Estudo de Salmos 10:1 – Comentado e Explicado

{l} Senhor, por que ficais tão longe? Por que vos ocultais nas horas de angústia?
Salmos 10:1

Comentário de Albert Barnes

Por que estás longe, ó Senhor? Ou seja, qual é a razão pela qual você faz isso? O pensamento sobre o qual isso se baseia é que se espera que Deus se interponha em um momento de angústia, e que Sua ajuda possa ser procurada. No entanto, neste caso, ele parecia ser um espectador indiferente das tristezas e aflições dos injuriados e oprimidos. Isso encheu a mente do escritor de surpresa, e ele não pôde explicar isso, especialmente em vista do caráter da pessoa ou pessoas que haviam prejudicado o autor do salmo. “Afastar-se” em tais circunstâncias, é uma atitude de indiferença e desinteresse – como quando outras pessoas não se aproximam de nós se estamos doentes, enlutados ou em situação de pobreza e falta. Que o homem deveria fazer isso não teria surpreendido a mente do escritor; que Deus fizesse isso era algo que o encheu de admiração.

Por que te escondeste? Como se Deus se escondesse ou se afastasse. Ele não se manifestou, mas pareceu deixar o homem afetado sofrer sozinho.

Em tempos de angústia – Aflição, tristeza, perseguição. O problema particular referido aqui foi o que foi produzido pelas maquinações do inimigo ou inimigos cujo caráter é descrito nos versículos seguintes. A questão, no entanto, é colocada de forma geral, como se fosse; Era estranho e irresponsável que Deus nunca deixasse de se interpor em tempos de angústia. Quantas vezes houve ocasião para fazer esta pergunta em nosso mundo!

Comentário de Thomas Coke

Salmos 10.

O salmista reclama a Deus da indignação dos ímpios: ele ora por remédio; ele professa sua confiança.

Salmos 10: 1 . Por que você está, etc. – Nem o autor nem a ocasião específica deste Salmo são certamente conhecidos; mas é, como observa o bispo Patrick, uma descrição mais viva dos homens ímpios quando estão em posição de autoridade, que abusam da opressão de seus inferiores e não fazem consciência de que artes produzem seus desígnios. A Vulgata e a LXX juntam-se a este salmo; e os rabinos têm uma regra (que no entanto não será válida) de que todo salmo que não tem nenhum título prefixado seja atribuído ao mesmo autor que compôs o precedente. Mudge observa que o assunto deste salmo é semelhante ao do 59, que parece ter sido composto no momento em que os assírios fizeram incursões sob Ezequias.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 10: 1 . Por que você se afasta? Como alguém que não se preocupa com as indignidades oferecidas ao seu nome e os ferimentos causados ??ao seu povo? Por que você se escondeu – Retira a sua presença e ajuda, e a luz do seu rosto que costumava brilhar sobre nós? Por que você, como pessoa, se esconde, para não ser encontrado daqueles que pedem ajuda ou conselho? Em tempos de problemas? Quando mais precisamos da tua piedade e socorro. Não adicione aflição aos aflitos. Deus retirar sua presença e favor do seu povo é muito doloroso para eles a qualquer momento, mas particularmente em tempos difíceis. Pois quando as bênçãos externas estão distantes e, por assim dizer, ocultas delas, então elas desejam especialmente o apoio interno e o conforto que sua graciosa presença proporciona. Mas o fato de não termos isso é geralmente culpa nossa. Afastamo-nos de Deus pela incredulidade e amor ao mundo, e depois reclamamos que Deus se afasta de nós e não nos favorece com manifestações de seu amor e misericórdia.

Comentário de E.W. Bullinger

Por quê . . . ? Figura do discurso Erotose . App-6.

tempos de angústia = o grande momento da tribulação. Compare Salmos 9: 9 .

Comentário de Adam Clarke

Por que estás longe, ó Senhor? Este salmo faz parte do precedente na Vulgata e na Septuaginta; e em quatro dos MSS de Kennicott e De Rossi. Parece pertencer ao tempo do cativeiro, ou ao retorno dos cativos. Provavelmente foi feito em referência a Sanballat e aos outros inimigos ou judeus. Há uma grande semelhança entre isso e o Salmo 13: 1-6 , Salmo 14: 1-7 , 35 e Salmo 53: 1-6 ; : Nestas, como observa Calmet, encontramos as mesmas queixas, os mesmos sentimentos e quase as mesmas expressões.

Deus é representado aqui como estando a alguma distância, contemplando a opressão de seu povo e, no entanto, aparentemente ignorando-a.

Comentário de John Calvin

1. Senhor, por que você está longe? Vemos aqui como o profeta, buscando um remédio para suas calamidades, que aparentemente eram uma esperança do passado, se dirige diretamente a Deus no início. E a regra que devemos observar, quando estamos com problemas e tristeza, é esta: devemos buscar consolo e consolo na providência de Deus; pois em meio a nossas agitações, vexações e preocupações, devemos ser plenamente convencidos de que é seu ofício peculiar dar alívio aos miseráveis ??e aflitos. É em sentido impróprio e por antropatia (191) que o salmista fala de Deus como estando longe. Nada pode ser escondido dos seus olhos; mas como Deus nos permite falar com ele como fazemos uns com os outros, essas formas de expressão não contêm nada absurdo, desde que as entendamos como aplicadas a Deus, não no sentido estrito, mas apenas figurativamente, de acordo com o julgamento que o mero sentido se forma a partir da aparência atual das coisas. É possível que um homem justo não possa verificar um dano causado a um homem pobre diante de seus olhos, porque ele é destituído do poder; mas esse não pode ser o caso em relação a Deus, que está sempre armado com poder invencível. Se, portanto, ele age como se não prestasse atenção, é o mesmo que se retirar. A palavra ????? , taelim, que significa esconder, é explicada de duas maneiras. De acordo com alguns, Davi aqui reclama de Deus por se esconder, como se ele considerasse o cuidado dos assuntos humanos abaixo dele. Outros o entendem como um significado para fechar os olhos; e isso me parece ser a visão mais simples. Deve-se observar que, embora Davi aqui reclame que Deus se manteve longe, ele foi, apesar de tudo, totalmente persuadido de sua presença com ele, caso contrário, teria sido em vão tê-lo chamado por ajuda. O interrogatório que ele emprega é para esse efeito: Senhor, uma vez que é sua prerrogativa governar o mundo, e também regulá-lo por sua justiça como você a sustenta por seu poder, por que é que você não se mostra mais rapidamente a si mesmo? defensor do teu povo contra a arrogância e o orgulho incrível dos ímpios? Davi, no entanto, fala, portanto, não tanto na maneira de reclamar, como em se encorajar na confiança de obter o que desejava. Pela enfermidade dos sentidos, ele diz, que é impróprio para Deus cessar tanto tempo de executar seu ofício; e, no entanto, ao mesmo tempo, deixa de não lhe render a honra que lhe é devida e, por suas orações, deposita em seu seio o grande fardo de problemas com os quais estava carregado. A expressão que se segue, em momentos necessários, refere-se ao mesmo assunto. Embora Deus não possa estender a mão para se vingar (192) a todo momento, ainda assim, quando ele vê os simples e inocentes oprimidos, não é hora de adiar mais. Davi define brevemente o momento oportuno para colocar a mão na obra a ser quando os fiéis estão angustiados. Dessa forma de fala, falamos no salmo anterior, no décimo verso.

Referências Cruzadas

Jó 13:24 – Por que escondes o teu rosto e consideras-me teu inimigo?

Jó 23:9 – Quando ele está em ação no norte, não o enxergo; quando vai para o sul, nem sombra dele eu vejo!

Jó 34:29 – Mas, se ele permanecer calado, quem poderá condená-lo? Se esconder o rosto, quem poderá vê-lo? No entanto, ele domina igualmente sobre homens e nações,

Salmos 13:1 – Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto?

Salmos 22:1 – Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia?

Salmos 27:9 – Não escondas de mim a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu tens sido o meu ajudador. Não me desampares nem me abandones, ó Deus, meu salvador!

Salmos 30:7 – Senhor, com o teu favor, deste-me firmeza e estabilidade; mas, quando escondeste a tua face, fiquei aterrorizado.

Salmos 44:24 – Por que escondes o teu rosto e esqueces o nosso sofrimento e a nossa aflição?

Salmos 46:1 – Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

Salmos 88:14 – Por que, Senhor, me rejeitas e escondes de mim o teu rosto?

Jeremias 14:8 – Ó Esperança de Israel, tu que o salvas na hora da adversidade, por que te comportas como um estrangeiro na terra, ou como um viajante que fica somente uma noite?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *