Estudo de Salmos 124:1 – Comentado e Explicado

Cântico das peregrinações. De Davi. Se o Senhor não tivesse estado conosco, sim, diga-o Israel,
Salmos 124:1

Comentário de Albert Barnes

Se não tivesse sido o Senhor que estava do nosso lado – A menos que fosse o Senhor que estava conosco. A idéia é que alguém estivesse com eles e os tivesse libertado, e que essa era a natureza da interposição que não poderia ser atribuída a ninguém senão a Javé. Trazia evidências inconfundíveis de que era obra dele. A libertação foi de tal natureza que só poderia ter sido realizada por ele. Tais coisas ocorrem frequentemente na vida, quando a intervenção em nosso favor é tão notável que não podemos atribuí-la a mais ninguém, exceto a Deus.

Agora que Israel pode dizer – pode bem e verdadeiramente dizer. O perigo era tão grande, o desamparo deles era tão manifesto, e a libertação era tão claramente obra de Deus, que era apropriado dizer que, se isso não tivesse ocorrido, a ruína teria sido inevitável e inteira.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 124.

A igreja abençoa Deus por uma libertação milagrosa.

Uma Canção de Graus de Davi.

Título. ?????? Shiir hammangaloth. ] Este salmo foi composto por Davi; mas a ocasião particular disso não é conhecida com certeza. O Dr. Delaney conjectura, que ele escreveu sobre a vitória mencionada 2 Samuel 5:20 . Naquela ocasião, Davi disse: O Senhor irrompeu sobre os meus inimigos diante de mim, como uma brecha nas águas; e ele acha que essa conjectura parece provável comparando essa expressão com o terceiro e o quarto versos deste salmo: a objeção a que é: que no salmo a alusão ao rompimento das águas é aplicada aos inimigos de Davi; na história, para Deus. Esse salmo era tão agradável ao estado de suas circunstâncias naquela época, que era constantemente usado pelos levitas no retorno dos judeus de seu cativeiro; e é, como observa o Dr. Hammond, muito adequado a qualquer outro eminente livramento feito por Deus para seus servos.

Salmos 124: 1 . Se não fosse o Senhor quem estava, etc. – A menos que o Senhor estivesse conosco agora, etc. e então o segundo verso. Houbigant.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Veja nota no título do Salmo 120.

o Senhor. Hebraico. Jeová. Veja App-4.

Comentário de Adam Clarke

Se não tivesse sido o Senhor – se Deus não tivesse, de uma maneira muito especial, nos apoiado e defendido, todos nós fomos engolidos vivos e destruídos por uma destruição repentina, para que ninguém tivesse ficado. Isto pode se referir à conspiração contra Hamã contra toda a nação dos judeus, nos dias de Mardoqueu e Ester; quando por seus planos traiçoeiros, os judeus, onde quer que estivessem dispersos nas províncias da Babilônia, seriam todos mortos em um dia. Aqui pode ser representado sob a figura de um terremoto, quando um abismo é formado, e uma cidade inteira e seus habitantes são engolidos vivos em um momento.

Comentário de John Calvin

1. Mas para Jeová, que estava do nosso lado. Alguns expositores pensam que este Salmo descreve a condição muito triste e calamitosa da Igreja quando o resíduo do povo foi levado para a Babilônia. Essa opinião, no entanto, sem qualquer bom fundamento para as denúncias feitas, aplica-se com igual propriedade às perseguições que a Igreja sofreu sob a tirania de Antíoco Epifânio. Outra objeção a essa interpretação é que o Salmo traz em sua inscrição o nome de Davi e historicamente narra a libertação que o povo obteve do extremo perigo pelo poder de Deus. Para se livrar dessa dificuldade, eles observam que o que ainda não havia acontecido é descrito profeticamente; mas essa é uma conjectura forçada, pois os Profetas geralmente falam de coisas que virão de maneira diferente. É mais provável que Davi aqui estabeleça uma história conhecida e exorte os fiéis a refletirem sobre o socorro divino que eles já haviam realmente experimentado. Não ouso, contudo, limitar o que aqui é falado ao tempo de Davi. De fato, é verdade que as nações pagãs freqüentemente travavam guerra contra o povo de Deus, armadas com tal poder que os atacava com a impetuosidade de um dilúvio; mas como Davi não especifica nenhum exemplo em particular, creio que ele não deve ser entendido como celebrando apenas uma libertação, mas, em geral, todos os casos em que Deus havia socorrido sua Igreja. Os pagãos, em muitos momentos diferentes, como é sabido, levantaram-se contra a Igreja, com tão poderosas hostes, que ela foi levada quase à beira da destruição. Davi então representa como um espelho a condição incerta e mutável da Igreja, exatamente como havia sido desde o início, para ensinar aos fiéis que sua estabilidade não era devida a sua própria força intrínseca, mas que havia sido preservada por a maravilhosa graça de Deus; e habituá-los a invocar a Deus em meio a perigos.

Referências Cruzadas

Exodo 15:1 – Então Moisés e os israelitas entoaram este cântico ao Senhor: “Cantarei ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro!

Salmos 27:1 – O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?

Salmos 46:7 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 46:11 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 54:4 – Certamente Deus é o meu auxílio; é o Senhor que me sustém.

Salmos 56:9 – Os meus inimigos retrocederão, quando eu clamar por socorro. Com isso saberei que Deus está a meu favor.

Salmos 118:6 – O Senhor está comigo, não temerei. O que me podem fazer os homens?

Salmos 129:1 – Muitas vezes me oprimiram desde a minha juventude; que Israel o repita:

Isaías 8:9 – Continuem a fazer o mal, ó nações, e vocês serão destruídas! Escutem, terras distantes: Ainda que vocês se preparem para o combate, serão destruídas! Sim, mesmo que se preparem para o combate, vocês serão destruídas!

Romanos 8:31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Hebreus 13:5 – Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *