

Com um novilho para oferta pelo pecado – O novilho foi apresentado como oferta pelo pecado para si, sua família, todo o sacerdócio e provavelmente os levitas. O carneiro era para uma oferta queimada, para significar que ele e seus associados foram totalmente consagrados e para serem totalmente empregados nessa obra do ministério. As cerimônias com as quais esses dois sacrifícios foram acompanhados estão detalhadas nos seguintes versículos.

Comentário de John Wesley

Assim Arão entrará no lugar santo: com um novilho como oferta pelo pecado, e um carneiro como oferta queimada.

Com um jovem boi – Ou seja, com o sangue dele; o corpo era para ser oferecido sobre o altar de holocaustos.

Uma oferta pelo pecado – pelos pecados dele e da família; porque uma cabra era oferecida pelos pecados do povo.

Comentário de John Calvin

3. Assim Arão entrará no lugar santo. Os ritos e formalidades são agora descritos; primeiro, que Arão vista as vestes sagradas e lave sua pessoa; segundo, que ele oferecesse um novilho e um carneiro para o holocausto; terceiro, que ele deveria levar duas cabras do povo, uma das quais deveria ser enviada viva, e a outra morta em sacrifício. Afirmamos em outro lugar por que os sacerdotes deviam vestir roupas diferentes dos outros, uma vez que aquele que é o mediador entre Deus e os homens deve estar livre de toda impureza e mancha; e como nenhum mortal poderia realmente suprir isso, um tipo foi substituído no lugar da realidade, de onde os crentes poderiam aprender que outro Mediador era esperado; porque a dignidade dos filhos de Arão era apenas típica, e não verdadeira e substancial. Pois sempre que o padre se despia de suas próprias vestes e assumia as que eram sagradas e separadas do uso comum, era equivalente a declarar abertamente que representava outra pessoa. Mas se esse símbolo não fosse suficiente, a ablução novamente ensinou que nenhum dos filhos de Arão era o genuíno propiciador; pois como ele poderia purificar outros, que ele próprio exigia purificação, e fez confissão aberta de sua impureza? Um terceiro símbolo também foi adicionado; pois aquele que, por sacrifício próprio, expiou por si e por sua casa, como foi capaz de merecer o favor de Deus pelos outros? Assim, os santos padres foram lembrados de que, à imagem de um homem mortal, foi prometido outro Mediador, que, para a reconciliação da raça humana, deveria se apresentar diante de Deus com pureza perfeita e mais do que angelical. Além disso, na pessoa do sacerdote, foi exibido ao povo um espetáculo da corrupção pela qual toda a raça humana é contaminada, de modo a ser abominável a Deus; pois, se o sacerdote, escolhido por Deus e agraciado com a sagrada unção, ainda não merecia o resultado de sua imundícia ao se aproximar do altar, que dignidade poderia ser descoberta no povo? E, portanto, para nós hoje em dia também derivam instruções muito úteis; a saber, que quando surge a questão de como Deus deve ser propiciado, não devemos olhar para um lado e para o outro; já que fora de Cristo não há pureza e inocência que possam satisfazer a justiça de Deus.

Referências Cruzadas

Levítico 1:3 – “Se o holocausto for de gado, oferecerá um macho sem defeito. Ele o apresentará à entrada da Tenda do Encontro para que seja aceito pelo Senhor,

Levítico 1:10 – “Se a oferta for um holocausto do rebanho, quer de cordeiros quer de cabritos, oferecerá um macho sem defeito.

Levítico 4:3 – “Se for o sacerdote ungido que pecar, trazendo culpa sobre o povo, trará ao Senhor um novilho sem defeito como oferta pelo pecado que cometeu.

Levítico 8:14 – Em seguida trouxe o novilho para a oferta pelo pecado, e Arão e seus filhos puseram-lhe as mãos sobre a cabeça.

Levítico 8:18 – Mandou trazer então o carneiro para o holocausto, e Arão e seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do carneiro.

Levítico 9:3 – Depois diga aos israelitas: Tragam um bode para oferta pelo pecado, um bezerro e um cordeiro, ambos de um ano de idade e sem defeito, para holocausto;

Números 29:7 – “No dia dez desse sétimo mês convoquem uma santa assembléia. Vocês se humilharão a si mesmos e não farão trabalho algum.

Hebreus 9:7 – No entanto, somente o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância.

Hebreus 9:12 – Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção.

Hebreus 9:24 – Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *