Estudo de Salmos 119:160 – Comentado e Explicado

O sumário da vossa palavra é a verdade, eternos são os decretos de vossa justiça.
Salmos 119:160

Comentário de Albert Barnes

Thy word is true from the beginning – literally, “The head of thy word is truth.” Probably the meaning is, that the “principles” of God’s word were truth, or were based on truth. The main thing – that on which all relied – was truth, absolute truth. It was not “made” truth by the mere will of God, but it was “founded on” essential truth. Compare Psalm 119:142 , note; Psalm 119:144 , note. Margin, “The beginning of thy word is true.” Its origin is truth; its foundation is truth; its essential nature is truth. See Psalm 19:9 .

And every one of thy righteous judgments endureth for ever – Since any one of thy laws is as certainly founded in truth as any other, it must be that all alike are eternal and unchanging. It must be so with all the essential principles of morality. Mere regulations in regard to rites and ceremonies may be altered, as local and municipal laws among men may be; but essential principles of justice cannot be. A civil corporation – the government of a city or borough – may change its regulations about streets, and culverts, and taxes; but they can never enact laws authorizing murder or theft; nor can they alter the essential nature of honesty and dishonesty; of truth and falsehood.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 119: 160 . Tua palavra é verdadeira O começo de tua palavra era verdade; e para a eternidade todo juízo da tua justiça será assim. “A palavra de Deus, e todo artigo de sua lei, foi e sempre será a verdade, primeiro e último: o que ele falou primeiro foi a verdade, e assim será toda determinação sua até o fim do mundo.” Houbigant e Mudge.

SCHIN.

Comentário de E.W. Bullinger

começando. Hebraico. r “osh = cabeça. Colocado pela figura do discurso Synecdoche (da parte), App-6, para o todo (incluindo o começo e ” todos “ , como na próxima linha) = soma e substância, palavra e palavras ( Jeremias 15:16 . João 17: 8 , João 17:14 ); traduzido como “soma” nos Salmos 139: 17 .

Comentário de Adam Clarke

Tua palavra é verdadeira desde o princípio – ??? rosh , a cabeça ou começo de tua palavra, é verdadeira. Ele se refere à primeira palavra do livro de Gênesis, ?????? bereshith , “no começo?” O leitor instruído sabe que ??? rash , ou raash , é a raiz dessa palavra. Toda palavra que você falou desde a primeira em Bereshith (Gênesis) até o fim da lei e dos profetas, e tudo que você ainda fala, como fluindo da fonte da verdade, deve ser verdadeira; e todos terão no devido tempo o cumprimento. E tudo isso, tuas palavras duram para sempre. Eles são verdadeiros, e sempre serão verdadeiros.

Comentário de John Calvin

160. O começo da tua palavra é a verdade. O desígnio do Profeta não é difícil de perceber; mas as palavras admitem ser entendidas de duas maneiras. Alguns interpretam o começo do substantivo como denotando que a verdade de Deus resplandece conspicuamente em sua palavra, imediatamente quando entramos pela primeira vez no estudo dela, de modo que essa entrada possa ser chamada justamente de começo da palavra. Essa frase contém a doutrina proveitosa de que, se terminarmos com olhos de entendimento, logo que lançarmos nossos olhos sobre a doutrina celestial, a verdade dela encontrará nossa visão. Outros, no entanto, dão uma explicação diferente, e talvez com menos propriedade, suscitando esse sentido: Que a palavra de Deus tem sido desde o princípio verdade certa e infalível, e continuará assim até o fim. Essas duas cláusulas estão muito bem juntas – que Deus tem sido fiel à sua palavra desde o início e que ele continuará sendo tão eterno e imutável. A interpretação que refere a palavra julgamento às obras de Deus e não à sua doutrina, eu não condenaria por completo, mas não está em harmonia com o contexto. Vamos então reter este sentido: Que desde o momento em que Deus começou a falar, ele sempre foi fiel às suas promessas e nunca decepcionou a esperança do seu povo; e que o curso dessa fidelidade tem sido tão uniforme que, desde o princípio até o fim, sua palavra é verdadeira e fiel.

Comentário de John Wesley

A tua palavra é verdadeira desde o princípio; e cada um dos teus justos juízos dura para sempre.

O começo – Desde o começo do mundo.

Referências Cruzadas

Salmos 119:75 – Sei, Senhor, que as tuas ordenanças são justas, e que por tua fidelidade me castigaste.

Salmos 119:86 – Todos os teus mandamentos merecem confiança; ajuda-me, pois sou perseguido com mentiras.

Salmos 119:138 – Ordenaste os teus testemunhos com justiça; dignos são de inteira confiança!

Salmos 119:142 – A tua justiça é eterna, e a tua lei é a verdade.

Salmos 119:144 – Os teus testemunhos são eternamente justos, dá-me discernimento para que eu tenha vida.

Salmos 119:152 – Há muito aprendi dos teus testemunhos que os estabeleceste para sempre.

Provérbios 30:5 – “Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia.

Eclesiastes 3:14 – Sei que tudo o que Deus faz permanecerá para sempre; a isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar. Deus assim faz para que os homens o temam.

Mateus 5:18 – Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.

2 Timóteo 3:16 – Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *