Estudo de Oséias 5:6 – Comentado e Explicado

Irão buscar o Senhor com suas ovelhas e seus bois, mas não o encontrarão:
Oséias 5:6

Comentário de Albert Barnes

Eles irão com seus rebanhos – “ Eles deixaram escapar o dia da graça, em que Deus os havia chamado ao arrependimento, e prometeram ser encontrados e aceitá-los. Quando, então, o decreto foi proferido e o julgamento foi determinado contra eles, todo o seu culto externo de adoração e arrependimento tardio não prevaleceriam para obter admissão para eles para Ele. Ele não será encontrado, nem os ouvirá, nem os aceitará. Eles pararam os ouvidos obstinadamente contra Ele, invocando-os e proferindo misericórdia no dia da misericórdia: Ele agora irá parar Seu ouvido contra eles, chorando por isso no Dia do Julgamento. ” Arrependendo-se tão tarde (como é o caso de muitos que se arrependem, ou pensam que se arrependem, no final da vida), não se arrependeram por amor a Deus, mas por medo servil, devido à calamidade que vindo sobre eles. Mas a principal verdade, contida nesta e em outras passagens da Sagrada Escritura, que falam de um tempo em que é tarde demais para se voltar para Deus, é a seguinte: que “será tarde demais para bater quando a porta for fechada, e também tarde para chorar por misericórdia quando for a hora da justiça. ”

Deus espera muito tempo pelos pecadores; Ele ameaça muito antes de atacar; Ele ataca e perfura em graus menores e com gravidade crescente, antes do golpe final. Nesta vida, Ele coloca o homem em um novo estado de provação, mesmo depois que Seus primeiros julgamentos caíram sobre o pecador. Mas a regra geral de Seus negócios é esta; que, quando chegar a hora de cada julgamento, então, quanto ao “julgamento”, é tarde demais para orar. “Não é” tarde demais para outra misericórdia ou perdão final, enquanto durar o estado de provação do homem; mas é tarde demais para este. E assim, cada julgamento no tempo é uma imagem do julgamento eterno, quando o dia da misericórdia é passado para sempre, para aqueles que finalmente, nesta vida, se endureceram contra ele. Mas as misericórdias temporais correspondem a julgamentos temporais; misericórdia eterna com julgamento eterno. Com o tempo, pode ser tarde demais para rejeitar julgamentos temporais; não é tarde demais, enquanto Deus continua a graça, para fugir do eterno; e o desejo de não perder Deus, é uma prova para a alma de que não é abandonada por Deus, por quem somente o anseio por Si mesmo é mantido vivo ou ressuscitado em Sua criatura.

Eles não o encontrarão – Isso aconteceu com os judeus no tempo de Josias. O próprio Josias “voltou-se para o Senhor com todo o coração, com toda a alma e com toda a força, segundo toda a lei de Moisés” 2 Reis 23: 25-27 . Ele afastou completamente a idolatria; e as pessoas que seguiram o exemplo dele. Ele realizou uma Páscoa, como não havia sido realizada desde a época dos juízes. “Não obstante, o Senhor não se voltou da ferocidade dessa grande ira, com a qual Sua ira se acendeu contra Judá por causa de todas as provocações que Manassés O provocara. E o Senhor disse: Tirarei Judá da minha vista, como removi Israel, e expulsarei esta cidade de Jerusalém que escolhi, e cuja casa disse: Meu nome estará ali. ”

O profeta descreve o povo como cumprindo os mandamentos de Deus; “Eles irão”, ie, ao lugar que Deus havia escolhido e ordenado, “com seus rebanhos e seus rebanhos”, isto é, com os sacrifícios mais caros, “os rebanhos” suprindo as ovelhas e cabras prescritas pela lei; os “rebanhos” fornecendo os novilhos, bezerros e novilhas oferecidos. Eles parecem ter chegado, até agora, sinceramente. No entanto, talvez não seja sem outro significado que o profeta fale apenas daqueles sacrifícios externos, não do coração; e a reforma sob Josias pode, portanto, ter falhado, porque o povo estava muito arraigado com o pecado sob Manassés, e só retornava externamente sob Josias, quando voltavam após sua morte. E assim Deus fala aqui, como faz com Davi: “Não tirarei novilho da tua casa, nem bode do teu rebanho. Pensas que comerei carne de boi ou beberei o sangue de cabras? Salmo 50: 9 , Salmo 50:13 e por Isaías: “Com que propósito a multidão de seus sacrifícios para Mim? Estou cheio dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais criados ” Isaías 1:11 .

Ele se retirou deles – Talvez ele diria que Deus, como se “libertou” deles, como diz em Isaías: “Estou cansado de suportá-los” Isaías 1:14 , a união de sacrifícios e de pecado.

Comentário de Thomas Coke

Oséias 5: 6 . Eles irão com seus rebanhos, etc. – Eles subirão e descerão de altar em altar, com todo o seu estoque, como se pudessem comprar seus pecados e redimir suas tristezas por hecatombas e holocaustos. Eles acham que mereceram melhor nas mãos de Jeová por seus milhares de carneiros e dez mil rios de petróleo ( Miquéias 6: 7. ) Do que cair, como no verso anterior; ou ser abandonado por ele, como aqui. Eis a conduta dos hipócritas sem graça: por suas meras atuações externas, pensam em obrigar a Deus, e por suas boas ações para expiar seus maus.

Comentário de Joseph Benson

Oséias 5: 6 . Eles irão com seus rebanhos e manadas buscar o Senhor – procurarão fazer as pazes com Deus e induzi-lo a ser favorável a eles por uma multidão de sacrifícios; mas eles não encontrarão suas expectativas respondidas. Isto é falado do povo de Judá, mencionado na última parte do versículo anterior; que, embora participassem da adoração no templo, ainda assim o fizeram sem nenhum verdadeiro senso de religião, pelo qual os Profetas Isaías e Jeremias os reprovam particularmente. A profecia parece aguardar ansiosamente os tempos de Ezequias e Josias, declarando que as tentativas daqueles reis piedosos de reivindicar o povo da idolatria e de restaurar a verdadeira adoração a Deus fracassariam em qualquer efeito duradouro e não valeriam a pena. reverta a desgraça pronunciada sobre as pessoas culpadas. Ele se retirou deles – diz-se que Deus se esconde e se retira, quando não responde às orações dos homens, nem lhes oferece alívio oportuno em tempos de necessidade. Hebraico, ??? ??? , ele se libertou , ou se soltou deles, ou se retirou.

Comentário de John Wesley

Irão com o seu rebanho e com o seu rebanho em busca do SENHOR; mas eles não o encontrarão; ele se retirou deles.

Para buscar o Senhor – Os médicos judeus nos dizem que, sob Oséias, Israel tinha liberdade de levar seus sacrifícios a Jerusalém.

Não o achará – Deus não será encontrado deles.

Ele se retirou – por sua impenitência.

Comentário de Adam Clarke

Eles irão com seus rebanhos – Oferecerão muitos sacrifícios, professando buscar e ser reconciliados com o Senhor; mas eles não o encontrarão. Como ainda conservam o espírito de sua idolatria, ele se retirou deles.

Comentário de E.W. Bullinger

ir. busca ao SENHOR. Referência a Pentateuco ( Êxodo 10: 9 ).

busque o Senhor. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 4:29 ). App-92.

Se retirou. Heb . halaz; não sur ( “parte” ) em Oséias 9:12 .

Comentário de John Calvin

O Profeta aqui ri para desprezar a hipocrisia do povo, porque eles achavam que tinham à mão uma maneira de lidar com Deus, ou seja, pacificá-lo com seus sacrifícios. Ele mostra, portanto, que nem os israelitas nem os judeus ganhariam nada ao acumular holocaustos, pois assim não poderiam voltar a favor de Deus. Desse modo, ele sugere que Deus exige o verdadeiro arrependimento e que ele não será reconciliado com os homens, a menos que de coração o procurem e se consagrem a seu serviço; e não porque eles oferecem animais brutos. Os fiéis, sem dúvida, expiaram seus pecados naquele momento por sacrifícios, mas apenas tipicamente: pois eles sabiam com que fim e propósito Deus havia feito a lei a respeito dos sacrifícios, e isso era que o pecador, sendo lembrado pela visão dos vítima, pode confessar-se digno da morte eterna e, assim, fugir para a misericórdia de Deus e olhar para Cristo e seu sacrifício; pois nele, e em nenhum outro lugar, pode ser encontrada expiação verdadeira e eficaz. Para esse fim, Deus instituiu sacrifícios: portanto, os fiéis, enquanto ofereciam sacrifícios, não supunham nenhuma satisfação a ser feita pela obra externa, nem imaginavam que fosse o preço da redenção; mas eles se exercitaram nesses ritos de fé e arrependimento.

O Profeta agora, por implicação, põe bois, carneiros e cordeiros, em oposição a sacrifícios espirituais; pois um contraste deve ser entendido nas palavras: Eles virão com suas ovelhas, etc. O que os levam à presença de Deus? Eles trazem, diz ele, apenas seus carneiros, eles trazem bois; mas Deus ordena o que é muito diferente: ele ordena que os homens se consagrem a ele, e isso de maneira espiritual, e quanto aos ritos externos, para encaminhá-los a Cristo e à verdadeira expiação, que ainda estava oculta na esperança. Desde então, os israelitas trouxeram apenas seus bois e cordeiros a Deus, em vão esperavam que ele fosse propício a eles; pois ele não é pacificado por tais insignificâncias; na medida em que todo aquele que separa o sacrifício externo de seu desígnio, nada traz senão o que é profano. De fato, a consagração verdadeira e lícita é pela palavra; e pela palavra somos guiados à fé em Cristo, somos guiados ao arrependimento: quando estes são negligenciados e desconsiderados, e os homens confiam firmemente em seus sacrifícios, não fazem nada além de zombar de Deus. Vemos, portanto, que o Profeta não expõe aqui sem razão essa loucura dos israelitas, que eles buscavam a Deus com seus rebanhos e seus rebanhos

E ele diz: Eles virão, ou irão , buscar a Deus. Por essa frase, ele sugere que os hipócritas trabalham de maneira sedutora para reconciliar Deus consigo mesmos; e até vemos com que zelo eles se cansam; e disso há um exemplo notável hoje em dia nos papistas; pois eles não poupam diligência quando procuram pacificar a Deus. Mas o Profeta diz que esse trabalho é inútil e tolo. “Deixe-os ir”, ele diz, ou seja, “Deixe-os se cansarem; mas o farão sem proveito, pois não encontrarão a Deus. ” Mas quando ele diz que eles procurariam a Jeová, ele não deve ser entendido como dizendo que eles realmente o fariam; pois os hipócritas se afastam de Deus por caminhos tortuosos e tortuosos, em vez de procurar acesso a ele. Mas, no entanto, eles propõem como intenção final, enquanto falam, buscar a Deus: eles realmente não vêm depois dele; não, eles temem o rosto dele e o evitam o máximo que podem; e, no entanto, quando alguém lhes pergunta o que pretendem, sacrificando e realizando outros ritos, a resposta está pronta em seus lábios: “Adoramos a Deus”, ou seja, “Desejamos adorá-lo”. Desde então, os hipócritas costumam se gabar disso, o Profeta fala por meio de concessão e diz: Eles devem procurar a Deus, mas não o encontrarão.

Os papistas de hoje seguem um caminho semelhante, quando percorrem seus altares, quando se afastam para realizar peregrinações prometidas, quando sussurram suas orações, quando ouvem e compram missas; pois com que propósito são todas essas coisas, mas interpondo esses véus para escapar do julgamento de Deus? Eles sabem que estão expostos ao julgamento dele; sua consciência os força a pacificar a Deus; mas o que eles fazem enquanto isso? “Vou descobrir uma maneira pela qual Deus não vai me perseguir: que seja então o preço da redenção, que seja uma compensação.” Em uma palavra, vemos que os papistas zombam de Deus com suas cerimônias, que não têm mais nada a ver a não ser procurar esconderijos: e, portanto, o Senhor, por seu Profeta, reclama que seu templo era como um covil de ladrões ( Jeremias). 7:11 🙂 para os homens pecarem com segurança, quando oferecem publicamente tais expiações. Não, os papistas, quando murmuram suas orações, dizem que a intenção final é agradável a Deus, embora possam vagar em seus pensamentos: pois se, quando começam a orar, deve pensar em sua mente, que Deus ore para que , embora possam não atender às suas orações, ainda que possam poluir-se com muitas concupiscências depravadas, se a boca proferem orações, sustentam que a intenção final agrada a Deus. – Por quê? Porque o objetivo deles é buscar a Deus. Isso é, de fato, extremamente escocês e pueril: mas, como eu já disse, o Profeta não insiste nesse ponto, mas concede aos israelitas o que eles fingiram: “Vocês buscam a Deus; todavia não corres da maneira certa; e esses caminhos tortuosos não o levarão a Deus. ” Como assim? “Pois vós vos afastais dele.” Então Isaías diz: ‘Ela se cansará imensamente de seus caminhos’, mas nesse meio tempo ela não seguiu o caminho certo, mas, pelo contrário, desviou-se após vários erros, e assim recuou do Senhor, e não veio a ele. .

Ao dizer que Deus se afastou ou se separou deles, ele sugere que não é propício, mas para os fiéis, que não pensam tão grosseiramente nele, a ponto de procurar alimentá-lo com a carne de bois ou outros sacrifícios, ou acalmá-lo com odor desagradável; mas que o buscam espiritualmente e de coração, que trazem verdadeiro arrependimento. Agora segue –

Comentário de John Wesley

Irão com o seu rebanho e com o seu rebanho em busca do SENHOR; mas eles não o encontrarão; ele se retirou deles.

Para buscar o Senhor – Os médicos judeus nos dizem que, sob Oséias, Israel tinha liberdade de levar seus sacrifícios a Jerusalém.

Não o achará – Deus não será encontrado deles.

Ele se retirou – por sua impenitência.

Referências Cruzadas

Exodo 10:9 – Moisés respondeu: “Temos que levar todos: os jovens e os velhos, os nossos filhos e as nossas filhas, as nossas ovelhas e os nossos bois, pois celebraremos uma festa ao Senhor”.

Exodo 10:24 – Então o faraó mandou chamar Moisés e disse: “Vão e prestem culto ao Senhor. Deixem somente as ovelhas e os bois; as mulheres e as crianças podem ir”.

Provérbios 1:28 – “Então vocês me chamarão, mas não responderei; procurarão por mim, mas não me encontrarão.

Provérbios 15:8 – O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo o agrada.

Provérbios 21:27 – O sacrifício dos ímpios já por si é detestável; quanto mais quando oferecido com más intenções.

Cânticos 5:6 – Eu abri, mas o meu amado se fora; o meu amado já havia partido. Eu quase desmaiei de tristeza! Procurei-o, mas não o encontrei. Eu o chamei, mas ele não respondeu.

Isaías 1:11 – “Para que me oferecem tantos sacrifícios? “, pergunta o Senhor. Para mim, chega de holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos gordos; não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes!

Isaías 66:3 – Mas aquele que sacrifica um boi é como quem mata um homem; aquele que sacrifica um cordeiro, é como quem quebra o pescoço de um cachorro; aquele que faz oferta de cereal é como quem apresenta sangue de porco, e aquele que queima incenso memorial, é como quem adora um ídolo. Eles escolheram os seus caminhos, e suas almas têm prazer em suas práticas detestáveis.

Jeremias 7:4 – Não confiem em palavras enganosas: “Este é o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor! “

Jeremias 11:11 – Por isso, assim diz o Senhor: “Trarei sobre eles uma desgraça da qual não poderão escapar. Ainda que venham a clamar a mim, eu não os ouvirei.

Lamentações 3:44 – Tu te escondeste atrás de uma nuvem para que nenhuma oração chegasse a ti.

Ezequiel 8:18 – Por isso com ira eu os tratarei; não olharei com piedade para eles nem os pouparei. Mesmo que gritem aos meus ouvidos, não os ouvirei”.

Amós 5:21 – “Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto as suas assembléias solenes.

Miquéias 3:4 – um dia clamarão ao Senhor, mas ele não lhes responderá. Naquela tempo ele esconderá deles o rosto por causa do mal que eles têm feito.

Miquéias 6:6 – Com que eu poderia comparecer diante do Senhor e curvar-me perante o Deus exaltado? Deveria oferecer holocaustos de bezerros de um ano?

Lucas 5:16 – Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava.

João 7:34 – Vocês procurarão por mim, mas não me encontrarão; onde eu estou, vocês não podem vir”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *